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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28956
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Araujo, Nelcileno Virgilio de Souza | - |
dc.date.accessioned | 2020-03-11T18:41:14Z | - |
dc.date.available | 2020-03-11T18:41:14Z | - |
dc.date.issued | 2003 | - |
dc.identifier.citation | ARAÚJO, Nelcileno Virgílio de Souza. Um estudo sobre a aplicabilidade do modelo MPLS/CBR no provimento de QoS numa rede IP. 2003. 111 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2003.38 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28956 | - |
dc.description.abstract | The fast growth of the corporative users and the amount of real time applications in the Internet has demanded IP networks the creation of others Service models that can guarantee a differentiation of users traffíc and supply quality of Service in the transport of the packets. Following this trend, the IETF has presented diverse standardizations of Service models, such as integrated Services, differentiated Services, MPLS, constraint based routing and traffíc engineering, beyond the best effort Service. However, the isolated implementation of these models it has shown complex and, sometimes, inefficacious for determined situations. Therefore, the interoperation of Service models has been advised, since it gets each model, the most important functionality to generate a hybrid model. In this direction, this work presents and argues a Service model that combines CBR and technology MPLS. To evaluate the performance of this hybrid model in offering QoS, three parameters had been analyzed: throughput, delay and jitter. The results gotten in the simulated scenes had shown the viability of model MPLS/CBR in the construction of paths with QoS guarantees. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | Internet | pt_BR |
dc.subject | MPLS | pt_BR |
dc.subject | Roteamento baseado em restrição | pt_BR |
dc.subject | Modelos de QoS híbridos | pt_BR |
dc.subject | Constraint based routing | pt_BR |
dc.subject | QoS hybrid models | pt_BR |
dc.title | Um estudo sobre a aplicabilidade do modelo MPLS/CBR no provimento de QoS numa rede IP | pt_BR |
dc.title.alternative | A study on the applicability of the MPLS / CBR model in the provision of QoS on an IP network | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Guardieiro, Paulo Roberto | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4115942565606954 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Aguiar, Einstein Lemos de | - |
dc.contributor.referee2 | Barbar, Jamil Salem | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4919259216163796 | pt_BR |
dc.description.degreename | Dissertação (Mestrado) | pt_BR |
dc.description.resumo | O rápido crescimento dos usuários corporativos e da quantidade de aplicações de tempo real na Internet tem exigido das redes IP a criação de outros modelos de serviço de entrega de dados que possam garantir uma diferenciação de tráfego dos usuários e forneça qualidade de serviço no transporte dos pacotes. Seguindo esta tendência, o IETF tem apresentado diversas padronizações de modelos de serviço, tais como: serviços integrados, serviços diferenciados, MPLS, roteamento baseado em restrição e engenharia de tráfego, além do já existente serviço do melhor esforço. Contudo, a implementação isolada destes modelos tem se mostrado complexa e, ás vezes, ineficaz para determinadas situações. Por isso, a interoperação de modelos de serviço tem sido aconselhada, já que desta forma retira-se de cada modelo, a funcionalidade mais importante para gerar um modelo híbrido. Neste sentido, este trabalho apresenta e discute um modelo de serviço que combina o roteamento baseado em restrição e a tecnologia MPLS. Para avaliar o desempenho deste modelo híbrido em oferecer QoS foram analisados três parâmetros: banda passante, retardo e variação de retardo experimentado pelos tráfegos. Os resultados obtidos nos cenários simulados mostraram a viabilidade do modelo MPLS/CBR na construção de caminhos com garantias de QoS. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica | pt_BR |
dc.sizeorduration | 111 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2003.38 | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 81754480 | - |
dc.crossref.doibatchid | 89da9dcf-8a13-4319-a675-f62872bc0411 | - |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Engenharia Elétrica |
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