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dc.creatorAmaral, Larissa Ramos de-
dc.date.accessioned2020-01-08T15:35:28Z-
dc.date.available2020-01-08T15:35:28Z-
dc.date.issued2019-12-19-
dc.identifier.citationAMARAL, Larissa Ramos de. Comportamento de mástiques asfálticos a partir da adição de diferentes fíleres. 2019. 22 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28208-
dc.description.abstractThe condition of a floor interferes with the comfort and safety of users. With this in mind, transport engineers are looking for new knowledge to improve the weather structure of the pavement and the loads it receives to bring more durability to the pavement. Thus, materials such as asphalt mastic, which consists of a petroleum asphalt cement composition with the addition of filler, have been commonly studied in order to observe the effect of the filler on the properties of the binder. The mastic has water resistance, it is a component that acts in the bond between the asphalt mix aggregates and, consequently in the asphalt content and mixing performance. The filler is used as filler for the voids of the mixture, changing characteristics such as workability and elasticity. For this work was used, in the formulation of asphalt mastic, the CAP 30/45 and, as filler, the basalt powder and metakaolin. From physical tests, the specific characteristics of the mastic were compared with the addition of different percentages of basalt powder and metakaolin. Addition of filler to the mixture was found to make CAP 30/45 more rigid and consistent. However, it made the mixture less workable, made less ductile and, if metakaolin used as filler material, made the mixture more susceptible to temperature variation.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectMástique asfálticopt_BR
dc.subjectAsphalt masticpt_BR
dc.subjectCAP 30/45pt_BR
dc.subjectCAP 30/45pt_BR
dc.subjectFílerpt_BR
dc.subjectFellerpt_BR
dc.subjectPavimentaçãopt_BR
dc.subjectPavingpt_BR
dc.titleComportamento de mástiques asfálticos a partir da adição de diferentes fílerespt_BR
dc.title.alternativeBehavior of asphaltic mastics from adding different filerspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Alves, Lorayne Cristina da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2685736187149216pt_BR
dc.contributor.referee1Leandro, Rodrigo Pires-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2122841792563527pt_BR
dc.contributor.referee2Nardez, Nassau de Nogueira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8725636858938325pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoA condição de um pavimento interfere no conforto e na segurança dos usuários. Tendo isso em vista, os engenheiros de transportes buscam novos conhecimentos para melhorar a estrutura do pavimento frente às intempéries e as cargas por ele recebidas, de modo a trazer maior durabilidade ao pavimento. Assim, materiais como o mástique asfáltico, que consiste em uma composição de cimento asfáltico de petróleo com adição de fíler, vem sendo comumente estudado, de modo a se observar o efeito do fíler nas propriedades do ligante. O mástique possui resistência à água, ele é um componente que age na ligação entre os agregados da mistura asfáltica e, consequentemente no teor de asfalto e desempenho da mistura. O fíler é utilizado como material de enchimento dos vazios da mistura, alterando características como trabalhabilidade e elasticidade. Para este trabalho foi utilizado, na formulação do mástique asfáltico, o CAP 30/45 e, como fíler, o pó de basalto e o metacaulim. A partir de ensaios físicos, comparou-se as características específicas do mástique com adição de diferentes porcentagens de pó de basalto e de metacaulim. Notou-se que a adição de fíler na mistura fez com que o CAP 30/45 tornasse mais rígido e consistente. Contudo, fez com que a mistura tivesse menor trabalhabilidade, se tornasse menos dúctil e, se utilizado o metacaulim, como material de fíler, tornasse a mistura mais susceptível a variação de temperatura.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEngenharia Civilpt_BR
dc.sizeorduration22pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::INFRA-ESTRUTURA DE TRANSPORTESpt_BR
dc.orcid.putcode67000332-
Appears in Collections:TCC - Engenharia Civil

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