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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28447
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Rezende, Thaianne Lopes de Souza | - |
dc.date.accessioned | 2020-01-22T11:14:12Z | - |
dc.date.available | 2020-01-22T11:14:12Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-17 | - |
dc.identifier.citation | REZENDE, Thaianne Lopes de Souza. Objetos educacionais virtuais em livros didáticos de física: limites e potencialidades. 2019. 126 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.te.2019.2508 . | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28447 | - |
dc.description.abstract | This thesis contemplates the results of an analysis of Physics textbooks regarding the presentation of virtual educational objects and their articulation with typical high school contexts. We aim to understand the main characteristics of these objects, in addition to analyzing their limits and potentialities, since, although often proposed, they are not used in the classroom. We present a bibliographic survey on the theme and the results obtained in the analysis of the three volumes of one of the collections used in public schools and approved under the National Textbook Program in 2015 and 2018. In order to understand how OEVs are proposed, we generally analyzed one of the proposed objects in the PISA test in 2015, also taking a qualitative approach through content analysis. From the obtained results it was possible to conclude that the virtual educational objects are proposed in expressive quantity, but still do not have attributes (viability and orientations regarding their pedagogical use) that highlight them as a more advantageous resource in relation to the printed text in the usual conditions found in classrooms. However, we understand the function of these objects as an approximation between the concepts involved and a context more familiar or accessible to the student. Thus, we approach its limitations and potentialities, establishing a parallel with didactic strategies based on analogies and metaphors proposed in the area of Science/Physics Teaching. From the results, we discuss possibilities for effective insertion of virtual educational objects in the classroom aiming at effective learning. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | Livro didático | pt_BR |
dc.subject | Textbook | pt_BR |
dc.subject | Objetos Educacionais Virtuais | pt_BR |
dc.subject | Virtual educational objects | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Física | pt_BR |
dc.subject | Physics teaching | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Education | pt_BR |
dc.title | Objetos educacionais virtuais em livros didáticos de física: limites e potencialidades | pt_BR |
dc.title.alternative | Virtual educational objects in physics textbooks: limits and potentialities | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Ustra, Sandro Rogério Vargas | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9632550703149729 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7146267110663291 | pt_BR |
dc.description.degreename | Tese (Doutorado) | pt_BR |
dc.description.resumo | A presente tese contempla resultados de uma análise de livros didáticos de Física quanto à apresentação de objetos educacionais virtuais e sua articulação a contextos escolares típicos do Ensino Médio. Objetivamos compreender as principais características desses objetos, além de analisar seus limites e potencialidades, visto que, muitas vezes, apesar de propostos, não são utilizados em sala de aula. Apresentamos um levantamento bibliográfico sobre o tema e os resultados obtidos na análise dos três volumes de uma das coleções utilizadas em escolas públicas e aprovadas no âmbito do Programa Nacional do Livro Didático em 2015 e em 2018. A fim de compreender como os OEV são propostos e possíveis contribuições, analisamos um dos objetos propostos na prova do PISA em 2015, adotando também uma abordagem qualitativa através da análise de conteúdo. A partir dos resultados obtidos foi possível concluir que os objetos educacionais virtuais são propostos em quantidade expressiva, mas ainda não apresentam atributos (viabilidade e orientações quanto à sua utilização pedagógica) que os destaquem como um recurso mais vantajoso em relação ao texto impresso nas condições usualmente encontradas nas salas de aula. No entanto, compreendemos a função desses objetos enquanto uma aproximação entre os conceitos envolvidos e um contexto mais familiar ou acessível ao aluno. Dessa forma, abordamos suas limitações e potencialidades, estabelecendo um paralelo com estratégias didáticas fundamentadas em analogias e metáforas propostas na área de Ensino de Ciências/Física. A partir dos resultados, discutimos possibilidades de inserção efetiva dos objetos educacionais virtuais em sala de aula visando uma aprendizagem efetiva. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Educação | pt_BR |
dc.sizeorduration | 126 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://doi.org/10.14393/ufu.te.2019.2508 | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 67735001 | - |
dc.crossref.doibatchid | fc5f08b7-31ff-4262-989b-109381af4fb7 | - |
Appears in Collections: | TESE - Educação |
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