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dc.creatorPinto, Maryane Stella-
dc.date.accessioned2020-08-28T22:00:51Z-
dc.date.available2020-08-28T22:00:51Z-
dc.date.issued2018-08-16-
dc.identifier.citationPINTO, Maryane Stella. A questão sobre a eternidade do mundo segundo o Comentário de Tomás de Aquino ao Tratado do Céu. 2018. 98f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2018. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.1320.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29779-
dc.description.abstractThe purpose of this work was to analyze the question of the eternity of the world in Thomas Aquinas in view of his reading to De Caelo of Aristotle. The work of Thomas Aquinas is vast, in addition to the Sum of Theology, the Corpus Thomisticum has pamphlets, disputed questions and comments; among the latter are those for the Bible, the Neoplatonic, Boethius, and Aristotle. The comments to Aristotle is the object of this work. The activity of commenting on the Philosopher was most probably inaugurated, according to Torrel, in the years between 1267 and 1269, hence he continued in this office at a rapid pace, especially after the translations of Guillermo de Moerbeke, an eminent translator, had a unique knowledge of the Greek language, which allowed him to translate a vast amount of philosophical works, mainly of Aristotle and other scientific ones. However, about this activity, a question arises: why did Thomas undertake to comment on almost all the works of Aristotle, what use would this arduous task confer upon him? First, this work will present Thomas's philosophical trajectory, as regards his office as a commentator of Aristotle, and how these questions are essential for the reading of Aquinas's comments to the Philosopher. Subsequently, a clipping will be presented in Thomas 'Commentary to De Caelo, specifically in Lessons 22-24, where Aquinas exposes Aristotle' s course on the question of the eternity of the world. And finally, this work will present how the Commentary on De Caelo influences Thomas' debate on the question of the eternity of the world, having as a point of support question 46 of the Sum of Theology.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEternidade do Mundopt_BR
dc.subjectDe Caelopt_BR
dc.subjectComentáriopt_BR
dc.subjectAristótelespt_BR
dc.subjectTomás de Aquinopt_BR
dc.subjectEternity of the Worldpt_BR
dc.subjectDe Caelopt_BR
dc.subjectCommentarypt_BR
dc.subjectAristotlept_BR
dc.subjectThomas Aquinaspt_BR
dc.titleA questão sobre a eternidade do mundo segundo o Comentário de Tomás de Aquino ao De Caelo.pt_BR
dc.title.alternativeThe question about the eternity of the world according to Thomas Aquinas' Commentary to De Caelo.pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Ferreira, Anselmo Tadeu-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7848440877036848pt_BR
dc.contributor.referee1Seneda, Marcos Cesar-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9151138206391021pt_BR
dc.contributor.referee2Nascimento, C. A. R-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2503183765651864pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9082948218884944pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoO propósito deste trabalho foi analisar a questão da eternidade do mundo em Tomás de Aquino tendo em vista sua leitura ao De Caelo de Aristóteles. A obra de Tomás de Aquino é vasta, além da Suma de Teologia, o Corpus Thomisticum conta com opúsculos, questões disputadas e comentários; dentre esses últimos há os destinados a Bíblia, aos neoplatônicos, a Boécio e a Aristóteles. Os comentários a Aristóteles é o objeto deste trabalho. A atividade de comentar o Filósofo foi muito provavelmente inaugurada, segundo Torrel, nos anos entre 1267 e 1269, daí ele prosseguiu neste ofício em ritmo acelerado, principalmente depois das traduções de Guilherme de Moerbeke, eminente tradutor, tinha um conhecimento ímpar da língua grega, o que lhe permitiu traduzir uma vasta quantidade de obras filosóficas, principalmente de Aristóteles e outras científicas. Contudo, acerca desta atividade, surge uma questão: por que Tomás empreendeu comentar quase todas as obras de Aristóteles, qual a utilidade que essa árdua tarefa iria lhe conferir? Primeiramente, este trabalho vai apresentar o percurso filosófico de Tomás, no que diz respeito ao seu ofício de comentador de Aristóteles e de como essas questão são essenciais para a leitura dos comentários do Aquinata ao Filósofo. Ulteriormente, será apresentado um recorte no Comentário de Tomás ao De Caelo, especificamente nas lições 22 – 24, onde o Aquinata expõe o percurso de Aristóteles acerca da questão da eternidade do mundo. E por fim, este trabalho vai apresentar como o Comentário ao De Caelo influencia o debate de Tomás acerca da questão da eternidade do mundo, tendo como ponto apoio a questão 46 da Suma de Teologia.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Filosofiapt_BR
dc.sizeorduration98pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.1320pt_BR
dc.crossref.doibatchiddcdba2ad-6c25-4208-909e-9b3db15581db-
dc.subject.autorizadoFilosofiapt_BR
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