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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28903
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Oliveira, Elliott Centeno de | - |
dc.date.accessioned | 2020-03-05T17:44:56Z | - |
dc.date.available | 2020-03-05T17:44:56Z | - |
dc.date.issued | 2020-02-18 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Elliott Centeno de. Efeitos da poluição sonora em comunidades de aves do Cerrado: o impacto das rodovias. 2020. 30 f. Dissertação (Mestrado em Ecologia e Conservação de Recursos Naturais) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.68. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28903 | - |
dc.description.abstract | Acoustic signals are employed by various animal taxa in the exchange of information. Currently this communication channel suffers from noise pollution, with vehicle traffic being one of its main sources. This study aimed to verify if traffic noise pollution affects the communication and local diversity of birds. Automated digital recordings were conducted in two ecological reserves in the municipality of Uberlândia, MG, Brazil. Recordings were made at different distances from the MGC-455 highway. The Acoustic Complexity Index (ACI) was used to analyze the vocal activity of birds. Thirty-four species were identified through acoustic signals. Their composition varied according to the studied environments. The ACI presented higher values near the highway, indicating that near the source of noise pollution local birds increased the rate of vocalization, employing the redundancy principle, thereby increasing the probability of being heard by conspecifics. Nystalus maculatus has not been recorded near the highway, indicating that this species avoids places with intense noise pollution. Bird communities studied compete directly for acoustic space with traffic noise. Thus, some species exhibit behavioral adaptations so that their signals are received by other individuals in the community. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | Bioacústica | pt_BR |
dc.subject | Buconnidae | pt_BR |
dc.subject | Índice acústico | pt_BR |
dc.subject | Veículos | pt_BR |
dc.subject | Ruídos | pt_BR |
dc.subject | Bioacoustics | pt_BR |
dc.subject | Acoustic indices | pt_BR |
dc.subject | Vehicles | pt_BR |
dc.subject | Noise | pt_BR |
dc.subject | Ecologia | pt_BR |
dc.title | Efeitos da poluição sonora em comunidades de aves do Cerrado: o impacto das rodovias | pt_BR |
dc.title.alternative | Noise pollution effects in bird communities in the Cerrado: the impact of highways | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Del Claro, Kleber | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0560742682726836 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Marçal Júnior, Oswaldo | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1411446715974110 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Zefa, Edison | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7398906470318595 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4476258759379343 | pt_BR |
dc.description.degreename | Dissertação (Mestrado) | pt_BR |
dc.description.resumo | Sinais acústicos são empregados por diversos táxons animais na troca de informações. Atualmente esse canal de comunicação é influenciado pela poluição sonora, sendo o tráfego de veículos uma de suas principais fontes. O objetivo do estudo foi verificar se a poluição sonora causada pelo tráfego afeta a comunicação e a diversidade local de aves. Gravações acústicas foram realizadas em duas reservas no município de Uberlândia, MG, Brasil. As gravações foram feitas em diferentes distâncias em relação à rodovia MGC-455, sendo utilizado o índice de complexidade acústica (ACI) para analisar a atividade vocal das aves. Foram identificadas 34 espécies através de suas vocalizações. A composição dessas espécies variou significativamente de acordo com os ambientes estudados. O ACI apresentou maior complexidade próximo à rodovia, indicando que próximo à fonte de poluição sonora esse grupo repete os sinais acústicos, aumentando a probabilidade de serem escutados por coespecíficos. Nystalus maculatus não foi registrado próximo à rodovia, indicando que esta espécie evita lugares onde o ruído é intenso. As comunidades de aves estudadas disputam diretamente o espaço acústico com o ruído causado pelo tráfego. Logo, algumas espécies apresentam adaptações comportamentais para que seus sinais sejam recebidos por outros indivíduos da comunidade. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Ecologia e Conservação de Recursos Naturais | pt_BR |
dc.sizeorduration | 30 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIA | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2020.68 | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 70128827 | - |
dc.crossref.doibatchid | 31c27b13-c9cd-46cd-9454-c1199557d5d7 | - |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Ecologia, Conservação e Biodiversidade |
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