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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30366
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Urzedo, Maria da Felicidade Alves | - |
dc.date.accessioned | 2020-11-12T20:06:45Z | - |
dc.date.available | 2020-11-12T20:06:45Z | - |
dc.date.issued | 2004 | - |
dc.identifier.citation | URZEDO, Maria da Felicidade Alves. A história da formação docente em Quirinópolis, Goiás: a Escola Normal Regional Municipal Coronel Quirino (1954-1961). 2004. 119 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2004.77 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30366 | - |
dc.description.abstract | The main object of study in this work is the story of one school in Quirinópolis, Goiás (Escola Normal Regional Coronel Quirino) from 1954 to 1961, showing this institution mainly as place to prepare elementary school teachers. The analisys is divided in three contexts that, at an integrate way, describes the institucionalization of the Normal School in Brazil and shows differences between the social, cultural and economic development of the cowntry and Goiás. The first part intends to contribute to the National History of Education, specialy concerning aspects related to the Normal Schools institutionalization problematic, processes of profissionalization of magistery and evolution of teaching in Brazil. The major emphasis in the second part is on the Normal Schools History at Goiás, trying to show the politic pathways involved in its creation such as the historie facts related to the public teachers at that State. The trajetory of the educational policy is analysed since the moment that the creation of the Normal School became necessary at Goiás, until the decade of 1960. The third part focuses on aspects related to the institutionalization of the Normal School of Quirinópolis, as a place of divulgation of knowledge and pedagogic practices intending the moral and ethic formation. The results alow us to know that the Coronel Quirino Regional Normal School had great social importance, helping its former studentes to become leaders of public and private sectors of the city and the State. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | História | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Escola Normal | pt_BR |
dc.subject | History | pt_BR |
dc.subject | Education | pt_BR |
dc.subject | Normal School | pt_BR |
dc.title | A história da formação docente em Quirinópolis, Goiás: a Escola Normal Regional Municipal Coronel Quirino (1954-1961). | pt_BR |
dc.title.alternative | The history of teacher education in Quirinópolis, Goiás: the Normal Regional School Municipal Coronel Quirino (1954-1961) | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Gatti Júnior, Décio | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0164067095554570 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Buffa, Ester | - |
dc.contributor.referee2 | Inácio Filho, Geraldo | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1761372548762087 | pt_BR |
dc.description.degreename | Dissertação (Mestrado) | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem como objeto de estudo a História da Escola Noimal Regional Coronel Quirino, de Quirinópolis, Goiás, no período de 1954 a 1961, focalizando a instituição escolar como espaço de formação de professores primários. A análise desdobra-se em tiês contextos que, de forma integrada, descrevem a institucionalização da Escola Normal no Brasil e poe em destaque disparidades do desenvolvimento sócio-cultural e econômico do país e de Goias. A primeira parte do estudo busca contribuir com a História da Educação Nacional, especialmente no que tange aos aspectos relacionados à problemática da institucionalização da Escola Normal, dos processos de profissionalização do Magistério e da construção da atividade do ensino no Brasil. Na segunda parte, a ênfase da análise íecai sobre a Históiia das Escolas Normais em Goiás, em um esforço para dar visibilidade tanto aos caminhos políticos que envolveram a implementação da Escola Normal como aos fatos históricos relativos a Instrução Pública. Analisa-se a trajetória percorrida pela política educacional desde o momento em que se tornou necessária a criação da Escola Noimal em Goiás até os anos de 1960. A terceira parte volta-se para os aspectos relativos à institucionalização da Escola Normal Regional de Quirinópolis, como espaço de divulgação de sabei cs c piaticas pedagógicas que privilegiavam a formação moral e ética. Os resultados alcançados demonstraram que a Escola Normal Regional Coronel Quirino adquiriu giande importância social, contribuindo para legitimar seus egressos como futuros dirigentes dos setoies público c privado da cidade e do Estado. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Educação | pt_BR |
dc.sizeorduration | 119 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2004.77 | pt_BR |
dc.crossref.doibatchid | cfd16302-ee2f-45f4-9ec7-dc0f71f78fb9 | - |
dc.subject.autorizado | Professores - Formação | pt_BR |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Educação |
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