Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29725
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCunha, Ana Luiza Figueiredo-
dc.date.accessioned2020-08-20T12:33:42Z-
dc.date.available2020-08-20T12:33:42Z-
dc.date.issued2020-07-09-
dc.identifier.citationCUNHA, Ana Luiza Figueiredo. Proposta de um método estruturado para a construção de uma solução de espaços inteligentes por meio de práticas ágeis. 2020. 60 f. Dissertação (Mestrado em Gestão Organizacional) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.3911.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29725-
dc.description.abstractOrganizations have increasingly realized the importance of following the market and being attentive to the innovations that are emerging, to the point of using them as something beneficial for their business. In this work, the use of the Design Research method, combined with agile practices and related tools, will be presented and have been applied in an innovative and dynamic environment, with the objective of create solutions that generated greater results and satisfaction for the company, in a way that solve current problems and enable future business strategics. Thus, this study aimed to analyze and describe tools that contributed to application and development, in addition to proposing a method based on a different combination of these practices, resulted in an ideal innovative solution, aligned with the concept of Smart Spaces. For the proposition of the method capable of supporting the development of innovative solutions, the Design Research technical procedure was used. The development of this method was applied at company “X”, so that all planning of creation and validation of propositions was built with the target audience, going through stages such as in-depth interviews, personas creation, ideation, etc., during a period of three months, reaching the main needs and expectations of the user.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectEspaços inteligentespt_BR
dc.subjectDesign Researchpt_BR
dc.subjectMetodologia Agilept_BR
dc.subjectInovaçãopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento de soluçõespt_BR
dc.subjectSmart spacespt_BR
dc.subjectInnovationpt_BR
dc.subjectSolutions Developmentpt_BR
dc.subjectAgile Methodologypt_BR
dc.titleProposta de um método estruturado para a construção de uma solução de espaços inteligentes por meio de práticas ágeispt_BR
dc.title.alternativeStructured method for building a smart space solution through agile practicespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Pimenta, Márcio Lopes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3026927581342826pt_BR
dc.contributor.referee1Lopes, José Eduardo Ferreira-
dc.contributor.referee2Bortolaso, Ingridi Vargas-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6234965226711888pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoAs organizações têm percebido cada vez mais a importância em acompanhar o mercado e estarem atentas às inovações que estão surgindo, a ponto de usá-las como algo benéfico para seu negócio. Neste trabalho, será apresentada a proposta de utilização de um método combinado com práticas ágeis e ferramentas relacionadas, que foi aplicado em um ambiente inovador e dinâmico, com o objetivo de criar uma solução que gerasse resultados e satisfação para o negócio, de modo que sanasse problemas atuais e possibilitasse futuros negócios para a empresa. Dessa forma, este estudo teve como objetivo analisar e descrever ferramentas que contribuíram na sua aplicação e desenvolvimento, além de propor um método baseado em uma diferente combinação dessas práticas, que resultou em uma solução inovadora ideal, alinhada ao conceito de Espaços Inteligentes. Para a proposição do método capaz de suportar o desenvolvimento de soluções inovadoras foi utilizado o procedimento técnico Design Research. O desenvolvimento desse método foi aplicado na empresa “X”, para que todo o planejamento de criação e validação de proposições fosse construído junto ao público alvo, passando por etapas como entrevistas aprofundadas, criação de personas, ideação, etc, durante um período de três meses, atingindo as principais necessidades e expectativas do usuário.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Gestão Organizacional (Mestrado Profissional)pt_BR
dc.sizeorduration60pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESAS::MERCADOLOGIApt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.3911pt_BR
dc.crossref.doibatchid0d237edd-a739-4adb-a6bb-2a96485ebd4c-
dc.subject.autorizadoNegóciospt_BR
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Gestão Organizacional (Mestrado Profissional)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PropostaMetodoEstruturado.pdfDissertação3.41 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons