Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28271
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMartins, Rose Mary Kern-
dc.date.accessioned2020-01-10T19:02:22Z-
dc.date.available2020-01-10T19:02:22Z-
dc.date.issued2019-02-19-
dc.identifier.citationMARTINS, Rose Mary Kern. HQs digital e iniciação em geometria nos anos iniciais do ensino fundamental: uma proposta didática. 2019.131 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Tecnologias, Comunicação e Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. DOI https://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.1013.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28271-
dc.description.abstractThis report is the result of a Master's research in the Postgraduate Program in Technologies, Communication and Education in the line Media in Education in the Media and Education and Communication line of the Federal University of Uberlândia -UFU-, Uberlândia, MG, which addresses the initiation in Geometry in the Years Initials of Elementary School, using the Comics in digital format and having the software HagáQuê. The theoretical foundation is supported by authors such as Nacarato; Passos (2003), Rama; Vergueiro (2009), Kenski (2012), Pischetola (2016) and others that dialogue with the research. The methodological approach is based on Qualitative, from the Bibliographic Research and Analysis of Similares. The research has as target audience teachers of the Initial Years of Elementary School, more specifically from the 1st to the 3rd year, since it was realized the importance of seeking other teaching and learning ways in initiating the geometric figures using Digital Technologies. For that, a product was elaborated, which is a Didactic Proposal approaching the Initiation in Geometry through the textual genre History in Comics in digital format, having as support the HagáQuê software and the computer in the computer room.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectEnsino Fundamentalpt_BR
dc.subjectGeometriapt_BR
dc.subjectHQspt_BR
dc.subjectTecnologia Digital e HagáQuêpt_BR
dc.subjectComunicação e Educaçãopt_BR
dc.subjectElementary Educationpt_BR
dc.subjectGeometrypt_BR
dc.subjectDigital Technology and HagáQuêpt_BR
dc.subjectCommunication and Educationpt_BR
dc.titleHQs digital e iniciação em geometria nos anos iniciais do ensino fundamental: uma proposta didáticapt_BR
dc.title.alternativeHQs digital and initiation in geometry in the early years of elementary school: a didactic proposalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Diva Souza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0257987232283189pt_BR
dc.contributor.referee1Franco, Aléxia Pádua-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4607042780750206pt_BR
dc.contributor.referee2Campos, Sandra Gonçalves Villas Bôas-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0119273606197925pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8830873196579235pt_BR
dc.description.degreenameDissertação (Mestrado)pt_BR
dc.description.resumoO presente relatório é o resultado de uma pesquisa de Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação na linha Mídias na Educação e Comunicação da Universidade Federal de Uberlândia - UFU, Uberlândia, MG, que aborda a iniciação em Geometria nos anos iniciais do Ensino Fundamental, utilizando as Histórias em Quadrinhos em formato digital e tendo por suporte o software HagáQuê. A fundamentação teórica está amparada em autores como Nacarato; Passos (2003), Rama; Vergueiro (2009), Kenski (2012), Pischetola (2016) e outros que dialogam com a pesquisa. A abordagem metodológica é de base qualitativa, a partir da Pesquisa Bibliográfica e Análise de Similares. A pesquisa tem como público-alvo professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, mais especificamente do primeiro ao terceiro ano, uma vez que se percebeu a importância de buscar outras maneiras de ensino e aprendizagem em iniciação às figuras geométricas, usando as Tecnologias Digitais. Para tanto, elaborou-se um produto, que é uma Proposta Didática que aborda a iniciação em Geometria por meio do gênero textual História em Quadrinhos em formato digital, tendo por suporte o software HagáQuê e o computador na sala de informática.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional)pt_BR
dc.sizeorduration131pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.1013pt_BR
dc.crossref.doibatchid649ec0d3-8b1a-47bd-a622-6e43d33f79dd-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Tecnologias, Comunicação e Educação (Mestrado Profissional)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
HQsDigitalIniciação.pdf2.43 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons