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dc.creatorSilva, Bárbara Maria Costa-
dc.date.accessioned2020-02-18T12:53:38Z-
dc.date.available2020-02-18T12:53:38Z-
dc.date.issued2019-07-18-
dc.identifier.citationSILVA, Bárbara Maria Costa. Novo Mais Educação: a que(m) será que se destina?: um olhar da Psicologia Escolar e Educacional para as políticas públicas. 2019. 134 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2019.1371pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28763-
dc.description.abstractSchool and Educational Psychology has been gaining its space and recognition over the years, breaking down important barriers to action committed to a more democratic education. The Public Educational Policies are responsible for guaranteeing a quality education to all, and for this reason, it is important to act as a psychologist in the elaboration and implementation of such policies. One of the national programs aimed at the expansion of the school day is the New More Education Program of the Ministry of Education. Thus, this research aims to analyze the implementation of the New Education Program in the light of Critical School Psychology. In order to carry out the qualitative research, observations were made of the activities and interviews with the articulator of the Program, Monitor of Portuguese Language, Mathematics Monitor, dance facilitator, capoeira Facilitator and handicraft Facilitator. The interviews were transcribed and analyzed from the perspective of Critical School Psychology, listing two axes of analysis: a) what is it intended for? and b) to whom is it intended ?. Many contradictions were found between the actions taken to implement the program and the objectives of the official documents aimed at "eradicating school failure" and a biased discourse on the most vulnerable classes. Educational policies need to be thought and elaborated in a collective way, with the participation of the different actors involved with educational issues and with the partnership of School Psychology; in addition, it is imperative that the governors include in their policies of government investments consistent with the real needs of a quality education in our country.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPsicologia Escolar e Educacionalpt_BR
dc.subjectPolíticas Públicas Educacionaispt_BR
dc.subjectEducação em Tempo Integralpt_BR
dc.subjectSchool and Educational Psychologypt_BR
dc.subjectPublic Educational Policiespt_BR
dc.subjectFull- Time Educationpt_BR
dc.titleNovo Mais Educação: a que(m) será que se destina?: um olhar da Psicologia Escolar e Educacional para as políticas públicaspt_BR
dc.title.alternativeNovo Mais Educação: What is it for? - A Look from School and Educational Psychology to Public Policiespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Silvia Maria Cintra da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4380499178712456pt_BR
dc.contributor.referee1Digiovanni, Alayde Maria Pinto-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8393815773541031pt_BR
dc.contributor.referee2Resende, Valéria Aparecida Dias Lacerda de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9537455967944102pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0261052018003008pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoA Psicologia Escolar e Educacional vem conquistando seu espaço e seu reconhecimento ao longo dos anos, rompendo com barreiras importantes na direção de uma ação comprometida com uma educação a que todos tenham acesso. As Políticas Públicas Educacionais são responsáveis por garantir o direito à educação de todos e, por isto, se faz importante a atuação do psicólogo frente à elaboração e implementação de tais políticas. Um dos programas nacionais voltados à expansão da jornada escolar é o Programa Novo Mais Educação, do Ministério da Educação. Assim, esta pesquisa tem como objetivo analisar a implementação do Programa Novo Mais Educação à luz da Psicologia Escolar Crítica. Para a realização da pesquisa, de cunho qualitativo, foram efetuadas observações das atividades e entrevistas com a Articuladora do Programa, Monitor de Língua Portuguesa, Monitor de Matemática, Facilitador de dança, Facilitador de capoeira e Facilitador de artesanato. As entrevistas foram transcritas e analisadas a partir da vertente da Psicologia Escolar Crítica, elencando-se dois eixos de análise: a) a que será que se destina? e b) a quem se destina?. Foram encontradas muitas contradições entre as ações implementadas para a efetivação do programa e os objetivos presentes nos documentos oficiais que pretendiam “erradicar o fracasso escolar”, além de um discurso preconceituoso sobre as classes mais vulneráveis. As Políticas Educacionais precisam ser repensadas e elaboradas de forma coletiva, com a participação dos diferentes atores envolvidos com as questões educacionais e com a parceria da Psicologia Escolar; ademais, é imprescindível que os governantes incluam em suas políticas de governo investimentos condizentes com as reais necessidades uma educação de qualidade em nosso país.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Psicologiapt_BR
dc.sizeorduration134pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONALpt_BR
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2019.1371pt_BR
dc.crossref.doibatchid1c9fbbb9-b049-4d3e-95ca-35825e20b43d-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Psicologia

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