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dc.creatorPeres, Mariana Costa-
dc.date.accessioned2020-01-10T19:43:23Z-
dc.date.available2020-01-10T19:43:23Z-
dc.date.issued2019-12-19-
dc.identifier.citationPERES, Mariana Costa. Marketing olfativo e comportamento: efeito do aroma no ponto de venda na percepção dos clientes e no processo de decisão de compra. 2019. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28276-
dc.description.abstractOlfactory marketing emerges as a strategy for organizations in a scenario where competition and the desire for business consolidation dominate. Nowadays companies do not only seek to attract new customers, they seek to offer pleasurable experiences as a way to gain competitive advantage. This paper aims to analyze how the use of environmental aroma can influence the decision process, as well as the perception of consumers and their buying experiences. The work was initially performed from bibliographic research, to obtain prior knowledge on the subject. Subsequently a survey was conducted in four stores that use aromatization, namely Farm, Osklen, Mr. Cat and Reserva. The survey had a structured questionnaire and a sample of 50 people and participants answered the questions as soon as they were leaving the stores. Data were analyzed using descriptive statistics techniques such as mean, mode and standard deviation. The results showed that the use of aroma has several benefits, both for customers and companies, and that it actually influences the behavior of consumers.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectMarketing olfativopt_BR
dc.subjectMarketing sensorialpt_BR
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.subjectPercepçãopt_BR
dc.titleMarketing olfativo e comportamento: efeito do aroma no ponto de venda na percepção dos clientes e no processo de decisão de compra.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Geargeoura, Lucien Jacques-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1531537271103021pt_BR
dc.contributor.referee1Machado, Sany Karla-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7164684823979819pt_BR
dc.contributor.referee2Betanho, Cristiane-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4602570910313960pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO marketing olfativo surge como uma estratégia das organizações em um cenário no qual a concorrência e o desejo por consolidação comercial dominam. Atualmente, as empresas buscam não somente atrair novos clientes, elas procuram oferecer experiências prazerosas como forma de obter vantagem competitiva. O presente trabalho tem o propósito de analisar como a utilização de aroma ambiental pode influenciar no processo decisório de compra, bem como na percepção dos consumidores e em suas experiências de compra. Dessa forma, o trabalho foi realizado inicialmente a partir de pesquisas bibliográficas, para a obtenção de conhecimento prévio a respeito do tema. Posteriormente, foi realizada uma pesquisa em quatro lojas que utilizam da aromatização em seus pontos de venda, sendo elas Farm, Osklen, Mr. Cat e Reserva. A pesquisa contou com um questionário estruturado e com uma amostra de 50 pessoas, sendo que os participantes responderam às perguntas assim que saíram das lojas. Os dados obtidos foram analisados através de técnicas de estatística descritiva, como média, moda e desvio padrão. Os resultados mostraram que a utilização do aroma traz vários benefícios, tanto para os clientes quanto para as empresas, e que ele influencia de fato no comportamento dos consumidores.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseAdministraçãopt_BR
dc.sizeorduration40pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.orcid.putcode67140536-
Appears in Collections:TCC - Administração

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