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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29350
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Rodrigues, Lóren Maria da Cruz | - |
dc.date.accessioned | 2020-05-19T19:16:15Z | - |
dc.date.available | 2020-05-19T19:16:15Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-11 | - |
dc.identifier.citation | RODRIGUES, Lóren Maria da Cruz Rodrigues. Avaliação do jogo educativo NEUROGAME-CARD. 2019. 41 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29350 | - |
dc.description.abstract | The educational game is characterized as an important pedagogical tool as it assists in cognitive processes, besides favoring clinical reasoning. Thus, the aim of this study was to evaluate the degree of student satisfaction regarding the NeuroGame- Card game that focuses on the twelve pairs of cranial nerves, with the purpose of improving the knowledge of undergraduate Nursing students regarding the proposed theme. This is a descriptive study of quantitative approach, developed with a sample of 44 participants. Data collection took place from October to December 2018, after approval by the Research Ethics Committee - CEP, Federal University of Uberlândia. Using the scale called EGameFlow that assesses the satisfaction of the subjects regarding the game. After data collection, they were tabulated in the Spss statistical program for analysis. As a result it was found the predominance of women with an average age of 22 years; 86.4% of players have affinity for games and 79.5% have affinity for team games. The use of the NeuroGame-card game as an educational strategy for teaching the physical examination of the twelve pairs of cranial nerves was considered a successful experience because it obtained an average of 6.43 in the domain clarity and objectivity through the EgameFlow scale. In this way, students were able to improve their knowledge in a playful and socialized way, motivating the participation of all in the teaching and learning process. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Avaliação educacional | pt_BR |
dc.subject | Nervos cranianos | pt_BR |
dc.title | Avaliação do jogo educativo NEUROGAME-CARD | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Patrícia Costa dos Santos da | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3826973025011874 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Oliveira, Livia Ferreira | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4452605246663278 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Dias, Emerson Piantino | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1137671946176830 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | O jogo educativo caracteriza-se como uma importante ferramenta pedagógica por auxiliar nos processos cognitivos, além de favorecer o raciocínio clínico. Assim, o objetivo desse estudo foi avaliar o grau de satisfação dos discentes, quanto ao jogo NeuroGame-Card que enfoca os doze pares de nervos cranianos, com finalidade de melhorar os conhecimentos dos estudantes de graduação em Enfermagem a respeito do tema proposto. Trata-se de um estudo descritivo de abordagem quantitativa, desenvolvido com uma amostra de 44 participantes. A coleta de dados ocorreu no período de outubro a dezembro de 2018, após a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa- CEP, Universidade Federal de Uberlândia. Utilizando-se a escala denominada EGameFlow que avalia a satisfação dos sujeitos com relação ao jogo. Após a coleta de dados, foram tabulados em programa estatístico Spss, para análise. Como resultado constatou-se o predomínio das mulheres com idade média de 22 anos; 86,4% dos jogadores tem afinidade por jogos e 79,5% possuem afinidade por jogos em equipe. A utilização do jogo NeuroGame-card como estratégia educacional para ensino do exame físico dos doze pares de nervos cranianos, foi considerada uma experiencia exitosa por ter obtido uma média de 6,43 no domínio clareza e objetividade por meio da escala EgameFlow. Desta forma, os estudantes puderam aprimorar os seus conhecimentos de forma lúdica e socializada, motivando a participação de todos no processo de ensino e aprendizagem. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Enfermagem | pt_BR |
dc.sizeorduration | 41 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - Enfermagem |
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