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dc.creatorFreitas, Fernanda Beatriz Aires de-
dc.date.accessioned2020-10-23T17:56:18Z-
dc.date.available2020-10-23T17:56:18Z-
dc.date.issued2020-09-25-
dc.identifier.citationFREITAS, Fernanda Beatriz Aires de. Avaliação da influência da temperatura no método de ISHM aplicado em eixos de material compósito de máquinas rotativas. 2020. 95 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.673.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30201-
dc.description.abstractThis master’s thesis proposes a methodology capable of increasing the robustness of the ISHM method in order to make it less sensitive to variations in environmental and operational conditions. In this case, two shafts of composite material are investigated considering temperature and operational condition variations. For this aim, the first shaft was subjected to experiments carried out in a climatic chamber for temperature control purposes, thus simulating environmental variations. On the other hand, the second shaft was used in a rotating machine operating at different rotation speeds. In these two experimental tests, a nut was attached to the surface of the shafts in order to simulate the damage conditions. Impedance signatures were measured using an impedance analyzer and an impedance meter. The obtained results demonstrated that the ISHM method was able to detect the considered damages. Additionally, it was found experimentally that variations in temperature and operating conditions caused unwanted changes to the impedance signatures. The optimization process using a hybrid strategy, Differential Evolution (ED) and Nelder-Mead (NM), was not efficient to minimize the influence of these variations throughout the investigated frequency range. This difficulty is associated with the nonlinear behavior of the impedance signatures measured in the composite shafts according to the considered temperature and operational condition variations. Thus, a new compensation methodology was proposed aiming at seeking optimal frequency regions in the measured impedance signatures. The damage condition is evaluated within the optimal frequency range. Thus, the results obtained by the proposed methodology, when compared with the previous one, were more interesting, since the influence of temperature and operational condition variations in the impedance signatures were minimized, avoiding the detection of false positives.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectISHMpt_BR
dc.subjectMáquinas rotativaspt_BR
dc.subjectEixo compósitopt_BR
dc.subjectTemperaturapt_BR
dc.subjectOtimizaçãopt_BR
dc.subjectRotating machinespt_BR
dc.subjectComposite shaftpt_BR
dc.subjectTemperaturept_BR
dc.subjectOptimizationpt_BR
dc.titleAvaliação da influência da temperatura no método de ISHM aplicado em eixos de material compósito de máquinas rotativaspt_BR
dc.title.alternativeEvaluation of the temperature influence in the ISHM method applied on shafts of composite material of rotating machinespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Cavalini Junior, Aldemir Aparecido-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0387727577180664pt_BR
dc.contributor.referee1Tsuruta, Karina Mayumi-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5352211753451130pt_BR
dc.contributor.referee2Lobato, Fran Sérgio-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7640108116459444pt_BR
dc.contributor.referee3Gonçalves, Paulo José Paupitz-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5643635559643312pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7587377228342810pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação de mestrado propõe uma metodologia capaz de aumentar a robustez do método ISHM de forma a deixá-lo menos sensível a variação de condições ambientais e operacionais. Neste caso, são investigados dois eixos de material compósito, considerando variação de temperatura e condições operacionais. Para isto, o primeiro eixo foi submetido a experimentos realizados com auxílio de uma câmara climática para melhor controle de temperatura, simulando assim variações ambientais. Por outro lado, o segundo foi utilizado como eixo de uma máquina rotativa operando em diferentes velocidades de rotação. Nestas duas etapas experimentais, uma porca foi acoplada a superfície dos eixos de modo a simular o dano. As assinaturas de impedância foram obtidas com auxílio de um analisador de impedância e um impedancímetro. Os resultados obtidos mostraram que o método ISHM foi capaz de detectar os danos nos eixos estudados. Além disso, foi constatado experimentalmente que as variações de temperatura e condições operacionais causaram modificações indesejadas nas assinaturas de impedância. A otimização utilizando uma estratégia híbrida, Evolução Diferencial (ED) e Nelder-Mead (NM), não foi eficiente para minimizar a influência dessas variações ao longo de toda a faixa de frequência investigada. Acredita-se que esta dificuldade está associada a não linearidade das assinaturas de impedância medidas nos eixos de material compósito. Diante deste cenário, uma nova metodologia de compensação foi proposta com a ideia de buscar regiões ótimas de frequência nas assinaturas de impedância medidas. A condição de dano é avaliada dentro da faixa de frequência ideal. Dessa forma, resultados obtidos pela metodologia proposta, quando comparados com os anteriores, se apresentaram mais interessantes, uma vez que as variações ocasionadas por diferentes temperaturas e condições operacionais foram minimizadas, evitando a detecção de falso-positivos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Engenharia Mecânicapt_BR
dc.sizeorduration95pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.673pt_BR
dc.crossref.doibatchid834c9b56-b0d8-4401-96c1-e5769e6f047e-
dc.subject.autorizadoMáquinaspt_BR
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