Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29898
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Mazza, Samuel Nogueira | - |
dc.date.accessioned | 2020-09-15T12:58:42Z | - |
dc.date.available | 2020-09-15T12:58:42Z | - |
dc.date.issued | 2020-06-26 | - |
dc.identifier.citation | MAZZA, Samuel Nogueira. As recepções da Quasar Cia. de Dança: influências e interpretações sobre o espetáculo No Singular (2012). 2020. 173 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.3028. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29898 | - |
dc.description.abstract | This study aims to analyze the art scene, more specifically the dance scence, in the city of Goiânia from the 2000s. The main object of analysis is No Singular (2012), a performance by Quasar Cia. De Dança, a dance company established in the 1990s and kept active at least until the second half of the 2000s. This work’s intention is to understand and discuss interpretations about the company developed by academia, the media and art critics. The research questions values commonly attributed to the company’s work, such as contemporary dance, innovation, singularity and isolation. Such values, or ideas, are usually linked to Quasar’s choreographer Henrique Rodovalho, who rises as a central figure in Goiás State cultural scene, following the recognition of the dance company in the 1990s. In this context, the study’s goal is to discuss these ideas from a broader perspective about cultural production, establishing a dialogue with what has been released in academic papers and newspaper articles about art and culture in the city of Goiânia. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | No Singular | pt_BR |
dc.subject | Quasar Cia. De Dança | pt_BR |
dc.subject | Dança Contemporânea | pt_BR |
dc.subject | Contemporary dance | pt_BR |
dc.subject | Isolamento | pt_BR |
dc.subject | Isolation | pt_BR |
dc.subject | Recepção | pt_BR |
dc.subject | Reception | pt_BR |
dc.subject | Crítica Especializada | pt_BR |
dc.subject | Art criticism | pt_BR |
dc.title | As recepções da Quasar Cia. de Dança: influências e interpretações sobre o espetáculo No Singular (2012) | pt_BR |
dc.title.alternative | The receptions of Quasar Cia. de Dança: influences and interpretations about the spectacle No Singular (2012) | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Ramos, Alcides Freire | - |
dc.contributor.referee1 | Ramos, Rosangela Patriota | - |
dc.contributor.referee2 | Costa, Rodrigo de Freitas | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4960498495113946 | pt_BR |
dc.description.degreename | Dissertação (Mestrado) | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho tem como objetivo analisar o cenário artístico goiniense, mais especificamente o campo da dança, a partir dos anos 2000. O objeto central é a análise do espetáculo No Singular (2012), da Quasar Cia. De Dança, que se estabelece no cenário cultural a partir dos anos de 1990, como um grupo estável de produção artística, até, pelo menos, a segunda década dos anos 2000. A intenção é compreender e discutir determinadas interpretações construídas sobre a companhia em diversos âmbitos, tais como o acadêmico, jornalístico e a crítica especializada, a partir da recepção das obras produzidas e apresentadas pelo grupo. No campo da recepção, é perceptível a atribuição de certos valores à companhia, como as ideias de dança contemporânea, inovação, singularidade e isolamento, os quais foram questionados ao longo da pesquisa. Esses valores, ou ideias, estão normalmente atreladas ao coreógrafo da Quasar, Henrique Rodovalho, que surge como figura central em todo o contexto cultural do estado de Goiás, após o reconhecimento da companhia no anos de 1990. Nesse sentido, objetivamos discutir essas ideias a partir de uma reflexão mais ampla sobre a produção cultural, articulando com o que tem sido divulgado em trabalhos acadêmicos e nas notícias de jornais sobre arte e cultura na cidade de Goiânia. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em História | pt_BR |
dc.sizeorduration | 173 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL::HISTORIA REGIONAL DO BRASIL | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.3028 | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 80420702 | - |
dc.crossref.doibatchid | 58434145-d6ec-45ce-b3f5-4a5d7e4364e9 | - |
dc.subject.autorizado | Dança | pt_BR |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - História |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
RecepcoesQuasarDanca.pdf | Dissertação ou Tese | 3.01 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License