Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29625
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorDel Claro, Vergílio Torezan Silingardi-
dc.date.accessioned2020-08-06T22:07:02Z-
dc.date.available2020-08-06T22:07:02Z-
dc.date.issued2020-05-26-
dc.identifier.citationDEL CLARO, Vergilio Torezan Silingardi. A contribution to the study of composite shaft onboard rotors. 2020. 140 f. Tese de Doutorado - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2020.3907 .pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29625-
dc.description.abstractThe current understanding of rotordynamics and together with the capacity of modeling and predicting the physical behavior of such rotor systems have historically grown in bursts. Recent times have seen a great interest on the employment of advanced composite shafts and rotor systems for a myriad of industrial machines and innovative equipments. Consequently, this PhD Dissertation presents the review of traditional methods and the implementation of innovative Finite Element formulations adapted to the modeling of rotating systems. Accessory models for dedicated system components and specific physical phenomena are also revised and included into the Finite Elements models. An onboard composite shaft Classical Beam Theory model is developed, followed by an Unified Formulation model with additional capabilities. Three independent experimental test-rigs are utilized in the methodologies validation, reaching good representation of the rotors mechanical behavior. An adapted waterfall diagram is also presented as an alternative form of interpreting a full Unified Formulation model solution.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.languageengpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectDinâmica de Rotorespt_BR
dc.subjectDinâmica Embarcadapt_BR
dc.subjectEixo em Material Compostopt_BR
dc.subjectFormulacão Unificadapt_BR
dc.subjectRotordynamicspt_BR
dc.subjectOnboard Dynamicspt_BR
dc.subjectComposite Shaftpt_BR
dc.subjectUnified Formulationpt_BR
dc.subjectFEMpt_BR
dc.titleA contribution to the study of composite shaft onboard rotorspt_BR
dc.title.alternativeUma contribuição ao estudo de rotores embarcados com eixo de material Compostopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.contributor.advisor-co1Cavalini Júnior, Aldemir Aparecido-
dc.contributor.advisor1Steffen Júnior, Valder-
dc.contributor.referee1Tita, Volnei-
dc.contributor.referee2Gonçalves, Rogerio Sales-
dc.contributor.referee3Santos, Ilmar Ferreira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3693945278867144pt_BR
dc.description.degreenameTese (Doutorado)pt_BR
dc.description.resumoO entendimento atual sobre dinâmica de máquinas rotativas, e a capacidade de modelar e prever o comportamento físico destes sistemas rotativos, tem historicamente crescido em saltos. Tempos recentes têm visto um grande interesse no emprego de eixos de materiais compostos avançados e sistemas rotativos para uma miríade de máquinas industriais e novos equipamentos. Sendo assim, esta Tese de Doutorado apresenta a revisão de formulações de Elementos Finitos tradicionais e a implementação de métodos inovativos, adaptados para a modelagem de sistemas rotativos. Modelos acessórios para componentes dedicados dos sistemas e para fenômenos físicos específicos são também revisados e incluídos nos modelos de Elementos Finitos. Um modelo baseado na Teoria Clássica de Vigas com eixos em material composto e dinâmica embarcada é desenvolvido, seguido por um modelo de Teoria Unificada com capacidades adicionais. Três bancadas de testes experimentais são construídas e utilizadas na validação destas metodologias, permitindo uma boa representação do comportamento dinâmico dos rotores. Um diagrama cascata adaptado é também apresentado como uma forma alternativa de interpretar a solução do modelo de Formulação Unificada completo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Engenharia Mecânicapt_BR
dc.sizeorduration140pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::MECANICA DOS SOLIDOS::ANALISE DE TENSOESpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::PROJETOS DE MAQUINAS::ESTATICA E DINAMICA APLICADApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::PROJETOS DE MAQUINAS::METODOS DE SINTESE E OTIMIZACAO APLICADOS AO PROJETO MECANICOpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.te.2020.3907pt_BR
dc.orcid.putcode78434507-
dc.crossref.doibatchidadd0c1ea-4fbc-4bfd-811f-b22b6e154d78-
dc.description.embargo2022-05-26-
Appears in Collections:TESE - Engenharia Mecânica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ContributionStudyComposite.pdf29.21 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons