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dc.creatorSoares, Larissa Ribeiro-
dc.date.accessioned2020-09-24T01:16:10Z-
dc.date.available2020-09-24T01:16:10Z-
dc.date.issued2019-10-18-
dc.identifier.citationSOARES, Larissa Ribeiro. Estratégias de elisão fiscal das empresas brasileiras: uma abordagem setorial a partir da análise dos incentivos fiscais. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29944-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPlanejamento tributáriopt_BR
dc.subjectElisão fiscalpt_BR
dc.subjectAbordagem setorialpt_BR
dc.titleEstratégias de elisão fiscal das empresas brasileiras: uma abordagem setorial a partir da análise dos incentivos fiscaispt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Borges, Sabrina Rafaela Pereira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5350225565963165pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoCompreende-se como elisão fiscal um mecanismo lícito empregado pelas empresas com o objetivo de reduzir ou até mesmo eliminar uma ocorrência tributária. Os incentivos fiscais promovidos pelo governo são aplicados em diversas esferas com objetivo de alcançar a elisão fiscal. No tocante às estratégias de planejamento tributário, pouco se conhece da existência de um comportamento comum entre as estratégias utilizadas pelas organizações que fazem parte de um mesmo setor. Sendo assim, este estudo tem como objetivo identificar e analisar as possíveis relações entre as estratégias de incentivos fiscais das empresas listadas no Novo Mercado da Bolsa, Mercado e Balcão (B3) e os setores de atuação das companhias. O trabalho traz como abordagem principal a identificação das estratégias de elisão fiscal utilizadas pelas empresas brasileiras e a possibilidade de identificar um padrão de comportamento setorial para a elisão fiscal. Para chegar ao objetivo do artigo, foi empregada como metodologia uma base documental, de caráter descritivo e qualitativo, onde foram analisadas as Demonstrações Contábeis das companhias abertas brasileiras e as notícias na mídia, buscando encontrar informações referentes à economia fiscal das empresas. A amostra foi composta por 143 empresas avaliadas entre o período de 2013 a 2018 e segmentadas conforme a classificação setorial da B3. Para as análises utilizou-se a correlação de Pearson, e os resultados apontaram que não existe uma relação direta entre a associação das estratégias de elisão fiscal das companhias por meio dos incentivos fiscais e os setores analisados. Por meio da frequência relativa dos benefícios fiscais utilizados pelas companhias, verificou-se que os incentivos fiscais por tributo específico foram os mais utilizados.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseCiências Contábeispt_BR
dc.sizeorduration18pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpt_BR
Appears in Collections:TCC - Ciências Contábeis

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