Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29273
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Martins, Milene Mary | - |
dc.date.accessioned | 2020-05-04T12:37:50Z | - |
dc.date.available | 2020-05-04T12:37:50Z | - |
dc.date.issued | 2020-02-20 | - |
dc.identifier.citation | MARTINS, Milene Mary. Para além dos jogos: estudo das estratégias didáticas no ensino fundamental público em Uberlândia-MG. 2020. 143 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Tecnologias, Comunicação e Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.120 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29273 | - |
dc.description.abstract | By transforming the interactions between people technology has boosted new educational demands for the formation of subjects able to live in today's society. In the face of such a scenario, it is necessary to search for methods and didactic resources that contribute to improve learning results. The game and the activities with pedagogical strategies common to this universe can be considered didactic-methodological possibilities to motivate and arouse the interest of students and enhance learning. Given this context, the present research investigated the use of games and didactic strategies related to these as a teaching resource in teaching Elementary School, specifically in the 1st grade classes of municipal public schools in Uberlândia. The sample was selected according to the five geographic regions of the city, with the intention of composing a diversified sample. The present research is of a qualitative and quantitative nature, since it contemplated the collection of quantitative data through an online questionnaire to know the educational context and interviews for the analysis and understanding of the reports of professional about their pedagogical practices. The final considerations demonstrate that even the teachers of the investigated educational environment strive to use the games even in adverse situations, but mainly use the didactic strategies of entertainment activity in their classroom planning in a conscious and systematic way. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Jogos | pt_BR |
dc.subject | Games | pt_BR |
dc.subject | Estratégias didáticas | pt_BR |
dc.subject | Didactic strategies | pt_BR |
dc.subject | Laboratório de informática | pt_BR |
dc.subject | Computer Lab | pt_BR |
dc.title | Para além dos jogos: estudo das estratégias didáticas no ensino fundamental público em Uberlândia-MG | pt_BR |
dc.title.alternative | Beyond games: study of didactic strategies in public elementary education in Uberlândia-MG | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Santos, Vanessa Matos dos | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2601633916210576 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Valente, Vânia Cristina Pires Nogueira | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8962021573218552 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Franco, Aléxia Pádua | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/4607042780750206 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1907210514317834 | pt_BR |
dc.description.degreename | Dissertação (Mestrado) | pt_BR |
dc.description.resumo | Ao transformar as interações entre os sujeitos, a tecnologia impulsionou novas demandas educacionais por formação de sujeitos aptos a viverem na atual sociedade. Nesse cenário, faz- se necessária a busca por estratégias e recursos didáticos que contribuam para melhorar os resultados da aprendizagem. O jogo e as atividades com estratégias didáticas comuns ao universo dos jogos podem ser considerados possibilidades didático-metodológicas para motivar e despertar o interesse dos alunos e potencializar o aprendizado. Diante de tal contexto, a presente pesquisa investigou o uso de jogos e de estratégias didáticas que se relacionam a eles como recurso pedagógico no Ensino Fundamental I, especificamente nas turmas de 1º ano das escolas públicas municipais de Uberlândia. A seleção das instituições de ensino se deu em função das cinco regiões geográficas da cidade, com a intenção de compor uma amostra diversificada. A presente pesquisa é de natureza quali-quantitativa, uma vez que contemplou o levantamento de dados quantitativos através de questionário onli-ne para conhecer o contexto educacional e entrevistas para a análise e compreensão dos relatos de professores sobre suas práticas pedagógicas. As considerações finais demonstram que as professoras do contexto investigado se esforçam para utilizar os jogos mesmo em situações adversas, mas, principalmente, utilizam as estratégias didáticas destes no seu planejamento de sala de aula de forma consciente e sistematizada. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional) | pt_BR |
dc.sizeorduration | 143 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.120 | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 73381025 | - |
dc.crossref.doibatchid | 9278b139-c739-44ea-83ee-a40cc9851646 | - |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ParaAlemJogos.pdf | Dissertação | 1.75 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.