Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28091Registro completo de metadatos
| Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
|---|---|---|
| dc.contributor.author | Batista, Cássia Magaly | - |
| dc.creator | Batista, Cássia Magaly | - |
| dc.date.accessioned | 2020-01-02T12:11:52Z | - |
| dc.date.available | 2020-01-02T12:11:52Z | - |
| dc.date.issued | 2019-06-25 | - |
| dc.identifier.citation | BATISTA, Cássia Magaly. A reinvenção da marmelada: diferentes gerações no Circo do Povo em Uberaba MG. 2019.104 f. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di. | pt_BR |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28091 | - |
| dc.description.abstract | This work documents and reflects some of the history behind the reinvention of the circus, by means of interviews, memories, gathering of printed news articles, and specific bibliography about Circo do Povo, from Uberaba, MG, itinerant cultural equipment inaugurated in 1983, still working to this day. According to the author’s memory – that entails the scenery of the circustheater’s influence on the imagination of a child living in a small town on the rural side of the triângulo mineiro (Campo Florido), during the late 60’s and early 70’s, and a transformation analysis that the circus experienced after the 70’s, taking the city of Uberaba MG as a base, a study of reflection over the means of artistic expression, teaching and learning of circus art is done. As focus of this research a trajectory analysis is done on the three town artists, that act or acted in Circo do Povo, and which trailed different paths to reach their expertise, amplifying this analysis by comparing what would happen, and happens, on the national field, in this same period. Keywords: Circo do Povo. Social Circus. Circus in Uberaba. Clowns. Circus Art | pt_BR |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
| dc.subject | Circo do Povo | pt_BR |
| dc.subject | Circo Social | pt_BR |
| dc.subject | Circo em Uberaba | pt_BR |
| dc.subject | Palhaços | pt_BR |
| dc.subject | Artes Circenses | pt_BR |
| dc.subject | Social Circus | pt_BR |
| dc.subject | Circus in Uberaba | pt_BR |
| dc.subject | Clowns | pt_BR |
| dc.subject | Circus Art | pt_BR |
| dc.title | A reinvenção da marmelada: diferentes gerações no Circo do Povo em Uberaba MG | pt_BR |
| dc.title.alternative | The reinvention of marmelada: different generations at the Circo do Povo in Uberaba MG | pt_BR |
| dc.type | Dissertação | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Pimenta, Daniele | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8680041834212692 | pt_BR |
| dc.contributor.referee1 | Leite, Vilma Campos | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1413593325398183 | pt_BR |
| dc.contributor.referee2 | Santos, Ivanildo Lubarino Piccoli dos | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3371038837189854 | pt_BR |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5265465344029559 | pt_BR |
| dc.description.degreename | Dissertação (Mestrado) | pt_BR |
| dc.description.resumo | Este trabalho documenta e reflete sobre parte da história de reinvenção do Circo, por meio de entrevistas, memórias, levantamento de reportagens da mídia impressa, e de bibliografia específica sobre o Circo do Povo, de Uberaba, MG, equipamento cultural itinerante inaugurado em 1983, e que ainda está em funcionamento. Partindo da memória da autora - que traça um panorama sobre a influência do Circo-Teatro no imaginário de uma criança moradora de uma pequena cidade do interior do triângulo mineiro (Campo Florido), no final dos anos 1960 e início da década de 1970, e da análise das transformações por que passou o Circo a partir dos anos 1970, tomando como base a cidade de Uberaba MG, é feito um trabalho de reflexão sobre as formas de expressão artística, ensino e aprendizagem da Arte Circense no período. Como recorte de pesquisa, é feita a análise da trajetória de três artistas da cidade, que atuaram ou atuam no Circo do Povo, e que percorreram diferentes caminhos até a profissionalização, ampliando essa análise ao comparar o que ocorria, e ocorre, no âmbito nacional, neste mesmo período. Palavras-chave: Circo do Povo. Circo Social. Circo em Uberaba. Palhaços. Artes Circenses | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas | pt_BR |
| dc.sizeorduration | 104 | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
| dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.2122 | pt_BR |
| dc.crossref.doibatchid | 4a334cdd-5663-417f-93b6-6f19b8000406 | - |
| Aparece en las colecciones: | DISSERTAÇÃO - Artes Cênicas | |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| ReinvencaoMarmeladaDiferentes.pdfa.pdf | 3.76 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.
