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dc.creatorMarques, Frank Borges-
dc.date.accessioned2020-01-13T16:10:34Z-
dc.date.available2020-01-13T16:10:34Z-
dc.date.issued2019-06-27-
dc.identifier.citationMARQUES, Frank Borges. Bancos digitais X bancos tradicionais: uma análise das implicações causadas pelos bancos digitais no mercado bancário brasileiro. 2019. 64 f. Dissertação (Mestrado em Gestão Organizacional) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.1011.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28298-
dc.description.abstractThis study aims to analyze the implications of digital transformation, and consequently the emergence of Digital Banks, in the Brazilian banking sector. In order to achieve this goal, five specific objectives were defined, namely: to describe the evolution of customer service channels used in the banking sector from 2011 to 2017; describe the regulatory changes and the evolution of the so-called Digital Banks in Brazil from 2013 to 2019; analyze the implications caused by Digital Banks in the Brazilian banking market; analyze the interactions of Nubank Bank customers reported at NuCommunity; and develop executive summary for submission to Banco Triangulo Management / Board with survey results (available in Appendix A). The research had as theoretical basis the studies on market segmentation and consumer behavior, innovation and technology in the banking sector and Fintechs / Digital Banks. For the construction of the study the qualitative approach was used. The research consisted of two stages, the first descriptive and the second exploratory, using secondary data in documents released by BACEN, FEBRABAN, website of financial institutions and Digital Banks, as well as Facebook. For this, the techniques of document analysis were used. As main results were identified movements of the banking market in order to invest in technologies and processes that allow the maximum digitization of the relationship with customers, the approximation of the marketing and communication lines of traditional banks to those practiced by Digital Banks, correlating their brands to agile and cost-effective digital processes. We also identified 16 regulations issued by BACEN to regulate the action of payment arrangements in Brazil. By analyzing the perception of customers of Nubank through Nu Community it was identified that most customers act as promoters of the brand.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCanaispt_BR
dc.subjectDigitalizaçãopt_BR
dc.subjectMercado bancáriopt_BR
dc.subjectBancos digitaispt_BR
dc.titleBancos digitais X bancos tradicionais: uma análise das implicações causadas pelos bancos digitais no mercado bancário brasileiropt_BR
dc.title.alternativeDigital banks vs. traditional banks: an analysis of the implications caused by digital banks in the brazilian banking marketpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Paula, Veronica Angelica Freitas de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0116513470932691pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5677704345803883pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoEste estudo tem como objetivo geral analisar as implicações da transformação digital, e consequentemente o surgimento dos Bancos Digitais, no setor bancário brasileiro. Para alcançar o objetivo traçado foram definidos cinco objetivos específicos, que são: descrever a evolução dos canais de atendimento utilizados pelos clientes no setor bancário no período de 2011 até 2017; descrever as mudanças regulamentares e a evolução dos chamados Bancos Digitais no Brasil no período de 2013 até 2019; analisar as implicações causadas pelos Bancos Digitais no mercado bancário brasileiro; analisar as interações dos clientes do Banco Nubank relatadas na NuCommunity; e desenvolver sumário executivo para envio a Gerencia/Diretoria do Banco Triângulo com os resultados da pesquisa(disponível no Apêndice A). A pesquisa teve como embasamento teórico os estudos sobre segmentação de mercado e comportamento do consumidor, inovação e tecnologia no setor bancário e Fintechs/Bancos Digitais.Para a construção do estudo foi utilizada a abordagem qualitativa. A pesquisa foi composta por duas etapas, sendo a primeira descritiva e a segunda exploratória, utilizando-se de dados secundários, em documentos divulgados pelo BACEN, FEBRABAN, site das instituições financeiras e Bancos Digitais, assim como o Facebook. Para tanto, foi utilizada a técnicas de análise documental. Como principais resultados foram identificados movimentos do mercado bancário no sentido de investir em tecnologias e processos que possibilitem ao máximo a digitalização da relação com os clientes, a aproximação das linhas de marketing e comunicação dos bancos tradicionais ao praticado pelos Bancos Digitais, correlacionando suas marcas aos processos digitais, ágeis e com menor custo. Foram identificadas ainda 16 normativos publicados pelo BACEN pra regulamentar a ação dos arranjos de pagamento no Brasil, Ao analisar a percepção dos clientes do Nubank por meio da Nu Community foi identificado que a maioria dos clientes atua como promotores da marca.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Gestão Organizacional (Mestrado Profissional)pt_BR
dc.sizeorduration64pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO DE EMPRESASpt_BR
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.1011pt_BR
dc.orcid.putcode67262812-
dc.crossref.doibatchid649ec0d3-8b1a-47bd-a622-6e43d33f79dd-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Gestão Organizacional (Mestrado Profissional)

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