Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28925
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Araújo Filho, Clidenor Ferreira de | - |
dc.date.accessioned | 2020-03-10T13:27:10Z | - |
dc.date.available | 2020-03-10T13:27:10Z | - |
dc.date.issued | 2001 | - |
dc.identifier.citation | ARAÚJO FILHO, Clidenor Ferreira de. Estudo comparativo de desempenho das categorias de serviço ABR e GFR com aplicações TCP/IP sobre uma rede de acesso baseada em ATM sobre ADSL. 2001. 130 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2001.32 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28925 | - |
dc.description.abstract | This work presents a comparative performance study of the ATM traffic control, realized using the ABR and GFR Service categories, in the decreasing of the ADSL bandwidth variations, which are provoked by alterations in the operational conditions and physical properties of the related ADSL link during its use. Such study, which was realized by means of modeling and simulation, considered the applications of the TCP/IP architecture. The control done by the ABR category used the ERICA and EPRCA algorithms for the ER (Explicit Rate) control, trying to extinguish problems like the discarding of cells, caused by factors like queuing delay. On the other hand, the GFR Service category implementation was realized by using the Per-VC-WRR technique, which is a combination of the FBA buffer management mechanism and the WRR scheduling mechanism. The implementation of the GFR category using an ABR control mechanism, was still considered. As result of the employment of the ATM traffic control, the ABR Service category, more specifically the ABR-ER technique that uses the ERICA+ algorithm, presented the best performance in general terms if compared with the others techniques used, considering the leveis of TCP throughput and fairness between the VCs, that had been reached. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | ADSL | pt_BR |
dc.subject | ATM | pt_BR |
dc.subject | TCP/IP | pt_BR |
dc.subject | Variações de banda passante | pt_BR |
dc.subject | Controle de tráfego | pt_BR |
dc.subject | ADSL bandwidth | pt_BR |
dc.subject | ATM traffic control | pt_BR |
dc.title | Estudo comparativo de desempenho das categorias de serviço ABR e GFR com aplicações TCP/IP sobre uma rede de acesso baseada em ATM sobre ADSL | pt_BR |
dc.title.alternative | Comparative performance study of the ABR and GFR service categories with TCP / IP applications over an ATM-based access network over ADSL | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Guardieiro, Paulo Roberto | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4115942565606954 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Godoy Júnior, Walter | - |
dc.contributor.referee2 | Barbar, Jamil Salem | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5100697948639429 | pt_BR |
dc.description.degreename | Dissertação (Mestrado) | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho apresenta um estudo comparativo de desempenho do controle de tráfego ATM, realizado pelas categorias de serviço ABR e GFR, na minimização das variações da banda passante disponível no enlace ADSL, que são provocadas por alterações nas condições operacionais e propriedades físicas do referido enlace durante sua utilização. Este estudo, que foi realizado por meio de modelagem e simulação, considerou as aplicações da arquitetura TCP/IP. O controle realizado pela categoria ABR utilizou-se dos algoritmos ERICA+ e EPRCA para o controle da ER (Explicit Rate), visando combater problemas como o descarte de células, ocasionado por fatores como o atraso de enfileiramento. Já a implementação da categoria de serviço GFR foi realizada através da técnica Per-VC-WRR, a qual é uma combinação do mecanismo de gerenciamento de buffers FBA e do mecanismo de escalonamento WRR. Considerou-se ainda a implementação da categoria GFR utilizando-se um mecanismo de controle ABR. Como resultado do emprego do controle de tráfego ATM observou-se que a categoria de serviço ABR, mais especificamente a técnica ABR-ER que utiliza o algoritmo ERICA+, apresentou o melhor desempenho em termos gerais se comparada com as demais técnicas empregadas, considerando-se os níveis de vazão do TCP e justiça entre os VCs, que foram alcançados. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica | pt_BR |
dc.sizeorduration | 130 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2001.32 | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 81755120 | - |
dc.crossref.doibatchid | 89da9dcf-8a13-4319-a675-f62872bc0411 | - |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Engenharia Elétrica |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
EstudoComparativoDesempenho.pdf | 10.68 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License