Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28177
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorRocha, Kaúla Daniela dos Santos-
dc.date.accessioned2020-01-07T13:36:43Z-
dc.date.available2020-01-07T13:36:43Z-
dc.date.issued2019-12-09-
dc.identifier.citationROCHA, Kaúla Daniela dos Santos. Re-Farm Minas: uma relação entre design de interiores, moda e sustentabilidade. 2019. 64 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Design) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28177-
dc.description.abstractThis work has as its main theme the presentation of an interior design project to set up a concept store for the Re-Farm project, from the carioca brand Farm. Re-Farm was created in 2016, when the company started to produce garments made from leftover raw material, as a result of the brand awareness about its environmental and social impact. The waste used came from clothes with minor defects, cut flaps and leftover trimming. In this context, therefore, we seek through the project presented, the creation of a space for collections with the Re-Farm seal. The goal is to give protagonism for this concept, in line with the client's identity, starting from the same premises of sustainability and upcycling. As a result, we have initially, as a starting point to this work, an investigation of the following themes: the origin and current state of the global environmental impact, specifically that caused by the fashion industry; the emergence of the conception and practical application of sustainable development; the reuse of materials in new ways, especially the creative reusing movement synthesized in the concept of upcycling. Following this search, there is a analysis of similars, with a presentation and description of fashion store design projects that use several key concepts related to this project. Finally, is presented the creation of a store called Re-Farm Minas: it brings a space that features elements of nature combined with creatively reused materials, marked by a strong feature of regionalization. Thus, it presents a warm and welcoming environment, marked by a dynamic and functional spatial organization.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectUpcyclingpt_BR
dc.subjectModa sustentávelpt_BR
dc.subjectSlow fashionpt_BR
dc.subjectLoja sustentávelpt_BR
dc.titleRe-Farm Minas: uma relação entre design de interiores, moda e sustentabilidadept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Machado Junior, Juscelino Humberto Cunha-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1408562356956615pt_BR
dc.contributor.referee1Ancelmo, Verônica-
dc.contributor.referee2Oliveira, Denise Afonso de-
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como tema principal a apresentação de um projeto de design de interiores para a montagem de uma concept store do projeto Re-Farm, da grife carioca Farm. O Re-Farm surgiu em 2016, quando a empresa começou a produzir peças feitas com sobras de matéria-prima, fruto de um processo de conscientização da marca sobre o seu impacto ambiental e social. Os resíduos aproveitados vinham de roupas com pequenos defeitos, retalhos de corte e sobras de aviamento. Nesse contexto, portanto, procura-se, através do projeto apresentado, a criação de um espaço próprio para as coleções com o selo Re-Farm. O objetivo é dar protagonismo a esse conceito, em consonância com a identidade do cliente, partindo das premissas da sustentabilidade e do upcycling. Em função disso, temos como ponto partida do trabalho, inicialmente, a investigação dos seguintes temas: a origem e o estado atual do impacto ambiental global e, especificamente, proveniente da indústria da moda; o surgimento da conceituação e a aplicação prática do desenvolvimento sustentável; o reaproveitamento de materiais em novas formas, especialmente, o movimento de reutilização criativa sintetizado no conceito de upcycling. Na sequência, é realizada uma detalhada análise de similares, com a apresentação e descrição dos projetos de design de lojas de moda que trabalham com vários dos conceitos-chave abordada nesse projeto. Por fim, propõe-se a criação da loja denominada Re-Farm Minas: um espaço que apresenta elementos da natureza aliados a materiais reutilizados criativamente, marcado por uma forte característica de regionalização. Apresenta-se, assim, um ambiente aconchegante e acolhedor, marcado por uma organização espacial dinâmica e funcional.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseDesignpt_BR
dc.sizeorduration64pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROS::DESENHO DE PROJETOSpt_BR
Appears in Collections:TCC - Design

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Re-FarmMinas.pdf15.45 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.