Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30004
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSchiavetti, Renato Rodrigues-
dc.date.accessioned2020-10-05T12:05:35Z-
dc.date.available2020-10-05T12:05:35Z-
dc.date.issued2020-07-23-
dc.identifier.citationSCHIAVETTI, Renato Rodrigues. Aspectos técnicos e interpretativos sobre a utilização de estudos focados na coordenação motora, independência e polirritmia aplicados à composições para a bateria na música popular brasileira. 2020. 155 f. Dissertação (Mestrado em Música) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.606.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/30004-
dc.description.abstractIn the research presented here, we apply the drums and the concepts of motor coordination and polyrhythm to expand the technical, sonorous and rhythmic vocabulary of the performer, considering the drum, in specific moments, as a melodic instrument, expanding its central function, which, generally, is the rhythmic accompaniment or keeping time appropriately. In this way, we carried out the analysis and the study of motor coordination exercises based on the “systems' methodology, and applied the results in experimental workshops, performing compositions with additional pedals, instruments and accessories, which are common in percussion sets, adapted to drum. In this arrangement, three Brazilian compositions, with distinct rhythms, were worked out. Their names are as follows: Baião Quebrado, Samba Só and Maracatudo. In the performance of these compositions, we applied the results obtained with the technical and motor study realized, with the purpose of demonstrating different interpretative possibilities. Then, finally, we reflected upon their relevance and applicability in musical contextpt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectBateria brasileirapt_BR
dc.subjectBrazilian drumpt_BR
dc.subjectCoordenação motorapt_BR
dc.subjectMotor coordinationpt_BR
dc.subjectPolirritmiapt_BR
dc.subjectPolyrhythmpt_BR
dc.subjectRitmos brasileirospt_BR
dc.subjectBrazilian rhythmspt_BR
dc.titleAspectos técnicos e interpretativos sobre a utilização de estudos focados na coordenação motora, independência e polirritmia aplicados à composições para a bateria na música popular brasileirapt_BR
dc.title.alternativeTechnical and interpretive aspects on the use of studies focused on motor coordination, independence and polyrhythm applied to compositions for the drums in Brazilian popular musicpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Traldi, Cesar Adriano-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6022645968535320pt_BR
dc.contributor.referee1Campos, Cleber da Silveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9425018975775470pt_BR
dc.contributor.referee2Menezes Junior, Carlos Roberto Ferreira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0897956176968775pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8627290415115230pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoNa pesquisa aqui apresentada, utilizamos a bateria e os conceitos de coordenação motora e polirritmia para expandir o vocabulário rítmico, técnico e sonoro do intérprete, tornando a bateria, em determinados momentos, um instrumento de caráter melódico, ampliando sua principal função, que, de modo geral, é o acompanhamento rítmico ou a correta manutenção do tempo. Para isso, realizamos a análise e o estudo de exercícios de coordenação motora embasados na metodologia dos “sistemas” e aplicamos os resultados em oficinas de experimentação, executando composições com a utilização de pedais auxiliares, instrumentos e acessórios comuns ao instrumental da percussão, adaptados para a bateria. Neste âmbito, foram desenvolvidas três composições de ritmos brasileiros distintos, intituladas “Baião Quebrado”, “Samba Só” e “Maracatudo”. Nestas composições, aplicamos os resultados obtidos com o estudo técnico e motor realizado, com o objetivo de demonstrar diferentes possibilidades interpretativas e, posteriormente, refletimos sobre sua relevância e aplicação dentro do contexto musicalpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Músicapt_BR
dc.sizeorduration155pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICApt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.606pt_BR
dc.orcid.putcode81495127-
dc.crossref.doibatchid79f46ae9-6e10-4e9f-9e6d-1ef88d1c7136-
dc.subject.autorizadoBateria (Música)pt_BR
dc.subject.autorizadoDesempenho psicomotorpt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Música

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AspectosTecnicosInterpretativos.pdfDissertação6.23 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons