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dc.creatorAraujo, Nelcileno Virgilio de Souza-
dc.date.accessioned2020-03-11T18:41:14Z-
dc.date.available2020-03-11T18:41:14Z-
dc.date.issued2003-
dc.identifier.citationARAÚJO, Nelcileno Virgílio de Souza. Um estudo sobre a aplicabilidade do modelo MPLS/CBR no provimento de QoS numa rede IP. 2003. 111 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2003.38pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28956-
dc.description.abstractThe fast growth of the corporative users and the amount of real time applications in the Internet has demanded IP networks the creation of others Service models that can guarantee a differentiation of users traffíc and supply quality of Service in the transport of the packets. Following this trend, the IETF has presented diverse standardizations of Service models, such as integrated Services, differentiated Services, MPLS, constraint based routing and traffíc engineering, beyond the best effort Service. However, the isolated implementation of these models it has shown complex and, sometimes, inefficacious for determined situations. Therefore, the interoperation of Service models has been advised, since it gets each model, the most important functionality to generate a hybrid model. In this direction, this work presents and argues a Service model that combines CBR and technology MPLS. To evaluate the performance of this hybrid model in offering QoS, three parameters had been analyzed: throughput, delay and jitter. The results gotten in the simulated scenes had shown the viability of model MPLS/CBR in the construction of paths with QoS guarantees.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectInternetpt_BR
dc.subjectMPLSpt_BR
dc.subjectRoteamento baseado em restriçãopt_BR
dc.subjectModelos de QoS híbridospt_BR
dc.subjectConstraint based routingpt_BR
dc.subjectQoS hybrid modelspt_BR
dc.titleUm estudo sobre a aplicabilidade do modelo MPLS/CBR no provimento de QoS numa rede IPpt_BR
dc.title.alternativeA study on the applicability of the MPLS / CBR model in the provision of QoS on an IP networkpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Guardieiro, Paulo Roberto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4115942565606954pt_BR
dc.contributor.referee1Aguiar, Einstein Lemos de-
dc.contributor.referee2Barbar, Jamil Salem-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4919259216163796pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoO rápido crescimento dos usuários corporativos e da quantidade de aplicações de tempo real na Internet tem exigido das redes IP a criação de outros modelos de serviço de entrega de dados que possam garantir uma diferenciação de tráfego dos usuários e forneça qualidade de serviço no transporte dos pacotes. Seguindo esta tendência, o IETF tem apresentado diversas padronizações de modelos de serviço, tais como: serviços integrados, serviços diferenciados, MPLS, roteamento baseado em restrição e engenharia de tráfego, além do já existente serviço do melhor esforço. Contudo, a implementação isolada destes modelos tem se mostrado complexa e, ás vezes, ineficaz para determinadas situações. Por isso, a interoperação de modelos de serviço tem sido aconselhada, já que desta forma retira-se de cada modelo, a funcionalidade mais importante para gerar um modelo híbrido. Neste sentido, este trabalho apresenta e discute um modelo de serviço que combina o roteamento baseado em restrição e a tecnologia MPLS. Para avaliar o desempenho deste modelo híbrido em oferecer QoS foram analisados três parâmetros: banda passante, retardo e variação de retardo experimentado pelos tráfegos. Os resultados obtidos nos cenários simulados mostraram a viabilidade do modelo MPLS/CBR na construção de caminhos com garantias de QoS.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Engenharia Elétricapt_BR
dc.sizeorduration111pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2003.38pt_BR
dc.orcid.putcode81754480-
dc.crossref.doibatchid89da9dcf-8a13-4319-a675-f62872bc0411-
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