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dc.creatorBritto, Leticia Vasconcelos-
dc.date.accessioned2020-05-07T12:10:29Z-
dc.date.available2020-05-07T12:10:29Z-
dc.date.issued2004-
dc.identifier.citationBRITTO, Letícia Vasconcelos. A subjetividade do professor: significados e sentidos do cotidiano escolar. 2004. 133 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia , Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2004.52pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29301-
dc.description.abstractThe identity of a teacher in our society is formed by complex dimensions which are sometimes undefined. The perception of this professional, established by either common sense or determined historically, seems to be based in an idea of a laborer with tasks and responsibilities previously defined by the society. The teacher should demonstrate certain types of knowledge, skills and personal behavior that meet the social expectance. From this standpoint, the goal of this work is to discuss the process in which the teacher identity is formed by analyzing the subjective aspects of his education, his life background, practice and schooling routine. Individual interviews with five teachers, two supervisors and the principal of a public school in the town of Araxá were performed. These interviews were based and analyzed upon a theoretical framework of different authors who argue the genesis of an individual from a socio-cultural approach. By analyzing the interviews, it was possible to understand the influential aspects that drive the choice for a career as an educator, the formation as a professional and how the teachers handle the problems of schooling routine, including the students with learning disabilities and their families. The process for the formation of a teacher's identity is vast and complex. Vast because involves all his life background, from his childhood to his educational formation and work routine. Complex because implies in building relationships/cross-links of the facts of all his life which the individual assigned meaning to his experiences, making then a process that unites and combines social facts as well as subjective and innermost perceptions,pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectProfessor e a construção de sua identidadept_BR
dc.subjectPesquisapt_BR
dc.titleA subjetividade do professor: significados e sentidos do cotidiano escolarpt_BR
dc.title.alternativeThe subjectivity of the teacher: meanings and senses of the school routinept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Cunha, Myrtes Dias da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7883086091263511pt_BR
dc.contributor.referee1Naves, Marisa Lomônaco de Paula-
dc.contributor.referee2Leite, Sérgio Antônio da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2742604658320706pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoA identidade do professor em nossa sociedade está configurada por dimensões complexas e, por vezes, indefinida. A imagem deste profissional, estabelecida pelo senso comum ou historicamente determinada, parece ser fundamentada numa idéia de profissional imbuído de fazeres e responsabilidades socialmente pré-determinados. Espera-se do professor determinados tipos de conhecimentos, habilidades e, até mesmo, posturas pessoais que conferem a este profissional uma responsabilidade de satisfazer a determinados tipos de expectativas sociais. Nessa perspectiva, essa pesquisa tem como objetivo discutir o processo de constituição do professor analisando os aspectos subjetivos de sua formação, suas vivências, sua prática e seu cotidiano escolar. Foram realizadas entrevistas individuais com cinco professoras, duas supervisoras e uma diretora de uma escola municipal da cidade de Araxá. Essas entrevistas foram fundamentadas e analisadas sob o referencial teórico de diferentes autores que discutem a constituição do sujeito numa abordagem sociocultural. Nas análises das entrevistas, pudemos compreender aspectos que influenciam na escolha do magistério, na formação profissional e sobre como as professoras lidam com as dificuldades do cotidiano escolar, incluindo os alunos com problemas de aprendizagem e suas respectivas famílias. Entendemos que a formação do professor é um processo amplo e complexo. Amplo porque envolve todas as suas vivências, tanto infantis quanto de formação e trabalho cotidiano. Complexo porque implica em relacionamentos/entrecruzamentos diversos dos acontecimentos de toda sua vida onde o sujeito atribui sentidos às suas experiências, constituindo-se num processo que reúne e combina acontecimentos sociais e também produções subjetivas e internas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.sizeorduration133pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2004.52pt_BR
dc.orcid.putcode81753290-
dc.crossref.doibatchid9278b139-c739-44ea-83ee-a40cc9851646-
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