Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30103
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAltef, Humberto Oliveira-
dc.date.accessioned2020-10-16T14:23:54Z-
dc.date.available2020-10-16T14:23:54Z-
dc.date.issued2018-11-27-
dc.identifier.citationALTEF, Humberto Oliveira. A assistência estudantil na Universidade Federal de Uberlândia e a experiência da IV turma de serviço social da FACES – UFU, no acesso às bolsas de assistência. 2018. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30103-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectServiço Socialpt_BR
dc.subjectIV Turmapt_BR
dc.subjectAssistência Estudantilpt_BR
dc.subjectPrograma Nacional de Assistência Estudantilpt_BR
dc.titleA assistência estudantil na universidade federal de uberlândia e a experiência da iv turma de serviço social da faces – ufu, no acesso às bolsas de assistência.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Calixto, Flander de Almeida-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2902287976471635pt_BR
dc.contributor.referee1Cintra , Soraia-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4265545261433608pt_BR
dc.contributor.referee2Silva , Edileusa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9832650926544528pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoA pesquisa intitulada “A ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA E A EXPERIÊNCIA DA IV TURMA DE SERVIÇO SOCIAL DA FACES – UFU, NO ACESSO ÀS BOLSAS DE ASSISTÊNCIA” tem por objetivo mostrar as atuais políticas públicas e programas de assistência estudantil, da Universidade Federal de Uberlândia – UFU e a experiência, em relação ao acesso às bolsas de alimentação, moradia e transporte, no recorte dos alunos da IV Turma de Serviço Social da Faculdade de Administração, Ciências Contábeis, Engenharia de Produção e Serviço Social – FACES que ingressaram no curso em 2013. A partir de dados quantitativos registrados na Pró Reitoria de Assistência Estudantil – PROAE Pontal, pôde-se verificar, como as políticas públicas cumprem o seu papel. No Capítulo I, a pesquisa bibliográfica, trouxe suporte para a compreensão das relações entre políticas públicas, Estado, sociedade e Serviço Social. Apresentou-se o Programa Nacional de Assistência Estudantil – PNAES, a fim de compreender a legislação relacionada à assistência estudantil e os mecanismos que provem o acesso, a permanência e a conclusão de cursos do ensino universitário no Brasil, com o intuito de contextualizar a experiência da IV Turma. Fez-se também um panorama histórico dos órgãos da Universidade Federal de Uberlândia, responsáveis pela viabilização da assistência estudantil no campus Pontal, PROEX/PROAE para que se conhecesse a o processo de acesso às bolsas. Os programas de bolsas de assistência estudantil previstos na UFU foram abordados neste trabalho para que se conhecesse a oferta de bolsas nesta universidade e as possibilidades de acesso à assistência estudantil, referenciando-se na IV Turma de Serviço Social. A atuação de assistentes sociais nas políticas públicas de educação foi investigada a partir de um documento do CFESS, norteador da atuação profissional de assistentes sociais no campo da educação e assim, busca-se relacionar o papel da (o) assistente social, no espaço sócio ocupacional da educação universitária, criando espaços de acesso aos direitos pelos cidadãos. Apresentou-se também um breve histórico da criação do curso na universidade. No Capítulo II, foi feita pesquisa documental junto a PROAE Pontal, a fim de verificar por meio dos dados fornecidos, se as (os) alunas (os) da IV Turma de Serviço Social da FACES, UFU, campus Pontal, que tiveram acesso às bolsas de assistência estudantil, no ano de ingresso na universidade, em 2013, tiveram apoio por meio das políticas de acesso e permanência, durante suas trajetórias na universidade. Assim, pôde-se observar se as políticas públicas destinadas a essa turma, cumprem ou não, os objetivos estabelecidos pelo Programa Nacional de Assistência Estudantil. A partir desse recorte, que analisa somente dados quantitativos, foi confirmado que os objetivos do PNAES estão sendo alcançados. Diante do que foi levantado neste trabalho, tanto as políticas públicas afirmativas com o intuito de viabilizar o acesso ao ensino universitário, quanto as políticas públicas de assistência estudantil, destinadas à promoção da permanência e conclusão do curso para estudantes da Universidade Federal de Uberlândia, cumprem seu papel. Embora a maioria dos estudantes tenha excedido o prazo regular de 4,5 anos para a graduação, continuou recebendo o apoio das políticas e graduou dentro do prazo limite do Projeto Pedagógico.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseServiço Socialpt_BR
dc.sizeorduration62pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
Appears in Collections:TCC - Serviço Social (Ituiutaba / Pontal)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AssistênciaEstudantilNa.pdf1.17 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.