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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28763
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Silva, Bárbara Maria Costa | - |
dc.date.accessioned | 2020-02-18T12:53:38Z | - |
dc.date.available | 2020-02-18T12:53:38Z | - |
dc.date.issued | 2019-07-18 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Bárbara Maria Costa. Novo Mais Educação: a que(m) será que se destina?: um olhar da Psicologia Escolar e Educacional para as políticas públicas. 2019. 134 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2019.1371 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28763 | - |
dc.description.abstract | School and Educational Psychology has been gaining its space and recognition over the years, breaking down important barriers to action committed to a more democratic education. The Public Educational Policies are responsible for guaranteeing a quality education to all, and for this reason, it is important to act as a psychologist in the elaboration and implementation of such policies. One of the national programs aimed at the expansion of the school day is the New More Education Program of the Ministry of Education. Thus, this research aims to analyze the implementation of the New Education Program in the light of Critical School Psychology. In order to carry out the qualitative research, observations were made of the activities and interviews with the articulator of the Program, Monitor of Portuguese Language, Mathematics Monitor, dance facilitator, capoeira Facilitator and handicraft Facilitator. The interviews were transcribed and analyzed from the perspective of Critical School Psychology, listing two axes of analysis: a) what is it intended for? and b) to whom is it intended ?. Many contradictions were found between the actions taken to implement the program and the objectives of the official documents aimed at "eradicating school failure" and a biased discourse on the most vulnerable classes. Educational policies need to be thought and elaborated in a collective way, with the participation of the different actors involved with educational issues and with the partnership of School Psychology; in addition, it is imperative that the governors include in their policies of government investments consistent with the real needs of a quality education in our country. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Psicologia Escolar e Educacional | pt_BR |
dc.subject | Políticas Públicas Educacionais | pt_BR |
dc.subject | Educação em Tempo Integral | pt_BR |
dc.subject | School and Educational Psychology | pt_BR |
dc.subject | Public Educational Policies | pt_BR |
dc.subject | Full- Time Education | pt_BR |
dc.title | Novo Mais Educação: a que(m) será que se destina?: um olhar da Psicologia Escolar e Educacional para as políticas públicas | pt_BR |
dc.title.alternative | Novo Mais Educação: What is it for? - A Look from School and Educational Psychology to Public Policies | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Silvia Maria Cintra da | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4380499178712456 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Digiovanni, Alayde Maria Pinto | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8393815773541031 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Resende, Valéria Aparecida Dias Lacerda de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9537455967944102 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0261052018003008 | pt_BR |
dc.description.degreename | Dissertação (Mestrado) | pt_BR |
dc.description.resumo | A Psicologia Escolar e Educacional vem conquistando seu espaço e seu reconhecimento ao longo dos anos, rompendo com barreiras importantes na direção de uma ação comprometida com uma educação a que todos tenham acesso. As Políticas Públicas Educacionais são responsáveis por garantir o direito à educação de todos e, por isto, se faz importante a atuação do psicólogo frente à elaboração e implementação de tais políticas. Um dos programas nacionais voltados à expansão da jornada escolar é o Programa Novo Mais Educação, do Ministério da Educação. Assim, esta pesquisa tem como objetivo analisar a implementação do Programa Novo Mais Educação à luz da Psicologia Escolar Crítica. Para a realização da pesquisa, de cunho qualitativo, foram efetuadas observações das atividades e entrevistas com a Articuladora do Programa, Monitor de Língua Portuguesa, Monitor de Matemática, Facilitador de dança, Facilitador de capoeira e Facilitador de artesanato. As entrevistas foram transcritas e analisadas a partir da vertente da Psicologia Escolar Crítica, elencando-se dois eixos de análise: a) a que será que se destina? e b) a quem se destina?. Foram encontradas muitas contradições entre as ações implementadas para a efetivação do programa e os objetivos presentes nos documentos oficiais que pretendiam “erradicar o fracasso escolar”, além de um discurso preconceituoso sobre as classes mais vulneráveis. As Políticas Educacionais precisam ser repensadas e elaboradas de forma coletiva, com a participação dos diferentes atores envolvidos com as questões educacionais e com a parceria da Psicologia Escolar; ademais, é imprescindível que os governantes incluam em suas políticas de governo investimentos condizentes com as reais necessidades uma educação de qualidade em nosso país. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Psicologia | pt_BR |
dc.sizeorduration | 134 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONAL | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://doi.org/10.14393/ufu.di.2019.1371 | pt_BR |
dc.crossref.doibatchid | 1c9fbbb9-b049-4d3e-95ca-35825e20b43d | - |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Psicologia |
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