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dc.creatorAmorim, Gabriel de-
dc.date.accessioned2020-03-17T19:54:50Z-
dc.date.available2020-03-17T19:54:50Z-
dc.date.issued2020-02-14-
dc.identifier.citationAMORIM, Gabriel. Distribuição de dividendos e valor de empresas listadas na B3. 2020. 117 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.317pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/29007-
dc.description.abstractThe relationship between dividends and firm’s value is a recurring theme in the scientific literature. However, its existence is still non-consensual. One of the gaps in studies is the use of statistical procedures aimed at analyzing the average of the sample. However, since the clientele may be in favor or against the distribution of dividends, the ends of the samples are the sensitive points to study. With this proposition, international findings have suggested that non-dividend companies are better valued by the market than companies that make a small distribution of profits, while companies with higher dividend payouts are better valued across the sample. This relationship has been described as “J-Shaped”. Using these findings and supported by the “Bird-in-Hand” Theory, which argues for the relevance of the dividend to firm value, and the Agency Theory, this study aimed to identify the existence of the "J-Shaped" relationship in the Brazilian stock market. To this end, a sample of 3,556 observations, from 271 companies, from 1996 to 2018, was divided as non-dividend payers (DIV0) and dividend payers, then divided into five groups classified according to the dividend distributed (DIV1 to DIV5). Through panel data, it was concluded that the relationship between dividends and firm’s value in the Brazilian stock market does not show the “J-Shaped”, more similar to a linear relationship. Also, the relevance of dividends in the firm’s value in the Brazilian market was confirmed. Additionally, tests were conducted by scenarios of changes in the dividend policy (payment/non-payment), variations in the economic scenario and to knowledge of the influence of the presence of the Government as a high shareholder. All tests confirmed the relevance of dividends to company value and provided evidence of anti-Agency behavior by investors. This pro-dividend behavior of the Brazilian market was credited to specific factors such as informational asymmetry, high share concentration, low stock liquidity and attractive interest rates in the financial market, as well as investor behavioral characteristics such as risk mitigation and haste in return on invested capital.pt_BR
dc.description.sponsorshipPesquisa sem auxílio de agências de fomentopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/3.0/us/*
dc.subjectDividendospt_BR
dc.subjectRelevância dos dividendospt_BR
dc.subjectValor de empresaspt_BR
dc.subjectTeoria da Agênciapt_BR
dc.subjectContabilidadept_BR
dc.subjectDividendspt_BR
dc.subjectFirm’s valuept_BR
dc.subjectBird-in-handpt_BR
dc.subjectAgency Theorypt_BR
dc.titleDistribuição de dividendos e valor de empresas listadas na B3pt_BR
dc.title.alternativeDividend payments and value of firms listed on B3pt_BR
dc.title.alternativePago de dividendos y valor de las empresas que figuran en B3pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Brunozi Jr., Antônio Carlos-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0222405169890569pt_BR
dc.contributor.advisor1Lima, Nilton César-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5091784860089845pt_BR
dc.contributor.referee1Kronbauer, Clóvis Antônio-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9586157708831103pt_BR
dc.contributor.referee2Miranda, Gilberto José-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3004130380690632pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5818769126303872pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoA relação entre os dividendos e o valor das empresas é tema recorrente na literatura científica. Entretanto, não há consenso sobre sua existência ou não. Uma das lacunas nos estudos é a utilização de procedimentos voltados para analisar a média das amostras, que, dada a clientela ser favorável ou contrária à distribuição de dividendos ela é insuficiente, pois as extremidades dos dados são os pontos sensíveis a serem estudados. Com esta proposição, achados internacionais sugeriram que empresas que não distribuem dividendos são mais bem avaliadas pelo mercado que empresas que efetuam uma pequena distribuição de lucros, enquanto as empresas com maiores distribuições de dividendos são melhor avaliadas entre toda a amostra, há a evidenciação de que a média dos dados dos dividendos não esclarece essas situações. Esta relação foi descrita como Relação em “Formato J”. De posse deste achado e apoiado na Teoria do “Pássaro na Mão”, que defende a relevância do dividendo no valor das empresas, e na Teoria de Agência, este estudo objetivou identificar a existência do “Formato J” na relação entre dividendos e valor da empresa no mercado brasileiro. Para tal, uma amostra composta por 3.556 observações de 271 empresas, no período de 1996 a 2018, foi dividida entre empresas não pagadoras de dividendos (DIV0) e pagadoras de dividendos, sendo estas últimas divididas em cinco grupos classificados de acordo com o dividendo distribuído (DIV1 a DIV5). Por meio de regressão de dados em painel, percebeu-se que a relação entre dividendos e valor das empresas no mercado brasileiro não apresenta o “Formato J”, se assemelhando mais a uma relação linear. Também, confirmou-se a relevância dos dividendos no valor da empresa no mercado brasileiro. Adicionalmente, foram realizados testes com cenários de mudança da política de dividendos (pagamento/não pagamento), de oscilações no cenário econômico e com relação à influência da presença do ente estatal como grande detentor de ações. Todos os testes confirmaram a relevância dos dividendos com o valor das empresas e forneceram indícios de comportamento anti-agência por parte dos investidores. Este comportamento pró-dividendos do mercado brasileiro foi creditado a fatores do próprio mercado, como assimetria informacional, alta concentração acionária, baixa liquidez de ações e juros atrativos no mercado financeiro, bem como as características comportamentais dos investidores, como mitigação do risco e celeridade na remuneração do capital investido.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciências Contábeispt_BR
dc.sizeorduration117pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.317pt_BR
dc.orcid.putcode70747453-
dc.crossref.doibatchiddae0a80d-ed08-43ea-be02-620e5b756a41-
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