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dc.creatorDias, Cristina Matos Silva e-
dc.date.accessioned2020-10-19T21:13:21Z-
dc.date.available2020-10-19T21:13:21Z-
dc.date.issued2020-09-30-
dc.identifier.citationDIAS, Cristina Matos Silva e. Visualidades da dramaturgia de Jean Genet: um estudo do texto teatral e da adaptação cênica brasileira de O Balcão. 2020. 184 f. Tese (Doutorado em Estudos Literários) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. Disponível em: http://doi.org/10.14393/ufu.te.2020.687pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30139-
dc.description.abstractThis thesis presents the title Visualities of the dramaturgy of Jean Genet: a study of the theatrical text and the Brazilian scenic adaptation of The Balcony and extends in two fundamental parts. The first and main investigates the visuality in the writing of the French playwright, highlighting the aesthetics and poetics contained in the literary plan of the text in question. It’s considered the principle of visuality in reading, the way in which scenes are described and how they become embodied in a mental staging, that is, scenes that emanate a strong visualization that give the impression that what is read unfolds before the eyes. It should be noted that the referred scenic literature has a notch of descriptions that particularizes it, reinforcing its metatheatrical characteristics. In this way, a look at the costume, scenarios and details that Genet exalts, whether in the rubrics or in the characters' speeches, was activated in order to understand the verb-visual plane that exists in The Balcony. These understandings correspond to the first three chapters respectively. The second moment and last chapter is a study of the Brazilian adaptation of the genetian text, idealized by Ruth Escobar, directed by Victor Garcia and staged by Wladimir Pereira Cardoso, in São Paulo, in 1969. It’s considered the knowledge about the concept of visuality and From this perspective, the research leads to the perception of how the version of the Brazilian stages took shape and became immortalized as one of the greatest theatrical references in the country.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectO Balcãopt_BR
dc.subjectJean Genetpt_BR
dc.subjectVisualidadept_BR
dc.subjectFigurinopt_BR
dc.subjectAdaptação brasileira de O Balcãopt_BR
dc.subjectThe Balconypt_BR
dc.subjectVisualitypt_BR
dc.subjectCostumept_BR
dc.subjectBrazilian adaptation of The Balconypt_BR
dc.titleVisualidades da dramaturgia de Jean Genet: um estudo do texto teatral e da adaptação cênica brasileira de O Balcãopt_BR
dc.title.alternativeVisualities of the dramaturgy of Jean Genet: a study of the theatrical text and the Brazilian scenic adaptation of The Balconypt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor1Arantes, Luiz Humberto Martins-
dc.contributor.referee1Maciel, Diógenes André Vieira-
dc.contributor.referee2Santos, Regma Maria-
dc.contributor.referee3Ribeiro, Ivan Marcos-
dc.contributor.referee4Pereira, Kenia Maria de Almeida-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4162074Y6&tokenCaptchar=03AGdBq25nsGOudaSZ5HdfKsFBYC6ZOwov6PopuxETrMS3tW93D54CpeT6sjZaRY7b1rjCFvlQW1yac6i9Z3tI3jGIM5BYSTfVahkPga0JhdidqsERekrA1fw7UgonfK5Wh6vsnx28B-LAoixpLB0au72URDkeJQ79q4wqge4SxGf04OHrL7k-ZP_ArXAcHGqm-PKLVRfuqd79vDCuFBM6etPUOqS72OP-s0kXnnb7G0T65I9-N6y0ZcfU8Veeig6Z4kPkpvEymdO9ADEqdyHEC124TIYqIE-5LPecqUB9MfNljFZuy1_cdJmd8m4PJNlrr6AjosYFDkyvVfJCZDdMogV8kXBPu9sEg3pHpYsTjeQTh2kobLR7XNJbVkkyVg-UGz5Z_jRS9zOJWDxe4eUFaKew25tmeZHjTt2xefPzhWK9Rr30HJGn2F6CgLPzugjtwYQpJ3vekQD8cUHf-P3PODPWKLAX4qFjaQpt_BR
dc.description.degreenameTese (Doutorado)pt_BR
dc.description.resumoEsta tese apresenta o título: Visualidades da dramaturgia de Jean Genet: um estudo do texto teatral e da adaptação cênica brasileira de O Balcão, e se estende em duas partes fundamentais. A primeira e principal investiga a visualidade na escrita do dramaturgo francês, destacando a estética e a poética contidas no plano literário do texto em questão. Nela se considera o princípio da visualidade na leitura, isto é, o modo como as cenas são descritas e como ganham corporeidade na encenação mental, ou seja, revela como as cenas têm enorme apelo visual, dando a impressão de que o que se lê, se desenrola diante dos olhos. Há de se destacar que a referida literatura cênica possui um entalhe de descrições que a particulariza, reforçando suas características metateatrais. Dessa forma, um olhar sobre o figurino, os cenários e pormenores que Genet exalta, seja nas rubricas, seja nas falas dos personagens, foi ativado a fim de compreender o plano verbo-visual que há em O Balcão. Essas análises correspondem, respectivamente, aos três primeiros capítulos. O segundo momento e último capítulo faz um estudo da adaptação brasileira do texto genetiano, idealizada por Ruth Escobar, dirigida por Victor Garcia e encenada por Wladimir Pereira Cardoso, na capital paulistana, em 1969. Nele se considera o conhecimento sobre o conceito de visualidade e, a partir dessa ótica, a pesquisa revela como a versão dos palcos brasileiros ganhou forma e se imortalizou como uma das maiores referências teatrais do país.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Estudos Literáriospt_BR
dc.sizeorduration184pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO::DRAMATURGIApt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.te.2020.687pt_BR
dc.orcid.putcode82270386-
dc.crossref.doibatchid834c9b56-b0d8-4401-96c1-e5769e6f047e-
dc.subject.autorizadoGenet, Jean, 1910-1986pt_BR
dc.subject.autorizadoTeatropt_BR
dc.subject.autorizadoParafernália teatralpt_BR
Appears in Collections:TESE - Estudos Literários

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