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dc.creatorLemos, Cristiane Lopes Simão-
dc.date.accessioned2020-07-27T12:30:31Z-
dc.date.available2020-07-27T12:30:31Z-
dc.date.issued2003-
dc.identifier.citationLEMOS, Cristiane Lopes Simão. Saberes e práticas curriculares: um estudo da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Uberlândia. 2003. 140 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2003.44.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29554-
dc.description.abstractThis dissertation has as study object the dynamics, to know and practical the curricular ones to them of the Superior Course of the College of Odontology of the Federal University of Uberlandia. The used methodology was based on the institution document analysis complemented by depositions of professors, former-pupils and registered idealist of the resume by means of verbal interviews and of half-structuralized questionnaires, In the analysis of the curricular tram the UCOEI (Clinical Integrated) was chosen as object of study for considering it the vertebral axle of the odontology resume of the FOUFU and its coherent objectives with the professional profile praised by the Institution. From a description-procedural analysis one searched initially, to understand the process of to make ideal of the College, the evolution of the resumes and the structural and pedagogical organization of the effective resume. In the second part, we historical point out the proposal of the Integrated Clinic and its insertion in the national curricular movement. Finally, we identify and we analyze four direction logics of the curricular dynamics, the logic of the integration, the logic of the spalling, the logic of the professionalization and the logic of the market. It has an interlacement of the four logics that if reveal and in it makes possible them to understand the tram of the fabric curricular of odontology education in the Institution and Brazil.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectPráticas curricularespt_BR
dc.subjectOdontologiapt_BR
dc.subjectFOUFUpt_BR
dc.subjectCurricular practicespt_BR
dc.subjectDentistrypt_BR
dc.titleSaberes e práticas curriculares: um estudo da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.title.alternativeCurricular knowledge and practices: a study by the Faculty of Dentistry, Federal University of Uberlandiapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Fonseca, Selva Guimarães-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6146634282412140pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Marcelo Soares Pereira da-
dc.contributor.referee2Bianchetti, Lucídio-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9279795437962960pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação tem como objeto de estudo a dinâmica, os saberes e as práticas curriculares do Curso Superior da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Uberlândia. A metodologia utilizada baseou-se na análise de documentos institucionais complementada por depoimentos de professores, ex-alunos e idealizador do currículo registrados por meio de entrevistas orais e de questionários semi-estruturados. Na análise da trama curricular a UCOEI (Clínica Integrada) foi escolhida como objeto de estudo por considera-la o eixo vertebral do currículo odontológico da FOUFU e seus objetivos coerentes com o perfil profissional preconizado pela Instituição. A partir de uma análise histórico-processual buscou—se inicialmente, compreender o processo de idealização da Faculdade, a evolução dos currículos e a organização estrutural e pedagógica do currículo vigente. Na segunda parte, situamos historicamente a proposta da Clínica Integrada e a sua inserção no movimento curricular nacional. Finalmente, identificamos e analisamos quatro lógicas norteadoras da dinâmica curricular, a lógica da integração, a lógica da fragmentação, a lógica da profissionalização e a lógica do mercado. Há um entrelaçamento das quatro lógicas que se manifestam e nos possibilita compreender a trama do tecido curricular do ensino odontológico na Instituição e no Brasil.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.sizeorduration140pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2003.44pt_BR
dc.orcid.putcode81753329-
dc.crossref.doibatchid2d14ea66-d3e4-4659-a390-cace60c999ad-
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