Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27904
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorOliveira, Patrícia Ferreira de-
dc.date.accessioned2019-12-19T23:56:47Z-
dc.date.available2019-12-19T23:56:47Z-
dc.date.issued2019-12-11-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Patrícia Ferreira de. Educação ambiental nos cursos de graduação em Engenharia Ambiental: ocorrência e formas de abordagem. 2019. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27904-
dc.description.abstractEnvironmental education is fundamental to deal with current society's problems, since environmental disasters are occurring more frequently. According to Brazilian law, environmental education must be included in all levels of education from formal education, including higher education. Universities have the role to produce knowledge according to the needs of society through the articulation between teaching, research and extension. It is recommended that there be emphasis on research on the topic. The objective of this research was to evaluate the occurrence and the ways of approach of EE in the Environmental Engineering courses in Brazil. Therefore, we chose to develop a documentary research and, through it, we realize that the EE is present in 66.67% of the sample we consider. The predominant form of occurrence was the optional discipline, which makes us hopeful that the NDE, if applicable, can recommend its obligation. This is the case of UFU's Environmental Engineering course. Only four courses have obligatory subjects, and it concerned us, once this is the only way to ensure the access of students to EE content. Research and extension projects were little representative and should be more present in the PPCs of the courses.pt_BR
dc.description.sponsorshipCEMIG - Companhia Energética de Minas Geraispt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/*
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectEnvironmental educationpt_BR
dc.subjectEngenharia ambientalpt_BR
dc.subjectEnvironmental engineeringpt_BR
dc.subjectProjeto pedagógico dos cursospt_BR
dc.subjectPedagogical course projectpt_BR
dc.titleEducação ambiental nos cursos de graduação em Engenharia Ambiental: ocorrência e formas de abordagempt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Tavares Júnior, Melchior José-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9852264647189506pt_BR
dc.contributor.referee1Rodrigues, Mariana Augusta Ramos da Silva-
dc.contributor.referee2Oliveira, Bruna Fernanda Faria-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7547563576663024pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoA Educação Ambiental é fundamental para lidar com os atuais problemas da sociedade, visto que desastres ambientais estão ocorrendo com maior frequência. De acordo com a legislação brasileira, a educação ambiental deve ser inserida em todos os níveis de ensino da educação formal, isso inclui o ensino superior. As universidades possuem o papel de produzir conhecimentos em acordo com as necessidades da sociedade, através da articulação entre ensino, pesquisa e extensão. O objetivo desta pesquisa foi avaliar a ocorrência e as formas de abordagem da Educação Ambiental nos cursos de Engenharia Ambiental do Brasil. Para tanto, optamos por desenvolver uma pesquisa documental, analisando os Projetos Pedagógicos dos Cursos de uma amostra de cursos construída a partir de rankings tradicionais de avaliação no Brasil, incluindo o governamental. Percebemos que a Educação Ambiental está presente em 66,67% da amostra que consideramos. Apenas quatro cursos possuem disciplinas obrigatórias, o que nos preocupa, visto ser essa a única forma de garantir o acesso dos alunos ao conteúdo da Educação Ambiental. Projetos de pesquisa e de extensão foram poucos representativos e deveriam estar mais presentes nos projetos dos cursos. A forma predominante de ocorrência foi a disciplina optativa, o que nos deixa esperançosos de que o Núcleo Docente Estruturante dos cursos, se for o caso, possa recomendar sua obrigatoriedade por ocasião da reformulação curricular.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseEngenharia Ambientalpt_BR
dc.sizeorduration30pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIASpt_BR
dc.orcid.putcode66329267-
Appears in Collections:TCC - Engenharia Ambiental e Sanitária

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EducaçãoAmbientalNos.pdf495.78 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons