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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28059
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Silva, Keila Machado da | - |
dc.date.accessioned | 2019-12-27T16:53:07Z | - |
dc.date.available | 2019-12-27T16:53:07Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-17 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Keila Machado da. O pão que o artista amassou: happenings e fermentações entre arte e vida. 2019. 49 f. Trarbalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Visuais) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/28059 | - |
dc.description.abstract | The present work intends to report the artist / aesthetic object / society, starting from the alterity as a way to reach the subjectivity. For this purpose, between 2017 and 2018, I make a sequence of happenings named O pão que o Artista Amassou (The Bread that the Artist Kneaded), from which I explore my ways and conditions as an artist, which is presented in daily life, in the ordinary, in my experiences and aspirations. With this, I present how my father's yearnings permeate my existence and how I perpetuate these affections in my knowledge construction. In my creation process I make a dough, bake and package it. Then, dressed as a baker, I talk to the passers-by from different spaces and give them the package. Through the questions 'What bread offers - and feeds - the artist?', 'Is bread and the subject that produces it a fiction or invention of possible worlds?', I dialogue with the authors Bourriaud, Rancière, Versiani, Deleuze and Guattari, with the collective Fillet of Fish and artists like Paul Bruscky, Claire Bishop, Wolney Fernandes de Oliveira and Ricardo Basbaum to weave routes this action through what we are commonplace to shake our obvious truths and work in the real cracks in your possibilities. Thus, I reflect on my own social, historical and identity insertion. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | UFU - Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | Autoetnografia | pt_BR |
dc.subject | Arte relacional | pt_BR |
dc.subject | Happening | pt_BR |
dc.subject | Alimento | pt_BR |
dc.title | O pão que o artista amassou: Happenings e fermentações entre arte e vida | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Vaz, Tamiris | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4413618P6 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Arslan, Luciana Mourão | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4735617P2 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Estevinho, Lúcia de Fátima Dinelli | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4713374D4 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho pretende relatar as relações artista/objeto estético/sociedade, partindo da alteridade como meio de atingir a subjetividade. Para tanto realizo, entre 2017 e 2018, uma sequência de happenings nomeados O Pão que o Artista Amassou, a partir dos quais exploro meus caminhos e condições enquanto artista, o que se apresenta do cotidiano, do comum, de minhas vivências e aspirações. Apresento, com isso, como os anseios de meu pai perpassam minha existência e como eu perpasso esses afetos em minha construção de conhecimento. Em meu processo de criação faço uma massa de pão, asso e o empacoto. Depois, vestida de padeira, dialogo com transeuntes de diferentes espaços, oferecendo-llhes o pacote. Através dos questionamentos 'Que pão oferece – e alimenta – o artista?’, 'Seria o pão e o sujeito que o produz uma ficção ou uma invenção de mundos possíveis?’, dialogo com os autores Bourriaud, Bishop, Rancière, Versiani, Deleuze e Guattari, com o coletivo Filé de Peixe e artistas como Paulo Bruscky e Ricardo Basbaum para tecer os percursos dessa ação que atravessa o que nos é corriqueiro para sacudir nossas verdades óbvias e trabalhar nas fissuras do real, em suas possibilidades. Reflito assim sobre minha própria inserção social, histórica e identitária. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Artes Visuais | pt_BR |
dc.sizeorduration | 49 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES | pt_BR |
Appears in Collections: | TCC - Artes Visuais |
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