Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28525
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva, Thainy Genny Esteves-
dc.date.accessioned2020-01-27T13:33:02Z-
dc.date.available2020-01-27T13:33:02Z-
dc.date.issued2019-10-25-
dc.identifier.citationSILVA, Thainy Genny Esteves. Lean startup: utilização de métodos para eliminação de retrabalho em uma startup de marketing estratégico. 2019. 62 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28525-
dc.description.abstractThe present work aims to propose Lean improvements for the implementation of waste elimination techniques in a Startup. Lean Manufacturing is known for its emergence in manufacturing with the production of consumer goods and its focus on waste disposal, its methodology being replicated in different areas, such as Startup application studies. This philosophy focuses on reducing and eliminating waste, using standardization and the use of tools that seek continuous improvement of production systems. This paper presents an action research, conducted at a Startups in the city of Ituiutaba, which offers the strategic marketing service. The company has a young team, a scalable and profitable business model and is in an environment of uncertainty seeking through philosophies and tools to maintain its growth, which currently faces difficulties to continue its development. With the aid of a Cause and Effect Diagram and the analysis of Service Blueprint, it was possible to raise the points that hinder the development and a solution to eliminate the rework was developed, with the creation of briefing form, containing all the information needed for project development and an error-proof device that can only be finalized after all the information is completed. So, after the study confirms the benefits and advantages that the Lean philosophy offers organizations in both the productive sector and the service sector and evolving, making them competitive when they adopt it correctly.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLean startuppt_BR
dc.subjectBluePrint servicept_BR
dc.subjectMarketing estratégicopt_BR
dc.subjectStrategic marketingpt_BR
dc.titleLean startup: utilização de métodos para eliminação de retrabalho em uma startup de marketing estratégicopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Penteado, Ricardo Batista-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3975026202649430pt_BR
dc.contributor.referee1Castillo, Lucio Abimael Medrano-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2334229768018371pt_BR
dc.contributor.referee2Almeida, Luís Fernando Magnanini de-
dc.contributor.referee2Lattesttp://lattes.cnpq.br/9522305814931992pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8484973511286147pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo propor melhorias do Lean para implementação de técnicas para a eliminação de desperdícios em uma Startup. O Lean Manufacturing é conhecido por seu surgimento na manufatura com a produção de bens de consumo e o foco em eliminação de desperdícios, sua metodologia vem sendo replicada em diferentes áreas, como estudos realizados de aplicação em Startups. Tal filosofia tem como foco a redução e eliminação de desperdícios, utilizando a padronização e utilização de ferramentas que buscam a melhoria contínua dos sistemas produtivos. Neste trabalho é apresentado um estudo de caso, realizado em uma Startup na cidade de Ituiutaba/MG, que oferece o serviço de marketing estratégico. A empresa possui uma equipe jovem, um modelo de negócio escalável e encontra-se em um ambiente de incerteza buscando através de filosofias e ferramentas manter seu crescimento, que atualmente se depara com dificuldades para continuar seu desenvolvimento. Com o auxílio de um Diagrama de Causa e Efeito e a análise do Service Blueprint, foi possível levantar os pontos que atrapalham o desenvolvimento e foi proposto um plano de ação visando a eliminação do retrabalho, com ações como a criação de um formulário de briefing online, que contém todas as informações necessárias para o desenvolvimento dos projetos e um dispositivo à prova de erros que só pode ser finalizado após todas as informações forem preenchidas. Portanto após o estudo realizado confirma-se os benefícios e vantagens que a filosofia Lean oferece às organizações tanto no setor produtivo quanto no setor de serviços e em evolução, tornando-as competitivas quando o adotam corretamente.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEngenharia de Produçãopt_BR
dc.sizeorduration62pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpt_BR
Appears in Collections:TCC - Engenharia de Produção (Ituiutaba / Pontal)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LeanStartupUtilização.pdf1.82 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.