Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28599
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorPinheiro, Bruno Hideaki Okoti-
dc.date.accessioned2020-01-30T12:56:58Z-
dc.date.available2020-01-30T12:56:58Z-
dc.date.issued2019-01-18-
dc.identifier.citationPINHEIRO, Bruno Hideaki Okoti. Processo cervejeiro e a comercialização da cerveja. 2019. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28599-
dc.description.abstractThis Course Completion Work focused on the trade and production of the beverage sector, more precisely on beer. It is known that one does not have a certain precision of the appearance of this product, however records before writing like rock drawings and primitive drawings refer to a drink similar to beer, and for that reason one has an idea of the appearance dated 30 thousand years ago behind. Beer is present on many occasions of celebration, and is a product suitable to the modern world for providing gastronomic experiences and bring a sense of euphoria. Regardless of the event, it can adapt to the occasion and please the public, due to its great variety, especially in current times with the appreciation of the artisan brewery market. Besides these aspects, beer is a globalized product, and Brazil is the 3rd largest consumer of beer in the world, according to SEBRAE.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCervejapt_BR
dc.subjectComércio cervejeiropt_BR
dc.subjectHistórico cervejeiropt_BR
dc.titleProcesso cervejeiro e a comercialização da cervejapt_BR
dc.title.alternativeBeer process and beer marketingpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Watanabe, Érika Ohta-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1133449403651961pt_BR
dc.contributor.referee1Coutinho, Ubirajara-
dc.contributor.referee2Marinho, Carolina Messias-
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO presente Trabalho de Conclusão de Curso visou a temática do comércio e produção do ramo de bebidas, mais precisamente da cerveja. Sabe-se que não se tem uma precisão ao certo do surgimento deste produto, porém registros anteriores à escrita como desenhos rupestres e desenhos primitivos remetem a uma bebida similar à cerveja, e por isso tem-se uma ideia do surgimento datado há 10 mil anos atrás. A cerveja está presente em diversas ocasiões de celebração, e é um produto que se adequa ao mundo moderno por proporcionar experiências gastronômicas e trazer uma sensação de euforia. Independentemente do evento ela consegue se adequar à ocasião e agradar ao público presente, devido a sua grande variedade, principalmente em tempos atuais com a valorização do mercado cervejeiro artesanal. Além desses aspectos, a cerveja é um produto globalizado, e o Brasil é o 3º maior consumidor mundial de cervejas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEngenharia Químicapt_BR
dc.sizeorduration38pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRApt_BR
Appears in Collections:TCC - Engenharia Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ProcessoCervejeiroComercialização.pdf852.24 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.