Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28244
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorTsatsakis, Ana Carolina-
dc.date.accessioned2020-01-09T14:58:22Z-
dc.date.available2020-01-09T14:58:22Z-
dc.date.issued2019-12-11-
dc.identifier.citationTSATSAKIS, Ana Carolina. Proposta de livro-card como facilitador do aprendizado de ferramentas de Design. 2019. 177 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28244-
dc.description.abstractThe comprehensiveness of the Design field has consistently grown since the emergence of the discipline and the role of the designer as an actor of change, innovation and development is reinforced by increasingly complex projects, which require contemplating social, environmental and technological aspects - among others –. In this context, we analyze the role of knowledge systematization and of project planning in both professional practice and the academy. The present work seeks to assist the process of learning and teaching Design, regarding the use of methods and tools that support the designer in this complex design process. In order to offer an accessible material for teaching in Portuguese, we intend to formulate a text that deeply and objectively addresses some of the tools used by designers. For the elaboration of this material we adopted a design methodology and used the design tools approached throughout each step. Bibliographic searches, case studies, participant observation, similar analysis, interviews, user journey maps, physical prototypes and visual maps were performed. The texts of six tools were written, the guidelines for the writing of the others were elaborated, as well as the layout for the book and the cards. The contributions of this research comes through the reinforcement to the relevance of design research, the use of processes and methods, the facilitation of their teaching for future designers and their use by established professionals, as well as the stimulation for tool research.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectMétodospt_BR
dc.subjectFerramentaspt_BR
dc.subjectPesquisa em designpt_BR
dc.subjectPráticapt_BR
dc.titleProposta de livro-card como facilitador do aprendizado de ferramentas de Designpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Nunes, Viviane dos Guimarães Alvim-
dc.contributor.advisor1LattesCV: http://lattes.cnpq.br/5937226037536217pt_BR
dc.contributor.referee1Maia, Sabrina-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0622285904114480pt_BR
dc.contributor.referee2Garcez, Letícia Vasconcelos Morais-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7301886455299153pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0037247056951465pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO campo do Design vem se abrangendo consistentemente desde o surgimento da disciplina e o papel do designer como ator de mudança, inovação e desenvolvimento se reforça com projetos cada vez mais complexos e com a necessidade de contemplar aspectos sociais, ambientais, tecnológicos – entre outros – na solução de problemas. Nesse contexto, avalia-se o papel da sistematização e do processo de projeto tanto na prática profissional quanto no ensino e aprendizagem. O presente trabalho almeja auxiliar no processo de aprendizagem e ensino do Design, no que tange à utilização de métodos e ferramentas que suportam o designer nesse complexo processo de projetar. Na busca por oferecer um material acessível para o ensino em português, temos o intuito de formular um texto que aborde de forma profunda e objetiva algumas ferramentas utilizadas por designers. Para a elaboração do material foi adotada metodologia própria ao design e ao longo de cada etapa utilizamos as ferramentas de projeto abordadas. Foram realizadas pesquisas bibliográficas, estudos de caso, observação participante, análise de similares, entrevista, mapas da jornada do usuário, protótipos físicos e mapas visuais. Foram redigidos os textos de seis ferramentas, e elaboradas as diretrizes para redação das demais, além do layout para o livro e as cartas resumo. Entende-se que as contribuições da presente pesquisa podem vir por meio do reforço à relevância da pesquisa em Design, da utilização de processos e métodos, e da facilitação do ensino dos mesmo para futuros designers e de sua utilização por profissionais já estabelecidos, além de estimular a pesquisa de ferramentas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseDesignpt_BR
dc.sizeorduration177pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIALpt_BR
dc.orcid.putcode67084038-
Appears in Collections:TCC - Design

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AgoraQueFaco.pdfLivro desenvolvido1.27 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open
Cards.pdfCards desenvolvidos330.86 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open
PropostaLivroCard.pdf11.37 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons