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dc.creatorGonçalves, George Bandeira de Lavôr-
dc.date.accessioned2019-12-30T16:06:35Z-
dc.date.available2019-12-30T16:06:35Z-
dc.date.issued2019-12-18-
dc.identifier.citationGONÇALVES, George Bandeira de Lavôr. Labor Robota fabricando servos de cerâmica. 2019. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28078-
dc.description.abstractIn this paper I discuss the relationship of the robot as more than a machine, as a metaphor of the human exploited by work. To explore this theme I produced three series of robots made of ceramics, and exposed them in a setting that denotes a store. References to this work appear in the literature, first of all the word robot that was coined in the play The Robot Factory by Karel Tchápek. The use of ceramics comes from the Golem reference, an imaginary being produced from clay, which is present in Jewish folklore. In addition to this reference, I mention Isaac Asimov's science fiction. Using these literary bases, I relate some of the robot characters to the robots I produced. In the beginning I used red clay and in development I started to use the mixture of white and black clays which resulted in an appearance that resembles the metal. The art present in the production of these robots leads to a reflection on human work, its sometimes reduction to mechanized gesture and the use of artificial systems that seek to replace the human being in this work.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectCerâmicapt_BR
dc.subjectCeramicspt_BR
dc.subjectRobôpt_BR
dc.subjectRobotpt_BR
dc.subjectLiteraturapt_BR
dc.subjectLiteraturept_BR
dc.titleLabor Robota fabricando servos de cerâmicapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Machado, Fábio Purper-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2783105021952953pt_BR
dc.contributor.referee1Borges, Clarissa Monteiro-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5819729569748981pt_BR
dc.contributor.referee2Rodrigues, Maria Regina-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8089325619947496pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2597755002096197pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoNeste trabalho discuto sobre a relação do robô como mais que uma máquina, como uma metáfora do humano explorado pelo trabalho. Para explorar esse tema produzi três séries de robôs feitos de cerâmica, e os expus em uma configuração que denota uma loja. As referências para esse trabalhos surgem na literatura, em primeiro lugar a palavra robô que foi cunhada na peça A fábrica de Robôs de Karel Tchápek. O uso da cerâmica vem da referência do Golem, um ser imaginário, produzido do barro, que está presente no folclore judaico. Além dessa referência, faço menção à ficção científica de Isaac Asimov. Usando essas bases literárias, relaciono alguns dos personagens robôs com os robôs que produzi. No início utilizei argila vermelha e, no desenvolvimento passei a utilizar a mistura de argilas branca e preta que resultou em uma aparência que se assemelha ao metal. A arte presente na produção destes robôs leva a uma reflexão sobre o trabalho humano, sua, por vezes, redução ao gesto mecanizado e o uso de sistema artificiais que procuram substituir o ser humano nesse trabalho.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseArtes Visuaispt_BR
dc.sizeorduration32pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
dc.orcid.putcode66641657-
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