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dc.creatorCardim, Jonathan Cerqueira Lima-
dc.date.accessioned2020-01-06T13:28:15Z-
dc.date.available2020-01-06T13:28:15Z-
dc.date.issued2019-12-13-
dc.identifier.citationCARDIM, Jonathan Cerqueira Lima. Dimensionamento de viga de rolamento de ponte rolante em concreto protendido. 2019. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28139-
dc.description.abstractThis paper intends to present the definition, characteristics, modes of use and, mainly, the design of one of the elements present in the crane, the overhead crane (which supports the rolling path), which will be calculated in prestressed concrete. Those equipments are used to transport loads within a predetermined physical space. It has the name of "overhead crane" because it consists basically of a main beam supported at each end by rolling supports that move on two raised and parallel rails, the approximate length of the beam apart (PASSOS, 2011). Prestressed Concrete emerged as an evolution of Reinforced Concrete, with the basic idea of applying prior compression stresses in the region of the cross section of the part, which will be tensiled later by the action of external loading applied to the structure. In this way, the final tensile stresses are decreased by the pre-applied compression stresses (prestressing). As a result, the geometric characteristics of the cross section, loads, prestressing forces applied over the life of the part, the amount of active and passive reinforcement were calculated and presented, so that it has structural safety in all its extension. Finally, it concludes with a consideration of the use of existing mechanisms to optimize the performance of structures and with suggestions for future papers.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectPontes rolantespt_BR
dc.subjectConcreto protendidopt_BR
dc.subjectVigapt_BR
dc.titleDimensionamento de viga de rolamento de ponte rolante em concreto protendidopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Ciloni, Arquimedes Diógenes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0990211823601341pt_BR
dc.contributor.referee1Santos, Antônio Carlos dos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1482358348610366pt_BR
dc.contributor.referee2Vieira, Gregório Sandro-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3178154173211778pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4717424643490416pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO trabalho pretende apresentar a definição, características, modos de utilização e, principalmente, o dimensionamento de um dos elementos presentes na ponte rolante, a viga de rolamento (que suporta o caminho de rolamento), que será calculada em concreto protendido. As Pontes rolantes são equipamentos usados para transportar cargas dentro de um espaço físico pré-determinado. Tem o nome de "ponte rolante" por ser constituída basicamente de uma viga principal apoiada em cada extremidade por apoios rolantes que se deslocam sobre dois trilhos elevados e paralelos, afastados um do outro o comprimento aproximado da viga. O Concreto Protendido surgiu como uma evolução do Concreto Armado, com a ideia básica de aplicar tensões prévias de compressão, na região da seção transversal da peça, que será tracionada posteriormente pela ação do carregamento externo aplicado na estrutura. Desse modo, as tensões de tração finais são diminuídas pelas tensões de compressão pré-aplicadas na peça (protensão). Como resultado, foram encontradas e apresentadas as características geométricas da seção transversal, carregamentos, forças de protensão aplicadas ao longo da vida útil da peça, quantidade de armaduras ativas e passivas, de forma que a mesma apresente segurança estrutural em toda sua extensão. Por fim, conclui-se com uma consideração do uso dos mecanismos existentes para otimização do desempenho das estruturas e com sugestões para trabalhos futuros.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEngenharia Civilpt_BR
dc.sizeorduration72pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::ESTRUTURAS::ESTRUTURAS DE CONCRETOpt_BR
dc.orcid.putcode66877024-
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