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dc.creatorMachado, Gustavo de Oliveira-
dc.date.accessioned2020-07-23T16:13:05Z-
dc.date.available2020-07-23T16:13:05Z-
dc.date.issued2020-07-20-
dc.identifier.citationMACHADO, Gustavo de Oliveira. Projeto de motor a relutância variável e simulação utilizando o método dos elementos finitos. 2020. 78 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29546-
dc.description.abstractThe industries are responsible for the consumption of a large part of the electrical energy generated in the world. Within the industries, the main destination for this energy is the electric motor, which is present in the most diverse manufacturing processes. Therefore, developing more efficient motors contributes directly to reducing the use of natural resources of the planet. In this context, the switched reluctance motor has emerged as an alternative for several applications in the industrial sector, mainly those that demand operations at high and variable speeds. This type of motor has a simple construction, is very robust and allows the variation of speed through its drive system with high efficiency. Given the high technical and economical potential of it, in this paper the design of an 8/6 switched reluctance motor is carried out following procedures developed by consolidated references. To validate the project, simulations are performed using a finite element software, which makes it possible to visualize the magnetic flux distribution in the motor structure and also to survey its characteristic curves.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMotores a relutância variávelpt_BR
dc.subjectTopologia 8/6pt_BR
dc.subjectElementos finitospt_BR
dc.subjectFEMMpt_BR
dc.subjectSwitched reluctance motorspt_BR
dc.subject8/6 Topologypt_BR
dc.subjectFinite Elementspt_BR
dc.titleProjeto de motor a relutância variável e simulação utilizando o método dos elementos finitospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Gomes, Luciano Coutinho-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794643E8pt_BR
dc.contributor.referee1Andrade, Darizon Alves de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787741A6pt_BR
dc.contributor.referee2Moraes Filho, Marcos José de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4337797E7pt_BR
dc.contributor.referee3Fidelis, Ricardo Tirone-
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4320615Z0pt_BR
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8645291J5pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoAs indústrias são responsáveis pelo consumo de grande parte da energia elétrica gerada no mundo. Dentro das indústrias, o principal destino para essa energia é o motor elétrico, que está presente nos mais diversos processos de fabricação. Portanto, desenvolver motores mais eficientes contribui diretamente com a redução do uso de recursos naturais do planeta. Neste contexto, o motor a relutância variável tem surgido como uma alternativa para várias aplicações no setor industrial, principalmente aquelas que demandam operações em altas velocidades e em velocidades variáveis. Este tipo de motor possui uma construção simples, é muito robusto e permite variar sua velocidade através do seu sistema de acionamento com um bom rendimento. Visto o alto potencial técnico e econômico do mesmo, neste trabalho é realizado o projeto de um motor a relutância variável 8/6 seguindo procedimentos desenvolvidos por referências consolidadas. Para validação do projeto, são feitas simulações através de um software de elementos finitos, que possibilita a visualização da distribuição de fluxo magnético na estrutura do motor e também o levantamento de suas curvas características.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEngenharia Elétricapt_BR
dc.sizeorduration78pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA::SISTEMAS ELETRICOS DE POTENCIA::MAQUINAS ELETRICAS E DISPOSITIVOS DE POTENCIApt_BR
dc.orcid.putcode77810667-
Appears in Collections:TCC - Engenharia Elétrica

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