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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29546
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Machado, Gustavo de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2020-07-23T16:13:05Z | - |
dc.date.available | 2020-07-23T16:13:05Z | - |
dc.date.issued | 2020-07-20 | - |
dc.identifier.citation | MACHADO, Gustavo de Oliveira. Projeto de motor a relutância variável e simulação utilizando o método dos elementos finitos. 2020. 78 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29546 | - |
dc.description.abstract | The industries are responsible for the consumption of a large part of the electrical energy generated in the world. Within the industries, the main destination for this energy is the electric motor, which is present in the most diverse manufacturing processes. Therefore, developing more efficient motors contributes directly to reducing the use of natural resources of the planet. In this context, the switched reluctance motor has emerged as an alternative for several applications in the industrial sector, mainly those that demand operations at high and variable speeds. This type of motor has a simple construction, is very robust and allows the variation of speed through its drive system with high efficiency. Given the high technical and economical potential of it, in this paper the design of an 8/6 switched reluctance motor is carried out following procedures developed by consolidated references. To validate the project, simulations are performed using a finite element software, which makes it possible to visualize the magnetic flux distribution in the motor structure and also to survey its characteristic curves. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Motores a relutância variável | pt_BR |
dc.subject | Topologia 8/6 | pt_BR |
dc.subject | Elementos finitos | pt_BR |
dc.subject | FEMM | pt_BR |
dc.subject | Switched reluctance motors | pt_BR |
dc.subject | 8/6 Topology | pt_BR |
dc.subject | Finite Elements | pt_BR |
dc.title | Projeto de motor a relutância variável e simulação utilizando o método dos elementos finitos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Gomes, Luciano Coutinho | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794643E8 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Andrade, Darizon Alves de | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787741A6 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Moraes Filho, Marcos José de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4337797E7 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Fidelis, Ricardo Tirone | - |
dc.contributor.referee3Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4320615Z0 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8645291J5 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | As indústrias são responsáveis pelo consumo de grande parte da energia elétrica gerada no mundo. Dentro das indústrias, o principal destino para essa energia é o motor elétrico, que está presente nos mais diversos processos de fabricação. Portanto, desenvolver motores mais eficientes contribui diretamente com a redução do uso de recursos naturais do planeta. Neste contexto, o motor a relutância variável tem surgido como uma alternativa para várias aplicações no setor industrial, principalmente aquelas que demandam operações em altas velocidades e em velocidades variáveis. Este tipo de motor possui uma construção simples, é muito robusto e permite variar sua velocidade através do seu sistema de acionamento com um bom rendimento. Visto o alto potencial técnico e econômico do mesmo, neste trabalho é realizado o projeto de um motor a relutância variável 8/6 seguindo procedimentos desenvolvidos por referências consolidadas. Para validação do projeto, são feitas simulações através de um software de elementos finitos, que possibilita a visualização da distribuição de fluxo magnético na estrutura do motor e também o levantamento de suas curvas características. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Engenharia Elétrica | pt_BR |
dc.sizeorduration | 78 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA::SISTEMAS ELETRICOS DE POTENCIA::MAQUINAS ELETRICAS E DISPOSITIVOS DE POTENCIA | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 77810667 | - |
Appears in Collections: | TCC - Engenharia Elétrica |
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