Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30068
ORCID:  http://orcid.org/0000-0002-1920-4455
Document type: Trabalho de Conclusão de Curso
Access type: Acesso Aberto
Title: Grupo de orientação profissional em um cursinho pré-vestibular alternativo: o olhar da coordenadora do grupo
Author: Oliveira, Marissa Santos
First Advisor: Reis, Carmen Lucia
First member of the Committee: Silva, Lígia Carolina Oliveira
Second member of the Committee: Pessoa, Camila Turati
Summary: Este trabalho apresentará uma experiência em Orientação Profissional realizada com um grupo de estudantes de um cursinho pré-vestibular alternativo da cidade de Uberlândia/MG, à luz da abordagem sócio-histórica. Foram realizados 10 encontros, com duração de 50 minutos cada, na sede da instituição escolar, durante o segundo semestre de 2019. O grupo foi formado por 13 estudantes de ambos os sexos, com idade média de 18 anos, egressos de escolas públicas de bairros periféricos e de baixa renda. Os encontros foram realizados no formato de rodas de conversa pautadas nos pilares da Orientação Profissional: Autoconhecimento; Determinantes da escolha; Informação sobre cursos; e, Mundo do trabalho. No decorrer dos encontros, observou-se a importância do desenvolvimento deste, propiciando um espaço de interação, diálogo, conhecimento de si e informação, para além da Orientação Profissional. Cabe destacar que as discussões referentes às situações cotidianas de vida e seus desafios foram amplamente discutidas a fim de possibilitar que o estudante confiasse e acreditasse em si. Por fim, o grupo de Orientação Profissional se mostrou como uma ótima oportunidade de acesso à informação acerca do âmbito universitário e profissional promovendo um maior conhecimento aos estudantes além de oferecer condições e ferramentas para que este possa realizar a sua escolha de maneira autônoma e consciente.
Abstract: This work will present an experience in professional orientation realized with a group of students from an alternative pre-university entrance exam in the city of Uberlândia / MG, from the perspective of the socio-historical approach. The professional orientation process was developed in 10 meetings with the duration of 50 minutes each and being held at the institution’s headquarters during the second semester of 2019. The group was formed by 13 students of both sexes, with an average age of 18 years, graduates from public schools in peripheral neighborhoods and low income. The meetings were realized in the form of conversation circles based on the pillars of Professional Orientation: Self-knowledge; Determinants of choice; Information; and, World of work. During the meetings, it was observed the importance of its development, providing a space for interaction, dialogue, self-knowledge and information, in addition to Professional Orientation. It should be noted that the discussions regarding everyday life situations and their challenges were widely discussed in order to enable students to trust and believe in themselves. Finally, the Professional Orientation group proved to be a great opportunity to access information about the university and professional environment, promoting greater knowledge among students, in addition to offering conditions and tools for them to make their choice in an autonomous and conscious way.
Keywords: Orientação profissional
Adolescência
Abordagem sócio-histórica
Escolha profissional
Area (s) of CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Language: por
Country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Uberlândia
Quote: OLIVEIRA, Marissa Santos. Grupo de orientação profissional em um cursinho pré-vestibular alternativo: o olhar da coordenadora do grupo. 2020. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020.
URI: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30068
Date of defense: 5-Oct-2020
Appears in Collections:TCC - Psicologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GrupoOrientaçãoProfissional.pdfTCC1.58 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.