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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30031
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Lázaro, Bruno de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2020-10-07T16:44:09Z | - |
dc.date.available | 2020-10-07T16:44:09Z | - |
dc.date.issued | 2020-09-29 | - |
dc.identifier.citation | LÁZARO, Bruno de Oliveira. Análise espacial e geoestatística aplicadas ao estudo de sistemas de transporte público urbano. 2020. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Uberlândia, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30031 | - |
dc.description.abstract | This work aimed to carry out a post-implantation characterization study of the exclusive bus corridor on Avenida Segismundo Pereira in Uberlândia-MG, Brazil. For that, geotechnologies were used to collect and interpret georeferenced information, in order to obtain the main infrastructure elements of the corridor. In addition, an online questionnaire was also applied to analyze the users' perception of the studied transport system. These data were subsequently correlated with mapping land use and occupation and modeled using spatial techniques, geostatistical analysis and artificial intelligence. It was observed that the corridor's infrastructure meets the users' demand, where most of the embarkation and disembarkation stations are distributed homogeneously along the road axis and have accessibility equipment. In addition, most intersections along the corridor have traffic lights for vehicles and pedestrians, as well as access ramps, pedestrian crossings and elevated crossings. However, issues related to pricing, security and coverage are still considered critical by the community that uses the aforementioned transport system, thus highlighting the need for studies, policies and actions that aim to minimize the problems experienced by local urban mobility. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Pesquisa sem auxílio de agências de fomento | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Geotecnologias | pt_BR |
dc.subject | Transporte Público Urbano | pt_BR |
dc.subject | Autocorrelação espacial | pt_BR |
dc.subject | Corredores de ônibus | pt_BR |
dc.title | Análise espacial e Geoesatística aplicadas ao estudo de sistemas de transporte público urbano | pt_BR |
dc.title.alternative | Spatial and geosatistic analysis applied to the study of urban public transport systems | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Chuerubim, Maria Lígia | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K4735756P8 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Ribeiro, Rogério Lemos | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K4455596T9 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Lazzarini, Camilla Miguel Carrara | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K4775117Z1 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8310687Y6 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho objetivou realizar um estudo de caracterização, pós-implantação, do corredor exclusivo de ônibus existente na Avenida Segismundo Pereira em Uberlândia-MG, Brasil. Para tanto, foram utilizadas geotecnologias de coleta e interpretação de informações georreferenciadas, visando à obtenção dos principais elementos de infraestrutura do corredor. Além disso, também foi aplicado um questionário online para a análise da percepção dos usuários sobre o sistema de transporteestudado. Estes dados foram, posteriormente, correlacionados com mapeamentos de uso e ocupação do solo, como também modelados por meio de técnicas de análise espacial, geoestatística e deinteligência artificial. Observou-se que a infraestrutura do corredor atende à demanda dos usuários, onde a maioria das estações de embarque e desembarque se distribuem de modo homogêneo ao longo do eixo viário e apresentam equipamentos de acessibilidade. Além disso, a maioria das interseções ao longo do corredor possuem dispositivos semafóricos para veículos e pedestres, bem como rampas de acessibilidade, faixas de pedestre e travessias elevadas. Entretanto, questões relacionadas a tarifação, segurança e abrangência ainda são tomadas como críticas pela comunidade, que utiliza o referido sistema de transporte, evidenciando assim a necessidade de estudos, políticas e ações que visem minimizar os problemas experimentados pela mobilidade urbana local. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Engenharia Civil | pt_BR |
dc.sizeorduration | 30 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::INFRA-ESTRUTURA DE TRANSPORTES | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIAS | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - Engenharia Civil |
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