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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30004
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Schiavetti, Renato Rodrigues | - |
dc.date.accessioned | 2020-10-05T12:05:35Z | - |
dc.date.available | 2020-10-05T12:05:35Z | - |
dc.date.issued | 2020-07-23 | - |
dc.identifier.citation | SCHIAVETTI, Renato Rodrigues. Aspectos técnicos e interpretativos sobre a utilização de estudos focados na coordenação motora, independência e polirritmia aplicados à composições para a bateria na música popular brasileira. 2020. 155 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.606. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30004 | - |
dc.description.abstract | In the research presented here, we apply the drums and the concepts of motor coordination and polyrhythm to expand the technical, sonorous and rhythmic vocabulary of the performer, considering the drum, in specific moments, as a melodic instrument, expanding its central function, which, generally, is the rhythmic accompaniment or keeping time appropriately. In this way, we carried out the analysis and the study of motor coordination exercises based on the “systems' methodology, and applied the results in experimental workshops, performing compositions with additional pedals, instruments and accessories, which are common in percussion sets, adapted to drum. In this arrangement, three Brazilian compositions, with distinct rhythms, were worked out. Their names are as follows: Baião Quebrado, Samba Só and Maracatudo. In the performance of these compositions, we applied the results obtained with the technical and motor study realized, with the purpose of demonstrating different interpretative possibilities. Then, finally, we reflected upon their relevance and applicability in musical context | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Pesquisa sem auxílio de agências de fomento | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | Bateria brasileira | pt_BR |
dc.subject | Brazilian drum | pt_BR |
dc.subject | Coordenação motora | pt_BR |
dc.subject | Motor coordination | pt_BR |
dc.subject | Polirritmia | pt_BR |
dc.subject | Polyrhythm | pt_BR |
dc.subject | Ritmos brasileiros | pt_BR |
dc.subject | Brazilian rhythms | pt_BR |
dc.title | Aspectos técnicos e interpretativos sobre a utilização de estudos focados na coordenação motora, independência e polirritmia aplicados à composições para a bateria na música popular brasileira | pt_BR |
dc.title.alternative | Technical and interpretive aspects on the use of studies focused on motor coordination, independence and polyrhythm applied to compositions for the drums in Brazilian popular music | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Traldi, Cesar Adriano | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6022645968535320 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Campos, Cleber da Silveira | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9425018975775470 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Menezes Junior, Carlos Roberto Ferreira | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0897956176968775 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8627290415115230 | pt_BR |
dc.description.degreename | Dissertação (Mestrado) | pt_BR |
dc.description.resumo | Na pesquisa aqui apresentada, utilizamos a bateria e os conceitos de coordenação motora e polirritmia para expandir o vocabulário rítmico, técnico e sonoro do intérprete, tornando a bateria, em determinados momentos, um instrumento de caráter melódico, ampliando sua principal função, que, de modo geral, é o acompanhamento rítmico ou a correta manutenção do tempo. Para isso, realizamos a análise e o estudo de exercícios de coordenação motora embasados na metodologia dos “sistemas” e aplicamos os resultados em oficinas de experimentação, executando composições com a utilização de pedais auxiliares, instrumentos e acessórios comuns ao instrumental da percussão, adaptados para a bateria. Neste âmbito, foram desenvolvidas três composições de ritmos brasileiros distintos, intituladas “Baião Quebrado”, “Samba Só” e “Maracatudo”. Nestas composições, aplicamos os resultados obtidos com o estudo técnico e motor realizado, com o objetivo de demonstrar diferentes possibilidades interpretativas e, posteriormente, refletimos sobre sua relevância e aplicação dentro do contexto musical | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Música | pt_BR |
dc.sizeorduration | 155 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.606 | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 81495127 | - |
dc.crossref.doibatchid | 79f46ae9-6e10-4e9f-9e6d-1ef88d1c7136 | - |
dc.subject.autorizado | Bateria (Música) | pt_BR |
dc.subject.autorizado | Desempenho psicomotor | pt_BR |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Música |
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