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dc.creatorUrzedo, Maria da Felicidade Alves-
dc.date.accessioned2020-11-12T20:06:45Z-
dc.date.available2020-11-12T20:06:45Z-
dc.date.issued2004-
dc.identifier.citationURZEDO, Maria da Felicidade Alves. A história da formação docente em Quirinópolis, Goiás: a Escola Normal Regional Municipal Coronel Quirino (1954-1961). 2004. 119 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2004.77pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30366-
dc.description.abstractThe main object of study in this work is the story of one school in Quirinópolis, Goiás (Escola Normal Regional Coronel Quirino) from 1954 to 1961, showing this institution mainly as place to prepare elementary school teachers. The analisys is divided in three contexts that, at an integrate way, describes the institucionalization of the Normal School in Brazil and shows differences between the social, cultural and economic development of the cowntry and Goiás. The first part intends to contribute to the National History of Education, specialy concerning aspects related to the Normal Schools institutionalization problematic, processes of profissionalization of magistery and evolution of teaching in Brazil. The major emphasis in the second part is on the Normal Schools History at Goiás, trying to show the politic pathways involved in its creation such as the historie facts related to the public teachers at that State. The trajetory of the educational policy is analysed since the moment that the creation of the Normal School became necessary at Goiás, until the decade of 1960. The third part focuses on aspects related to the institutionalization of the Normal School of Quirinópolis, as a place of divulgation of knowledge and pedagogic practices intending the moral and ethic formation. The results alow us to know that the Coronel Quirino Regional Normal School had great social importance, helping its former studentes to become leaders of public and private sectors of the city and the State.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEscola Normalpt_BR
dc.subjectHistorypt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectNormal Schoolpt_BR
dc.titleA história da formação docente em Quirinópolis, Goiás: a Escola Normal Regional Municipal Coronel Quirino (1954-1961).pt_BR
dc.title.alternativeThe history of teacher education in Quirinópolis, Goiás: the Normal Regional School Municipal Coronel Quirino (1954-1961)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Gatti Júnior, Décio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0164067095554570pt_BR
dc.contributor.referee1Buffa, Ester-
dc.contributor.referee2Inácio Filho, Geraldo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1761372548762087pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objeto de estudo a História da Escola Noimal Regional Coronel Quirino, de Quirinópolis, Goiás, no período de 1954 a 1961, focalizando a instituição escolar como espaço de formação de professores primários. A análise desdobra-se em tiês contextos que, de forma integrada, descrevem a institucionalização da Escola Normal no Brasil e poe em destaque disparidades do desenvolvimento sócio-cultural e econômico do país e de Goias. A primeira parte do estudo busca contribuir com a História da Educação Nacional, especialmente no que tange aos aspectos relacionados à problemática da institucionalização da Escola Normal, dos processos de profissionalização do Magistério e da construção da atividade do ensino no Brasil. Na segunda parte, a ênfase da análise íecai sobre a Históiia das Escolas Normais em Goiás, em um esforço para dar visibilidade tanto aos caminhos políticos que envolveram a implementação da Escola Normal como aos fatos históricos relativos a Instrução Pública. Analisa-se a trajetória percorrida pela política educacional desde o momento em que se tornou necessária a criação da Escola Noimal em Goiás até os anos de 1960. A terceira parte volta-se para os aspectos relativos à institucionalização da Escola Normal Regional de Quirinópolis, como espaço de divulgação de sabei cs c piaticas pedagógicas que privilegiavam a formação moral e ética. Os resultados alcançados demonstraram que a Escola Normal Regional Coronel Quirino adquiriu giande importância social, contribuindo para legitimar seus egressos como futuros dirigentes dos setoies público c privado da cidade e do Estado.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.sizeorduration119pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2004.77pt_BR
dc.crossref.doibatchidcfd16302-ee2f-45f4-9ec7-dc0f71f78fb9-
dc.subject.autorizadoProfessores - Formaçãopt_BR
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