Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28244
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Tsatsakis, Ana Carolina | - |
dc.date.accessioned | 2020-01-09T14:58:22Z | - |
dc.date.available | 2020-01-09T14:58:22Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-11 | - |
dc.identifier.citation | TSATSAKIS, Ana Carolina. Proposta de livro-card como facilitador do aprendizado de ferramentas de Design. 2019. 177 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28244 | - |
dc.description.abstract | The comprehensiveness of the Design field has consistently grown since the emergence of the discipline and the role of the designer as an actor of change, innovation and development is reinforced by increasingly complex projects, which require contemplating social, environmental and technological aspects - among others –. In this context, we analyze the role of knowledge systematization and of project planning in both professional practice and the academy. The present work seeks to assist the process of learning and teaching Design, regarding the use of methods and tools that support the designer in this complex design process. In order to offer an accessible material for teaching in Portuguese, we intend to formulate a text that deeply and objectively addresses some of the tools used by designers. For the elaboration of this material we adopted a design methodology and used the design tools approached throughout each step. Bibliographic searches, case studies, participant observation, similar analysis, interviews, user journey maps, physical prototypes and visual maps were performed. The texts of six tools were written, the guidelines for the writing of the others were elaborated, as well as the layout for the book and the cards. The contributions of this research comes through the reinforcement to the relevance of design research, the use of processes and methods, the facilitation of their teaching for future designers and their use by established professionals, as well as the stimulation for tool research. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | Métodos | pt_BR |
dc.subject | Ferramentas | pt_BR |
dc.subject | Pesquisa em design | pt_BR |
dc.subject | Prática | pt_BR |
dc.title | Proposta de livro-card como facilitador do aprendizado de ferramentas de Design | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Nunes, Viviane dos Guimarães Alvim | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | CV: http://lattes.cnpq.br/5937226037536217 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Maia, Sabrina | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0622285904114480 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Garcez, Letícia Vasconcelos Morais | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7301886455299153 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0037247056951465 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | O campo do Design vem se abrangendo consistentemente desde o surgimento da disciplina e o papel do designer como ator de mudança, inovação e desenvolvimento se reforça com projetos cada vez mais complexos e com a necessidade de contemplar aspectos sociais, ambientais, tecnológicos – entre outros – na solução de problemas. Nesse contexto, avalia-se o papel da sistematização e do processo de projeto tanto na prática profissional quanto no ensino e aprendizagem. O presente trabalho almeja auxiliar no processo de aprendizagem e ensino do Design, no que tange à utilização de métodos e ferramentas que suportam o designer nesse complexo processo de projetar. Na busca por oferecer um material acessível para o ensino em português, temos o intuito de formular um texto que aborde de forma profunda e objetiva algumas ferramentas utilizadas por designers. Para a elaboração do material foi adotada metodologia própria ao design e ao longo de cada etapa utilizamos as ferramentas de projeto abordadas. Foram realizadas pesquisas bibliográficas, estudos de caso, observação participante, análise de similares, entrevista, mapas da jornada do usuário, protótipos físicos e mapas visuais. Foram redigidos os textos de seis ferramentas, e elaboradas as diretrizes para redação das demais, além do layout para o livro e as cartas resumo. Entende-se que as contribuições da presente pesquisa podem vir por meio do reforço à relevância da pesquisa em Design, da utilização de processos e métodos, e da facilitação do ensino dos mesmo para futuros designers e de sua utilização por profissionais já estabelecidos, além de estimular a pesquisa de ferramentas. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Design | pt_BR |
dc.sizeorduration | 177 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DESENHO INDUSTRIAL | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 67084038 | - |
Appears in Collections: | TCC - Design |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
AgoraQueFaco.pdf | Livro desenvolvido | 1.27 MB | Adobe PDF | View/Open |
Cards.pdf | Cards desenvolvidos | 330.86 kB | Adobe PDF | View/Open |
PropostaLivroCard.pdf | 11.37 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License