Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28399
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorDias, Glaucus Humbertus Vilarinho-
dc.date.accessioned2020-01-20T17:30:21Z-
dc.date.available2020-01-20T17:30:21Z-
dc.date.issued2019-12-17-
dc.identifier.citationDIAS, Glaucus Humbertus Vilarinho. Modelo de formação de custo e preço de venda de produtos do setor de hortifrúti de empresa supermercadista. 2019. 23 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Federal de Uberlândia, Ituiutaba, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28399-
dc.description.abstractIn a market of supply and demand, especially in the retail, to measure costs and to price is always a challenge, face to the external variables out of the company’s control, as the competition. This research explores through a case study, the modus operandi of the cost composition and the pricing of a fruits and vegetables retailing in a medium size supermarket in Ituiutaba Minas Gerais. It aims to develop a pricing model to the fruits and vegetables sales in the supermarket that translates the importance of the enterprise’s goals (the profit) and that establishes the fruit and vegetable retailing into a source of acquiring new customers. The overall goal is to present a cost measurement model and pricing to the supermarket’s fruits and vegetables retailing. The research method seeks to understand the company’s vision, through an interview with the manager, to highlight the systematic of the fruit and vegetable retailing management. Through a questionnaire with a sample of 118 clients, it appears that they are attracted to the fruits and vegetables retailing because of the promotions, special offers and the products quality, which result in the increase of the amount of products bought in other departments. The taxation was analyzed, as the fixed and variable costs, to present the summary of a model to assist in the sales pricing, including the significant loses of the fruits and vegetables retailing. The results show that the quality is the main aspect to drive the purchase, which overcomes the effect of the price. This work encourages further studies of a pricing model development that assists the micro, small and medium enterprises, especially supermarkets that dispose of an internal, systemic and efficient fruits and vegetables retailing.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
dc.subjectCustospt_BR
dc.subjectFormação do preço de vendapt_BR
dc.subjectVarejopt_BR
dc.subjectHortifruti em supermercadopt_BR
dc.subjectCostspt_BR
dc.subjectSales price formationpt_BR
dc.subjectRetailpt_BR
dc.subjectFruits and vegetables in supermarketpt_BR
dc.titleModelo de formação de custo e preço de venda de produtos do setor de hortifrúti de empresa supermercadistapt_BR
dc.title.alternativeThe pricing model of products in a supermarket's vegetables and fruits retailingpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Carlos Eduardo de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8934672564828570pt_BR
dc.contributor.referee1Dias, Erika Monteiro de Souza Alves-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3699642304818050pt_BR
dc.contributor.referee2Jacques, Kelly Aparecida Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8117222157895192pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoNo mercado de oferta e procura, especialmente no varejo, mensurar custos e precificar é sempre um desafio, face as variáveis externas ao controle da empresa, como a concorrência. A pesquisa explora por meio de um estudo de caso, o modus operandi na composição de custos e a precificação no setor de hortifruti de um supermercado de médio porte em Ituiutaba, MG. Visa desenvolver um modelo de formação de preços que guarde a importância do objetivo empresarial, trivial/ordinário/comum (lucro), mas também, propor o hortifruti como fonte à atração de clientes. O objetivo geral é apresentar um modelo de mensuração dos custos e da formação de preços para o hortifrúti de um supermercado. O método de pesquisa busca compreender a visão da empresa, por meio de uma entrevista com o gestor, para evidenciar a sistemática de gerenciamento do hortifruti. Por meio de questionário com amostra de 118 clientes, constata-se que os mesmos são atraídos ao hortifruti pelas promoções, ofertas e a qualidade dos produtos, os quais ampliam suas compras aos demais departamentos. Analisou-se a incidência tributária, custos fixos/variáveis, para apresentar o compêndio de um modelo a auxiliar na formação do preço de venda, inclusive as perdas significativas do hortifruti. Os resultados alertam que a qualidade é preponderante na escolha do ponto de compra, com maior influência que o preço sobre o cliente. Incentivo a outros estudos, na estruturação de um modelo de precificação, que auxilie micro, pequenas e médias empresas, em especial, supermercadistas com hortifruti interno, sistêmico e eficiente.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseCiências Contábeispt_BR
dc.sizeorduration23pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESASpt_BR
dc.orcid.putcode67609858-
Aparece en las colecciones:TCC - Ciências Contábeis (Ituiutaba / Pontal)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
ModeloFormaçãoCusto.pdfModelo de formação de custo e preço de venda de produtos do setor de hortifrúti de empresa supermercadista448.26 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons