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dc.creatorFerreira, Isabela Cardoso-
dc.date.accessioned2020-03-05T13:18:52Z-
dc.date.available2020-03-05T13:18:52Z-
dc.date.issued2019-12-10-
dc.identifier.citationFERREIRA, Isabela Cardoso. Caso Puma: uma análise das mudanças de posicionamento da marca. 2019. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28899-
dc.description.abstractThe work aims to discuss how the changes in the positioning of the German sports brand Puma kept it in the market and what was the role of communication in this process. In order to be able to develop the proposed theme, we set out as a major objective the function of investigating positioning changes and their reflexes in the permanence in the market. We also seek with the monograph, report the history of the brand and through various theoretical foundations, point out some concepts related to the theme. With this theoretical support and through a content analysis, we investigated three pieces of communication produced by Puma, in order to identify changes in brand positioning. The findings reveal that there has been a change in positioning, however, some features repeat. It also revealed the sensitizing role of communication in this case and also the ability to convey ideals, ideas and personality characteristics of the brand.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectMarcaspt_BR
dc.subjectReposicionamentopt_BR
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectPumapt_BR
dc.titleCaso Puma: Uma análise das mudanças de posicionamento da marcapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Araújo, Marcelo Marques-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4102612U1pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO trabalho discute como as mudanças de posicionamento da marca esportiva alemã Puma a mantiveram no mercado e qual foi o papel da comunicação neste processo. Para ser possível desenvolver a temática proposta traçamos como objetivo maior a função de investigar as alterações de posicionamento da Puma e os reflexos delas na permanência no mercado. Também buscamos, com esta monografia, relatar a história da marca e por meio de diversos embasamentos teóricos, apontar alguns conceitos relacionados com a temática. Com esse suporte teórico e por meio de uma análise de conteúdo, investigamos três produtos comunicacionais produzidos pela Puma, a fim de identificar as alterações de posicionamento da marca. As conclusões revelam que houve uma mudança de posicionamento, entretanto, algumas características se repetem. Revelou-se também o papel sensibilizador da comunicação neste caso e também a capacidade de transmissão de ideais, ideias e características da personalidade da marca.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseJornalismopt_BR
dc.sizeorduration70pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpt_BR
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