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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29330
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Machado, Mirela Bansi | - |
dc.date.accessioned | 2020-05-12T22:46:55Z | - |
dc.date.available | 2020-05-12T22:46:55Z | - |
dc.date.issued | 2020-03-04 | - |
dc.identifier.citation | MACHADO, Mirela Bansi. O cinema como ação política: militância, identidade e memória no filme Operación Masacre, de Jorge Cedrón (Argentina, 1972). 2020. 145 f. Dissertação (Mestrado em História) - UNiversidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.324 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29330 | - |
dc.description.abstract | This work aims to analyze clandestine cinema as an instrument and political manifest. The object and main source of this dissertation comprises the Argentinean film Operación Masacre, of 1972, directed by Jorge Cedrón during the dictatorship of Argentinean Revolution, considering his transit on the new peronist leftist and the movement of Nuevo Cine Latinoamericano. The film was based on the investigative journalism book written by Rodolfo Walsh about the shooting of more than ten men during the Liberation Revolution, which deposed Perón and outlawed peronism. During the 1960s and 1970s, it was emerged the idea of revolutionary changes expressed in the political, social and cultural field in Latin America, which served as the basis for armed militancy in the streets and in art. The experience, the feeling and the memory project of Argentinean peronists are the main support to understand the referred production. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | Nuevo Cine Latinoamericano | pt_BR |
dc.subject | Nuevo Cine Latinoamericano | pt_BR |
dc.subject | Cinema | pt_BR |
dc.subject | Cinema | pt_BR |
dc.subject | Operación Masacre | pt_BR |
dc.subject | Operation Massacre | pt_BR |
dc.subject | Peronismo | pt_BR |
dc.subject | Peronism | pt_BR |
dc.subject | Memória | pt_BR |
dc.subject | Memory | pt_BR |
dc.title | O cinema como ação política: militância, identidade e memória no filme Operación Masacre, de Jorge Cedrón (Argentina, 1972) | pt_BR |
dc.title.alternative | El cine como acción política: militancia, identidad y memoria en la película Operación Masacre, de Jorge Cedrón (Argentina, 1972) | pt_BR |
dc.title.alternative | Cinema as political action: militancy, identity and memory in the film Operación Masacre, by Jorge Cedrón (Argentina, 1972) | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Spini, Ana Paula | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3188333917470405 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Campo, Mônica Brincalepe | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0905245325390054 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Christofoletti, Patricia Ferreira Moreno | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8751747696685656 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0218497879152973 | pt_BR |
dc.description.degreename | Dissertação (Mestrado) | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho tem como objetivo analisar o cinema clandestino como instrumento e manifesto político. O objeto e a fonte principal desta dissertação compreendem o filme argentino Operación Masacre, de 1972, dirigido por Jorge Cedrón durante a ditadura da Revolução Argentina, levando em conta o seu trânsito na nova esquerda peronista e no movimento do Nuevo Cine Latinoamericano. O filme foi baseado no livro de jornalismo investigativo escrito por Rodolfo Walsh sobre um fuzilamento de mais de dez homens durante a Revolução Libertadora, que depôs Perón e proscreveu o peronismo. Durante os anos 1960 e 1970, surgia a ideia de mudança revolucionária expressada no campo político, social e cultural na América Latina, que serviu de base para uma militância armada nas ruas e na arte. A experiência, o sentimento e o projeto de memória dos argentinos peronistas são o apoio principal para compreender a referida produção. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em História | pt_BR |
dc.sizeorduration | 145 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.324 | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 73880632 | - |
dc.crossref.doibatchid | 54576237-7f66-4f42-90d2-542e1007819d | - |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - História |
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