Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28626
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorFonseca, Marcos Ranier-
dc.date.accessioned2020-02-05T14:45:41Z-
dc.date.available2020-02-05T14:45:41Z-
dc.date.issued2019-03-12-
dc.identifier.citationFONSECA, Marcos Ranier. Figurações do contemporâneo no filme Her (2013) de Spike Jonze: uma discussão sobre solidão, isolamento e tecnologia. 2019. 125 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Uberlândia, 2019. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.654.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28626-
dc.description.abstractThe proposal of this dissertation intends to analyze the contemporary configurations permeating discussions related to technology and referring to the contrapositions of the concepts of loneliness and isolation as discussed by the philosopher Hannah Arendt. Thus, it is ambitious to focus on the reflection on how human actions are given in an environment that is too technological. These themes are analyzed from Spike Jonze's film Her (2013) in which a newly divorced man falls in love with an operating system with artificial intelligence and initiates a complex relationship between organic body and digital body. In order to do this, it was necessary to consider how the passage from antiquity to modernity occurs by brushing the new configurations of policies, temporal and social, using the film analysis focused on the colors that make up the film in addition to understanding the productive process behind its composition. When reflecting on how we behave in an essentially technological space, the paper seeks to discuss themes related to product advertising, as well as a consumerist hedonism that greatly moved the rational construction of new technologies. From this discussion a way is opened to be able to think subjectivities conditioned to a growing individualization in search of certain comfort. The aim is to find new possibilities and horizons for human coexistence through technological changespt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/us/*
dc.subjectTecnologiapt_BR
dc.subjectSolidãopt_BR
dc.subjectIsolamentopt_BR
dc.subjectSpike Jonzept_BR
dc.subjectHannah Arendtpt_BR
dc.subjectRichard Sennettpt_BR
dc.subjectIndividualismopt_BR
dc.subjectPublicidadept_BR
dc.subjectHerpt_BR
dc.subjectTechnologypt_BR
dc.subjectlonelinesspt_BR
dc.subjectIsolationpt_BR
dc.subjectIndividualismpt_BR
dc.subjectConsumeristpt_BR
dc.titleFigurações do contemporâneo no filme Her (2013) de Spike Jonze: uma discussão sobre solidão, isolamento e tecnologiapt_BR
dc.title.alternativeFigurations of contemporary in movie Her(2013), from Spike Jonze: a discussion about solitude, isolations and technologypt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Campo, Mônica Brincalepe-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0905245325390054pt_BR
dc.contributor.referee1Pereira, Mateus Henrique de Faria-
dc.contributor.referee2Barros, Carla Miucci Ferraresi de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2333719105628673pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoA proposta desta dissertação pretende analisar as configurações do contemporâneo permeando discussões relacionadas à tecnologia e referentes às contraposições dos conceitos de solidão e isolamento tal qual discutidos pela filósofa Hannah Arendt. Assim, tem por ambição se debruçar sobre a reflexão a respeito de como se dão as ações humanas diante um ambiente demasiadamente tecnológico. Esses temas são analisados a partir do filme Her (2013), de Spike Jonze, em que um homem recém divorciado se apaixona por um sistema operacional com inteligência artificial e dá início a uma relação complexa entre corpo orgânico e corpo digital. Para tal, foi necessário atentar como ocorre a passagem da antiguidade para a modernidade pincelando as novas configurações de políticas, temporais e sociais, lançando mão da análise fílmica centrado nas cores que compõem o filme além de entender o processo produtivo por detrás de sua composição. Ao refletir como nos comportamos diante um espaço essencialmente tecnológico, o trabalho procura discutir temas ligados a publicidade de produtos, como também um hedonismo consumista que muito movimentou a construção racional de novas tecnologias. A partir desta discussão é aberto um caminho para poder pensar subjetividades condicionadas a uma crescente individualização em busca de certo conforto. Pretende-se por fim, encontrar novas possibilidades e horizontes para a coexistência humana mediante as transformações tecnológicas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Históriapt_BR
dc.sizeorduration125pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.654pt_BR
dc.orcid.putcode68505888-
dc.crossref.doibatchidf49da48e-c901-4d07-876a-f1fb8650f734-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - História

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FiguracoesContemporaneoFilme.pdf11.29 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons