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dc.creatorSantos, Josely Alves dos-
dc.date.accessioned2020-03-16T14:31:19Z-
dc.date.available2020-03-16T14:31:19Z-
dc.date.issued2020-02-28-
dc.identifier.citationSANTOS, Josely Alves dos. Ensino de Matemática e Transtorno do Espectro Autista – TEA: possibilidades para a prática pedagógica nos anos iniciais do Ensino Fundamental. 2020. 128 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.124pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28998-
dc.description.abstractThis research started from the question: What are the possibilities for the development of the pedagogical practice of teachers who teach Mathematics in the first years of Elementary School for students with Autism Spectrum Disorder? Based on this guiding question, it was intended to study, identify, analyze and describe alternatives for educators to develop in their pedagogical practice in the early years in view of students with Autism Spectrum Disorder - ASD. To answer the proposed problem and achieve the objectives set, the research was developed in a qualitative approach, more specifically, the bibliographic research was adopted here. Through a contextualization of mathematics teaching in the early years and the specificities of Autism Spectrum Disorder, the present work portrayed some alternatives for learning the mathematical concepts seeking to establish if the strategy would be appropriate for autists. Thus, it was presented as a possibility for the diversification of the teacher's pedagogical practice the History of Mathematics, Problem Solving, Mathematical Modeling, Games, Information and Communication Technologies and Project-Based Learning. In order to establish whether each strategy would be viable for working with autistic students, we sought to interrelate the attributes of each and the characteristics of Autism Spectrum Disorder.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectTranstorno do Espectro Autistapt_BR
dc.subjectInclusão Escolarpt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectMathematicspt_BR
dc.subjectAutism Spectrum Disorderpt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectSchool Inclusionpt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.titleEnsino de Matemática e Transtorno do Espectro Autista – TEA: possibilidades para a prática pedagógica nos anos iniciais do Ensino Fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeTeaching Mathematics and Autism Spectrum Disorder - ASD: possibilities for pedagogical practice in the early years of elementary schoolpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Guilherme Saramago de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9522343899468842pt_BR
dc.contributor.referee1Arantes, Margareth Gomes Rosa-
dc.contributor.referee2Baraúna, Silvana Malusá-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5160346954806173pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa partiu do seguinte questionamento: Quais são as possibilidades para o desenvolvimento da prática pedagógica de professores que ensinam Matemática nos primeiros anos do Ensino Fundamental para alunos com Transtorno do Espectro Autista? Pretendeu-se, com fundamento nessa questão norteadora, estudar, identificar, analisar e descrever alternativas para os educadores desenvolverem em sua prática pedagógica nos anos iniciais tendo em vista os alunos com Transtorno do Espectro Autista – TEA. Para responder o problema proposto e alcançar os objetivos traçados, a investigação foi desenvolvida numa abordagem qualitativa, mais especificamente, adotou-se aqui a pesquisa bibliográfica. Mediante uma contextualização do ensino da Matemática nos anos iniciais e das especificidades do Transtorno do Espectro Autista, o presente trabalho retratou algumas alternativas para a aprendizagem dos conceitos matemáticos buscando estabelecer se a estratégia seria apropriada para autistas. Desse modo, apresentou-se como possibilidade para a diversificação do “fazer pedagógico” do professor a História da Matemática, a Resolução de Problemas, a Modelagem Matemática, os Jogos, as Tecnologias da Informação e Comunicação e a Aprendizagem Baseada em Projetos. Para estabelecer se cada estratégia seria viável para o trabalho com alunos autistas, foi feita uma inter-relação entre os atributos de cada uma delas e as características próprias do Transtorno do Espectro Autista.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopt_BR
dc.sizeorduration128pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.124pt_BR
dc.orcid.putcode70697589-
dc.crossref.doibatchiddae0a80d-ed08-43ea-be02-620e5b756a41-
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