Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29948
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMenezes, Lúcia Helena de Paula-
dc.date.accessioned2020-09-24T17:39:25Z-
dc.date.available2020-09-24T17:39:25Z-
dc.date.issued2004-
dc.identifier.citationMENEZES, Lúcia Helena de Paula. Identidades e saberes de professores(as) de adolescentes: uma aproximação ao processo de sua constituição. 2004. 90 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2004.78pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29948-
dc.description.abstractIn this study, we looked at the teachers who has under their responsabilities a teenagers class. We think that the knowledge about their experiences makes it possible a better understanding of their practice and the ways which their actions go, as well as the meaning atributed to them. To know their academic trainning route, understanding the diffículties found dealing with the teenagers and find out the sources used to overcome situations are the objective of this work. The conversations with the teenagers teachers from a specific school , done by interviews, gave us the possibility to approach their identity. Through this study, it was possible to see that the teachers present themselves more as an individual person than as a professional. About their inicial academic studies the interviewed teachers reported having problems related to the theory and practice on the graduations courses done. In their testimony they give more emphasis to the work experience as one of the most important sources of their professional knowledge and reveled that the dialogue with the teenagers are the major source to overcome conflicts and also is the best way to the development of citizens.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectProfessor(a) de adolescentept_BR
dc.subjectAdolescênciapt_BR
dc.subjectDiálogopt_BR
dc.subjectFormação inicial e continuadapt_BR
dc.subjectCategoria profissionalpt_BR
dc.subjectExperiênciapt_BR
dc.subjectTeenagers teacherpt_BR
dc.subjectAdolescencept_BR
dc.subjectDialoguept_BR
dc.subjectAcademic education and trainningpt_BR
dc.subjectProfessional categorypt_BR
dc.subjectExperiencept_BR
dc.titleIdentidades e saberes de professores(as) de adolescentes: uma aproximação ao processo de sua constituiçãopt_BR
dc.title.alternativeIdentities and knowledge of adolescent teachers: an approach to the process of their constitutionpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Naves, Marisa Lomônaco de Paula-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8336077557847813pt_BR
dc.contributor.referee1Ribeiro, Cláudia Maria-
dc.contributor.referee2Cicillini, Graça Aparecida-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2000307058876194pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoNeste estudo, dirigimos nosso olhar para os(as) professores(as) que têm sob sua responsabilidade uma classe de adolescentes. Pensamos que o conhecimento sobre os seus saberes nos possibilita uma melhor compreensão de sua prática e sobre os caminhos pelos quais transitam suas ações, bem como o sentido que atribuem a elas. Conhecer o percurso de sua formação, compreender as dificuldades que encontram na lide com os(as) adolescentes e conhecer os recursos que utilizam para superá-las constituem os objetivos deste trabalho. A interlocução com professoras de adolescentes de uma escola especifica, realizada por meio de entrevista semi-estruturada, possibilitou-nos aproximar de sua identidade. Por meio deste estudo, foi possível perceber que as professoras se apresentam freqüentemente como pessoas individuais e não como membros de uma categoria profissional. Quanto a sua formação inicial, as professoras entrevistadas relatam haver problemas relacionados à fragilidade da relação teoria - prática nos cursos de graduação que fizeram. Em seus depoimentos, dão maior ênfase à experiência como uma das mais importantes fontes de seus saberes profissionais e revelam encontrar no diálogo com o(a) adolescente o principal recurso para a superação dos conflitos e para o desenvolvimento de seu trabalho de formar cidadãos(ãs).pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.sizeorduration90pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2004.78pt_BR
dc.orcid.putcode81753355-
dc.crossref.doibatchida330bce0-907a-448e-a12f-ff38922d87e3-
dc.subject.autorizadoProfessorespt_BR
dc.subject.autorizadoAdolescentespt_BR
dc.subject.autorizadoEducação permanentept_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
IdentidadesSaberesProfessores.pdf3.84 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons