Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29084
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorOliveira, Thais Regina Spanazzi de-
dc.date.accessioned2020-03-31T13:00:36Z-
dc.date.available2020-03-31T13:00:36Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Thais Regina Spanazzi de. Estratégias empresariais comparadas: o caso de três mineradoras latino-americanas. 2005. 226 f. Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2005.44pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29084-
dc.description.abstractEspecially throughout the 1990s, Latin American countries adopted reforms with a view to economic liberalization and liberalization. This process allowed foreign investors to enter various sectors of these economies, including mining. In view of this, it was possible for mining companies to enter the global movement of the sector, namely, asset reorganization and formation of strategic alliances, especially with foreign investors. In the face of these changes, the intention was to analyze the business strategies of Latin American mining companies, in a context of growing openness and economic liberalization. In this sense, the objective of the work was to investigate, comparatively and in depth, which were the business strategies adopted by three important Latin American mining companies, namely: Companhia Vale do Rio Doce (CVRD, Brazil), Corporación Nacional dei Chile copper (Codelco, Chile) and the Compania de Minas Buenaventura (BVN, Peru). In turn, business strategies were broken down into four dimensions, although the interconnection between them is naturally recognized: z) Competitive Strategies: how the company operates in its main business; ii) Corporate Strategies: history, level, degree and type of diversification; zzz) Internationalization Strategies: the company's investment trajectory abroad; and zv) Cooperative Strategies: predominant type of developed strategic alliances. The main motivations for the preparation of the study are of two natures: one of a macroeconomic nature, since mining remains an important activity for Latin American countries; and another microeconomic, since this activity has received little attention from the literature on industrial organization.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectLiberalização econômicapt_BR
dc.subjectCompanhia Vale do Rio Docept_BR
dc.titleEstratégias empresariais comparadas: o caso de três mineradoras latino-americanaspt_BR
dc.title.alternativeCompared business strategies: the case of three latin american mining companiespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Paula, Germano Mendes de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2678047465053355pt_BR
dc.contributor.referee1Morandi, Ângela Maria-
dc.contributor.referee2Xavier, Clésio Lourenço-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8094927662374759pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEspecialmente ao longo dos anos noventa, os países latino-americanos adotaram reformas com vistas à abertura e liberalização econômica. Este processo possibilitou a entrada de investidores estrangeiros em vários setores dessas economias, inclusive no de mineração. Diante disso, foi possível às mineradoras se inserirem no movimento global do setor, qual seja, reorganização patrimonial e formação de alianças estratégicas, sobretudo com investidores estrangeiros. Frente a essas transformações, pretendeu-se analisar as estratégias empresariais das mineradoras latino-americanas, num contexto de crescente abertura e liberalização econômica. Neste sentido, o objetivo do trabalho foi o de investigar, comparativamente e em profundidade, quais foram as estratégias empresariais adotadas por três importantes empresas mineradoras latino-americanas, a saber: Companhia Vale do Rio Doce (CVRD, Brasil), a Corporación Nacional dei Cobre de Chile (Codelco, Chile) e a Compania de Minas Buenaventura (BVN, Peru). Por sua vez, as estratégias empresariais foram desmembradas em quatro dimensões, embora se reconheça naturalmente a interligação entre elas: z) Estratégias Competitivas: forma de atuação da empresa no seu principal negócio; ii) Estratégias Corporativas: histórico, nível, grau e tipo de diversificação; zzz) Estratégias de Internacionalização: trajetória de investimento da empresa no exterior; e zv) Estratégias Cooperativas: tipo predominante das alianças estratégicas desenvolvidas. As principais motivações para a elaboração do estudo decorrem de duas naturezas: uma de ordem macroeconômica, visto que a mineração continua sendo uma importante atividade para os países latino-americanos; e outra microeconômica, por esta atividade vir recebendo pouca atenção por parte da literatura relativa à organização industrial.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Economiapt_BR
dc.sizeorduration226pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2005.44pt_BR
dc.orcid.putcode81762227-
dc.crossref.doibatchid0614f9c5-fdfd-49ca-82e6-264faa062f03-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Economia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EstrategiasEmpresariaisComparadas.pdf15.72 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons