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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27904
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Oliveira, Patrícia Ferreira de | - |
dc.date.accessioned | 2019-12-19T23:56:47Z | - |
dc.date.available | 2019-12-19T23:56:47Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-11 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Patrícia Ferreira de. Educação ambiental nos cursos de graduação em Engenharia Ambiental: ocorrência e formas de abordagem. 2019. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27904 | - |
dc.description.abstract | Environmental education is fundamental to deal with current society's problems, since environmental disasters are occurring more frequently. According to Brazilian law, environmental education must be included in all levels of education from formal education, including higher education. Universities have the role to produce knowledge according to the needs of society through the articulation between teaching, research and extension. It is recommended that there be emphasis on research on the topic. The objective of this research was to evaluate the occurrence and the ways of approach of EE in the Environmental Engineering courses in Brazil. Therefore, we chose to develop a documentary research and, through it, we realize that the EE is present in 66.67% of the sample we consider. The predominant form of occurrence was the optional discipline, which makes us hopeful that the NDE, if applicable, can recommend its obligation. This is the case of UFU's Environmental Engineering course. Only four courses have obligatory subjects, and it concerned us, once this is the only way to ensure the access of students to EE content. Research and extension projects were little representative and should be more present in the PPCs of the courses. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CEMIG - Companhia Energética de Minas Gerais | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/us/ | * |
dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject | Environmental education | pt_BR |
dc.subject | Engenharia ambiental | pt_BR |
dc.subject | Environmental engineering | pt_BR |
dc.subject | Projeto pedagógico dos cursos | pt_BR |
dc.subject | Pedagogical course project | pt_BR |
dc.title | Educação ambiental nos cursos de graduação em Engenharia Ambiental: ocorrência e formas de abordagem | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Tavares Júnior, Melchior José | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9852264647189506 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Rodrigues, Mariana Augusta Ramos da Silva | - |
dc.contributor.referee2 | Oliveira, Bruna Fernanda Faria | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7547563576663024 | pt_BR |
dc.description.degreename | Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) | pt_BR |
dc.description.resumo | A Educação Ambiental é fundamental para lidar com os atuais problemas da sociedade, visto que desastres ambientais estão ocorrendo com maior frequência. De acordo com a legislação brasileira, a educação ambiental deve ser inserida em todos os níveis de ensino da educação formal, isso inclui o ensino superior. As universidades possuem o papel de produzir conhecimentos em acordo com as necessidades da sociedade, através da articulação entre ensino, pesquisa e extensão. O objetivo desta pesquisa foi avaliar a ocorrência e as formas de abordagem da Educação Ambiental nos cursos de Engenharia Ambiental do Brasil. Para tanto, optamos por desenvolver uma pesquisa documental, analisando os Projetos Pedagógicos dos Cursos de uma amostra de cursos construída a partir de rankings tradicionais de avaliação no Brasil, incluindo o governamental. Percebemos que a Educação Ambiental está presente em 66,67% da amostra que consideramos. Apenas quatro cursos possuem disciplinas obrigatórias, o que nos preocupa, visto ser essa a única forma de garantir o acesso dos alunos ao conteúdo da Educação Ambiental. Projetos de pesquisa e de extensão foram poucos representativos e deveriam estar mais presentes nos projetos dos cursos. A forma predominante de ocorrência foi a disciplina optativa, o que nos deixa esperançosos de que o Núcleo Docente Estruturante dos cursos, se for o caso, possa recomendar sua obrigatoriedade por ocasião da reformulação curricular. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.course | Engenharia Ambiental | pt_BR |
dc.sizeorduration | 30 | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS | pt_BR |
dc.orcid.putcode | 66329267 | - |
Appears in Collections: | TCC - Engenharia Ambiental e Sanitária |
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