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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27965
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Moura, Edja Iandeyara Freitas | - |
dc.date.accessioned | 2019-12-23T13:29:32Z | - |
dc.date.available | 2019-12-23T13:29:32Z | - |
dc.date.issued | 2019-08-29 | - |
dc.identifier.citation | MOURA, Edja Iandeyara Freitas. Avaliação do desgaste do Par Casing-Hardbanding a partir de ensaios em escala reduzida. 2019. 153 p. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal de Uberlândia,Uberlândia, 2019. DOI http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.64 | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27965 | - |
dc.description.abstract | In the drilling oil wells, the drill string tool joints (TJ) slides against the casing. In order to avoid excessive wear on the tool joints, anti-wear alloys called hardbandings (HB) are deposited on them. HBs are manufactured to exhibit high wear resistance aiming to protect the TJ. However, the TJ high wear resistance may lead to excessive wear on the inner casing well, causing loss of structural well reliability. To find a HB that shows both proper drill string protection against wear and low casing wear is therefore a challenge for the oil industry. In this work, the performance of five different used as HBs alloys was studied using a small-scale test simulating some of the conditions observed in the field. The wear behaviors in casing and in the HBs materials were considered, correlating the results with the different microstructures and the behavior of the wear rates obtained in the experimental tests. The results showed that HB alloys contained primary carbides, homogeneously distributed on their surface, had the lowest wear rates in both HB and casing. This is because the presence of the hard phases allowed a more uniform distribution of nominal contact pressure, without the formation of preferential abrasive flow channels, reducing abrasive wear. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Casing Wear | pt_BR |
dc.subject | Hardbanding | pt_BR |
dc.subject | Desgaste | pt_BR |
dc.subject | Ensaios em escala reduzida | pt_BR |
dc.subject | Wear | pt_BR |
dc.subject | Small-scale test | pt_BR |
dc.subject | Engenharia mecânica | pt_BR |
dc.subject | Desgaste mecânico | pt_BR |
dc.subject | Processos de fabricação | pt_BR |
dc.subject | Materiais - ensaios | pt_BR |
dc.subject | Ligas | pt_BR |
dc.title | Avaliação do desgaste do Par Casing-Hardbanding a partir de ensaios em escala reduzida | pt_BR |
dc.title.alternative | Evaluation of casing-hardbanding wear using small-scale tests | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Franco, Sinésio Domingues | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6962236459954318 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Plácido, João Carlos Ribeiro | - |
dc.contributor.referee2 | Vilarinho, Louriel Oliveira | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7942926433561191 | pt_BR |
dc.description.degreename | Dissertação (Mestrado) | pt_BR |
dc.description.resumo | Na perfuração de poços de petróleo ocorre o contato deslizante entre as conexões (tool joint – TJ) da coluna de perfuração e o revestimento interno do poço (casing). A fim de evitar o desgaste excessivo nas conexões, são depositadas, sobre estes, ligas antidesgaste denominadas de hardbandings (HBs). Os HBs são fabricados para apresentar uma elevada resistência ao desgaste, tendo em vista a proteção do TJ. Contudo, a elevada resistência ao desgaste pode levar ao desgaste excessivo na parede interna do revestimento, causando perda de confiabilidade estrutural do poço. Encontrar um HB que concilie adequada proteção da coluna de perfuração e baixo desgaste do revestimento, portanto, é um desafio da indústria do petróleo. Neste trabalho, o desempenho de cinco ligas usadas em HBs foi estudado utilizando um ensaio em escala reduzida, simulando algumas das condições observadas em campo. Foram observados os comportamentos do desgaste no revestimento e nos HBs, correlacionando os resultados com as diferentes microestruturas e com o comportamento das taxas de desgaste obtidas nos ensaios experimentais. Os resultados obtidos mostraram que ligas de HB que continham carbonetos primários, distribuídos uniformemente sobre sua superfície, apresentaram as menores taxas de desgaste, tanto no HB, quanto no revestimento. Isso porque a presença das fases duras possibilitou uma distribuição mais uniforme da pressão nominal no contato, sem a formação de canais preferenciais de escoamento dos grãos abrasivos, diminuindo o desgaste abrasivo. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.sizeorduration | 153 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICA::PROCESSOS DE FABRICACAO | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.14393/ufu.di.2019.64 | pt_BR |
dc.crossref.doibatchid | 77a63042-df18-430e-be7d-8a1cc927bc41 | - |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Engenharia Mecânica |
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