Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28729
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorPaula, Arlen Costa de-
dc.date.accessioned2020-02-13T13:27:24Z-
dc.date.available2020-02-13T13:27:24Z-
dc.date.issued2019-08-29-
dc.identifier.citationPAULA, Arlen Costa de. Sublimações do cotidiano: metamorfoses da imagem e do tempo em um trabalho videográfico. 2019. 116 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.2305pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28729-
dc.description.abstractThis dissertation presents reflections about the construction of an artistic work through the digital video technique. It is about a research to explore the poetic sensibility in the video-graphic language domain with the purpose to obtain results of anamorphic nature, through the utilization of the resource called slit scan, which allows image distortion by frame interleaving. The theme around the organization of these reflections is the quotidian of the urban circuit, constituted by roads in the outskirts of the city of Uberlandia, by locomotion vehicles, vegetation and the Brazilian cerrado sky. Regarding the theoretical references to this research, it was constituted of works by authors dedicated to videoarts, such as Arlindo Machado, Philipe Dubois and Michael Rush. Regarding plastic references, these are represented by works of artists who performed similar nature artworks, such as Nam June Paik, Wolf Vostell, Eder Santos, Egbert Mittelstadt, Steina Vasulka and Miska Knapek. Through an edition process which included montage, the repetition of moving images, as well as the work with soundtracks, the artist achieved plastic results which aroused in the spectator sensations of sublimatic nature.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectVideoartept_BR
dc.subjectVideoartpt_BR
dc.subjectAnamorfosespt_BR
dc.subjectAnamorphosispt_BR
dc.subjectVarredura de fendapt_BR
dc.subjectSlit scanpt_BR
dc.subjectCotidianopt_BR
dc.subjectQuotidianpt_BR
dc.subjectPoéticas da imagempt_BR
dc.subjectImage poeticspt_BR
dc.titleSublimações do cotidiano: metamorfoses da imagem e do tempo em um trabalho videográficopt_BR
dc.title.alternativeSublimations of quotidian: metamorphoses of image and time in a videographic workpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Rauscher, Beatriz Basile da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2944897136739381pt_BR
dc.contributor.referee1Andrade, Marco Antonio Pasqualini de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4236535095408406pt_BR
dc.contributor.referee2Szafir, Milena-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2407478029218868pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5043227398252686pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação apresenta reflexões sobre a construção de um trabalho artístico por meio da técnica de vídeo digital. Trata-se de uma pesquisa de exploração da sensibilidade poética no âmbito da linguagem videográfica com o intuito de se obter resultados de natureza anamórfica, por meio da utilização do recurso de varredura de fenda, que possibilita a distorção da imagem pela intercalação de quadros. A temática em torno da qual essas reflexões se organizam é o cotidiano do circuito urbano, constituído pelas estradas nos extremos da cidade de Uberlândia, por veículos de locomoção, pela vegetação e pelo céu do cerrado. Sobre o referencial teórico desta pesquisa, ele foi constituído por obras de autores que se dedicaram à videoarte, como Arlindo Machado, Philipe Dubois e Michael Rush. Quanto às referências plásticas, elas são compostas por obras de artistas que já realizaram trabalhos de natureza similar, como Nam June Paik, Wolf Vostell, Eder Santos, Egbert Mittelstadt, Steina Vasulka e Miska Knapek. Por meio de um processo de edição que envolveu a montagem, a repetição de imagens em movimento, bem como o trabalho com trilhas sonoras, o artista alcançou resultados plásticos que despertam no espectador sensações de natureza sublimática.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Artespt_BR
dc.sizeorduration116pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESpt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.2305pt_BR
dc.orcid.putcode68949911-
dc.crossref.doibatchid3a4b1a04-4b1e-418a-aa58-f96d58299cd3-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Artes

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SublimacoesCotidianoMetamorfoses.pdf14.13 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons