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dc.creatorBernhard, Isabela Vilela-
dc.date.accessioned2020-01-16T13:54:32Z-
dc.date.available2020-01-16T13:54:32Z-
dc.date.issued2019-12-19-
dc.identifier.citationBERNHARD, Isabela Vilela. Conhecimento acadêmico x saberes da experiência: o que dizem professores de capoeira sobre a atuação profissional em lutas?. 2019. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28363-
dc.description.abstractThe present research sought to understand the importance of initial training in Physical Education as subsidy for teachers, formed and not formed in the area, for professional performance as a capoeira fights teacher in the city of Uberlândia – MG. The assumption is to question what kind of knowledge prevails in the teaching of Capoeira: those acquired during the process of academic formation in Physical Education or the knowledge produced by the practical experience in the modality. The objectives of the proposal were to problematize the relationship between academic knowledge and knowledge of experience practice experience as a capoeira teacher and understand the importance of the initial formation in Physical Education for acting in the area of fights. The qualitative field study used questionnaires and semi-structured interviews with capoeira teachers, graduated and not graduated in Physical Education. At the end of the study it was possible to ratify that being a capoeira teacher its main premise is the presence of knowledge of the experience, with the formation in Physical Education being considered as an aggregating factor for future professional practice in the area of struggles to contribute with a didactic-methodological tool for the improvement of teaching. However, it was identified that, for the interviewees, the Physical Education courses still need curricular reformulations in the disciplines focused on the struggle. Finally, respondents highlight the importance of university extension as an aggregating factor to the process of formation of undergraduates students in Physical Education with regard to Capoeira knowledge.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/us/*
dc.subjectFormação em Educação Físicapt_BR
dc.subjectConhecimento acadêmicopt_BR
dc.subjectSaberes da experiênciapt_BR
dc.subjectCapoeirapt_BR
dc.titleConhecimento acadêmico x saberes da experiência: o que dizem professores de capoeira sobre a atuação profissional em lutas?pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Prado, Vagner Matias do-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5401466231790767pt_BR
dc.contributor.referee1Silva Júnior, Moacir Guimarães da-
dc.contributor.referee2Nunes, Sérgio Inácio-
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa buscou compreender a importância da formação inicial em Educação Física como subsídio para atuação de professores, formados e não formados na área, para a atuação profissional como professor de capoeira no município de Uberlândia – MG. Parte-se do pressuposto de problematizar qual tipo de conhecimento prevalece no ensino da Capoeira: os adquiridos durante o processo de formação acadêmica em Educação Física ou os saberes produzidos pela vivência prática na modalidade. Os objetivos da proposta consistiram em problematizar a relação entre conhecimento acadêmico e saberes da experiência para o exercício profissional como professor de capoeira e compreender a importância da formação inicial em Educação Física para atuação na área de lutas. O estudo de campo, de abordagem qualitativa, utilizou-se de questionários e entrevistas semiestruturadas com professores de capoeira, formados e não formados em Educação Física. Ao final do estudo foi possível ratificar que ser professor de capoeira tem como principal premissa a presença de saberes da experiência, com a formação em Educação Física considerada como um fator agregador para a futura prática profissional na área de lutas, fato que contribuiria como ferramenta didático-metodológica para a melhoria do ensino. Todavia, identificou-se que, para os entrevistados, os cursos de Educação Física ainda necessitam de reformulações curriculares nas disciplinas voltadas para as lutas. Por fim, os entrevistados destacaram a importância da extensão universitária como fator agregador ao processo de formação dos graduandos em Educação Física no que se refere aos conhecimentos da Capoeira.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEducação Físicapt_BR
dc.sizeorduration53pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.orcid.putcode67452242-
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