Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28626
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Fonseca, Marcos Ranier | - |
dc.date.accessioned | 2020-02-05T14:45:41Z | - |
dc.date.available | 2020-02-05T14:45:41Z | - |
dc.date.issued | 2019-03-12 | - |
dc.identifier.citation | FONSECA, Marcos Ranier. Figurações do contemporâneo no filme Her (2013) de Spike Jonze: uma discussão sobre solidão, isolamento e tecnologia. 2019. 125 f. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Uberlândia, 2019. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.654. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28626 | - |
dc.description.abstract | The proposal of this dissertation intends to analyze the contemporary configurations permeating discussions related to technology and referring to the contrapositions of the concepts of loneliness and isolation as discussed by the philosopher Hannah Arendt. Thus, it is ambitious to focus on the reflection on how human actions are given in an environment that is too technological. These themes are analyzed from Spike Jonze's film Her (2013) in which a newly divorced man falls in love with an operating system with artificial intelligence and initiates a complex relationship between organic body and digital body. In order to do this, it was necessary to consider how the passage from antiquity to modernity occurs by brushing the new configurations of policies, temporal and social, using the film analysis focused on the colors that make up the film in addition to understanding the productive process behind its composition. When reflecting on how we behave in an essentially technological space, the paper seeks to discuss themes related to product advertising, as well as a consumerist hedonism that greatly moved the rational construction of new technologies. From this discussion a way is opened to be able to think subjectivities conditioned to a growing individualization in search of certain comfort. The aim is to find new possibilities and horizons for human coexistence through technological changes | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | Tecnologia | pt_BR |
dc.subject | Solidão | pt_BR |
dc.subject | Isolamento | pt_BR |
dc.subject | Spike Jonze | pt_BR |
dc.subject | Hannah Arendt | pt_BR |
dc.subject | Richard Sennett | pt_BR |
dc.subject | Individualismo | pt_BR |
dc.subject | Publicidade | pt_BR |
dc.subject | Her | pt_BR |
dc.subject | Technology | pt_BR |
dc.subject | loneliness | pt_BR |
dc.subject | Isolation | pt_BR |
dc.subject | Individualism | pt_BR |
dc.subject | Consumerist | pt_BR |
dc.title | Figurações do contemporâneo no filme Her (2013) de Spike Jonze: uma discussão sobre solidão, isolamento e tecnologia | pt_BR |
dc.title.alternative | Figurations of contemporary in movie Her(2013), from Spike Jonze: a discussion about solitude, isolations and technology | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Campo, Mônica Brincalepe | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0905245325390054 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Pereira, Mateus Henrique de Faria | - |
dc.contributor.referee2 | Barros, Carla Miucci Ferraresi de | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2333719105628673 | pt_BR |
dc.description.degreename | Dissertação (Mestrado) | pt_BR |
dc.description.resumo | A proposta desta dissertação pretende analisar as configurações do contemporâneo permeando discussões relacionadas à tecnologia e referentes às contraposições dos conceitos de solidão e isolamento tal qual discutidos pela filósofa Hannah Arendt. Assim, tem por ambição se debruçar sobre a reflexão a respeito de como se dão as ações humanas diante um ambiente demasiadamente tecnológico. Esses temas são analisados a partir do filme Her (2013), de Spike Jonze, em que um homem recém divorciado se apaixona por um sistema operacional com inteligência artificial e dá início a uma relação complexa entre corpo orgânico e corpo digital. Para tal, foi necessário atentar como ocorre a passagem da antiguidade para a modernidade pincelando as novas configurações de políticas, temporais e sociais, lançando mão da análise fílmica centrado nas cores que compõem o filme além de entender o processo produtivo por detrás de sua composição. Ao refletir como nos comportamos diante um espaço essencialmente tecnológico, o trabalho procura discutir temas ligados a publicidade de produtos, como também um hedonismo consumista que muito movimentou a construção racional de novas tecnologias. A partir desta discussão é aberto um caminho para poder pensar subjetividades condicionadas a uma crescente individualização em busca de certo conforto. Pretende-se por fim, encontrar novas possibilidades e horizontes para a coexistência humana mediante as transformações tecnológicas. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em História | pt_BR |
dc.sizeorduration | 125 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.654 | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 68505888 | - |
dc.crossref.doibatchid | f49da48e-c901-4d07-876a-f1fb8650f734 | - |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - História |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
FiguracoesContemporaneoFilme.pdf | 11.29 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License