Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28678
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMorais, Camila Ruth de-
dc.date.accessioned2020-02-10T12:19:43Z-
dc.date.available2020-02-10T12:19:43Z-
dc.date.issued2019-12-16-
dc.identifier.citationMORAIS, Camila Ruth de. Andanças, olhares e poesias de uma Escola-Mundo: atravessamentos de uma professora-artista em formação na Escola de Educação Básica da UFU. 2019. 48 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28678-
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de teatropt_BR
dc.subjectCorpopt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.titleAndanças, olhares e poesias de uma Escola-Mundo: atravessamentos de uma professora-artista em formação na Escola de Educação Básica da UFU.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Caon, Paulina Maria-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4440863322840233pt_BR
dc.contributor.referee1Perobelli, Mariene Hundertmarck-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8717030351042625pt_BR
dc.contributor.referee2Costa, Daniel Santos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3266759891135746pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho foi feito a partir de pesquisa em campo realizada na ESEBA (Escola de Educação Básica da UFU), na qual acompanhei semanalmente as aulas de teatro e dança dos professores Getúlio Góis Araújo e Daniel Costa. Partindo do desejo de observar esses encontros entre professores e estudantes como disparadores de um aprendizado enraizado na dimensão corporal, inicio uma trajetória de observação que caminha em direção a outros territórios da escola, para além da sala de aula. Através do compartilhamento de narrativas sobre algumas experiências de campo, repenso os processos de aprendizagem, considerando que eles se dão de forma não-linear, que ocorrem para “além das margens”, transpassando os planejamentos e orientações de aula. Ao estabelecer uma relação de escuta e abertura no cotidiano da pesquisa, em minha reflexão no presente trabalho ressignifico vetores de aprendizagem na relação adulto-criança ou professoraluno. Observo que tal ressignificação é resultado de uma atitude artística, estética e afetiva construída no encontro com a escola e os corpos ali presentes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseTeatropt_BR
dc.sizeorduration48pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::EDUCACAO ARTISTICApt_BR
Appears in Collections:TCC - Teatro

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AndançasOlharesPoesias.pdf1.92 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.