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dc.creatorLázaro, Bruno de Oliveira-
dc.date.accessioned2020-10-07T16:44:09Z-
dc.date.available2020-10-07T16:44:09Z-
dc.date.issued2020-09-29-
dc.identifier.citationLÁZARO, Bruno de Oliveira. Análise espacial e geoestatística aplicadas ao estudo de sistemas de transporte público urbano. 2020. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Uberlândia, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30031-
dc.description.abstractThis work aimed to carry out a post-implantation characterization study of the exclusive bus corridor on Avenida Segismundo Pereira in Uberlândia-MG, Brazil. For that, geotechnologies were used to collect and interpret georeferenced information, in order to obtain the main infrastructure elements of the corridor. In addition, an online questionnaire was also applied to analyze the users' perception of the studied transport system. These data were subsequently correlated with mapping land use and occupation and modeled using spatial techniques, geostatistical analysis and artificial intelligence. It was observed that the corridor's infrastructure meets the users' demand, where most of the embarkation and disembarkation stations are distributed homogeneously along the road axis and have accessibility equipment. In addition, most intersections along the corridor have traffic lights for vehicles and pedestrians, as well as access ramps, pedestrian crossings and elevated crossings. However, issues related to pricing, security and coverage are still considered critical by the community that uses the aforementioned transport system, thus highlighting the need for studies, policies and actions that aim to minimize the problems experienced by local urban mobility.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGeotecnologiaspt_BR
dc.subjectTransporte Público Urbanopt_BR
dc.subjectAutocorrelação espacialpt_BR
dc.subjectCorredores de ônibuspt_BR
dc.titleAnálise espacial e Geoesatística aplicadas ao estudo de sistemas de transporte público urbanopt_BR
dc.title.alternativeSpatial and geosatistic analysis applied to the study of urban public transport systemspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Chuerubim, Maria Lígia-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K4735756P8pt_BR
dc.contributor.referee1Ribeiro, Rogério Lemos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K4455596T9pt_BR
dc.contributor.referee2Lazzarini, Camilla Miguel Carrara-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K4775117Z1pt_BR
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8310687Y6pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho objetivou realizar um estudo de caracterização, pós-implantação, do corredor exclusivo de ônibus existente na Avenida Segismundo Pereira em Uberlândia-MG, Brasil. Para tanto, foram utilizadas geotecnologias de coleta e interpretação de informações georreferenciadas, visando à obtenção dos principais elementos de infraestrutura do corredor. Além disso, também foi aplicado um questionário online para a análise da percepção dos usuários sobre o sistema de transporteestudado. Estes dados foram, posteriormente, correlacionados com mapeamentos de uso e ocupação do solo, como também modelados por meio de técnicas de análise espacial, geoestatística e deinteligência artificial. Observou-se que a infraestrutura do corredor atende à demanda dos usuários, onde a maioria das estações de embarque e desembarque se distribuem de modo homogêneo ao longo do eixo viário e apresentam equipamentos de acessibilidade. Além disso, a maioria das interseções ao longo do corredor possuem dispositivos semafóricos para veículos e pedestres, bem como rampas de acessibilidade, faixas de pedestre e travessias elevadas. Entretanto, questões relacionadas a tarifação, segurança e abrangência ainda são tomadas como críticas pela comunidade, que utiliza o referido sistema de transporte, evidenciando assim a necessidade de estudos, políticas e ações que visem minimizar os problemas experimentados pela mobilidade urbana local.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEngenharia Civilpt_BR
dc.sizeorduration30pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVILpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::INFRA-ESTRUTURA DE TRANSPORTESpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIASpt_BR
Appears in Collections:TCC - Engenharia Civil

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