Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29950
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Nakamura, Tânia Maria Teixeira | - |
dc.date.accessioned | 2020-09-24T18:04:00Z | - |
dc.date.available | 2020-09-24T18:04:00Z | - |
dc.date.issued | 2003 | - |
dc.identifier.citation | NAKAMURA, Tânia Maria Teixeira. I Congresso Mineiro de Educação (1983): uma história parcialmente contada. 2003. 177 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2003.68 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29950 | - |
dc.description.abstract | This thesis has the objective of analysis on the Brazilian Educational History, using the Michel Foucalfs discourse analysis on academical works, official documentation and newspaper articles of the "I Congresso Mineiro de Educação", called as a historical "turning point" on brazilian education, by various authors, in the context of redemocratization process of the decade of 1980. We intent to understand the origin and the uses of that valorization do “1 Congresso Mineiro”, as a “monument”, “social artifact”, “social construction”, worked to fulfill the demand of a alternative political discourse, to the use of the rising social forces and the necessity of a “Original Act” to legitimate this group, their discourses and action. We will too work the role of press in the decade of 1980, their complex connections with the social, politic and economic momentum, their marks in the joumalistic discourse, specially in the context of the “I Congresso Mineiro de Educação”; the fragmentary knowledge, the omissions and value-driven selections in the construction of any discourse, the double meaning of “parti ality”, when using the joumalistic text as “font” or “document”. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | Historiografia da Educação Brasileira | pt_BR |
dc.subject | Redemocratização | pt_BR |
dc.subject | Michel Foucault | pt_BR |
dc.subject | Educação brasileira | pt_BR |
dc.title | I Congresso Mineiro de Educação(1983): uma história parcialmente contada | pt_BR |
dc.title.alternative | 1st Minas Gerais Education Congress (1983): a partially told story | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Inácio Filho, Geraldo | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5354758011229936 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, Maria Aparecida da | - |
dc.contributor.referee2 | Gonçalves Neto, Wenceslau | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5523672758356541 | pt_BR |
dc.description.degreename | Dissertação (Mestrado) | pt_BR |
dc.description.resumo | Neste trabalho, nos propomos a estudar, dentro da Historiografia da Educação Brasileira, no contexto histórico do processo de redemocratização da década de 1980, tendo como foco inicial a análise de discurso de Michel Foucault aplicada aos trabalhos acadêmicos, documentos oficiais e artigos do jornal “Estado de Minas”, que tratem do "I Congresso Mineiro de Educação", considerado um “divisor de águas” da história da educação brasileira por muitos autores. Pretendemos analisar a origem e a finalidade desta valorização do Congresso Mineiro, enquanto “monumento”, “artefato social” elaborado para satisfazer às necessidades daquele momento histórico, da necessidade de articulação de um discurso político-partidário alternativo para as forças então em constituição, pela afirmação de um “ato original” que referenciasse deste então seus discursos e práticas. Também analisaremos a constituição e papel da imprensa na década de 1980 e sua complexidade de articulações com os momentos político, social e econômico, que marcam o discurso jornalístico do período, especialmente em relação ao I Congresso Mineiro de Educação, dos recortes, omissões e valorações, do caráter de “parcialidade” de qualquer discurso, quando do uso do texto jornalístico como “fonte” e “objeto” para a pesquisa educacional. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Educação | pt_BR |
dc.sizeorduration | 177 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2003.68 | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 81753357 | - |
dc.crossref.doibatchid | a330bce0-907a-448e-a12f-ff38922d87e3 | - |
dc.subject.autorizado | Congressos e convenções | pt_BR |
dc.subject.autorizado | Educação | pt_BR |
dc.subject.autorizado | Governo Militar | pt_BR |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Educação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
CongressoMineiroEducacao.pdf | 18.25 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License