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dc.creatorFelipe, Thalys-
dc.date.accessioned2019-12-18T17:58:14Z-
dc.date.available2019-12-18T17:58:14Z-
dc.date.issued2019-12-06-
dc.identifier.citationFELIPE, Thalys. A relação professor-aluno e o rendimento escolar de estudantes do segundo ano do Ensino Médio de escola pública de Uberlândia. 2019. 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27806-
dc.description.abstractThe present work consisted in investigating the existence of a connection between the teacher-student relationship and the students' school performance in a public school in the city of Uberlândia, in 2019. In three classes of the second year of high school, we verified the opinions students about their relationship with teachers and how teachers behave in the classroom. To collect the research data, a questionnaire was designed for students, based on the contemplation of the aspects of good teacher and student relationship presented by Morales (2001). Students' bimonthly grades were also analyzed to compare questionnaire responses and student grades. The results of this analysis indicated that although there was no full correspondence between the scores given by students to the best-performing teachers and the highest-rated classes, the fact that the students' worst grades were attributed to the worst-performing students. Teachers demonstrate that a good relationship interferes both positively and negatively with student achievement. The survey also pointed out that lower student grades are directly linked to the subjects for which students have shown lower interest. Finally, we conclude that the teacher should seek to maintain a positive relationship with students, so that they may have higher grades, which may reflect the construction of knowledge by students, although it is known that this relationship between grades and meaningful learning is not a rule.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/*
dc.subjectInteresse dos alunospt_BR
dc.subjectStudent interestpt_BR
dc.subjectNotapt_BR
dc.subjectGradept_BR
dc.subjectSala de aulapt_BR
dc.subjectClassroompt_BR
dc.titleA relação professor-aluno e o rendimento escolar de estudantes do segundo ano do Ensino Médio de escola pública de Uberlândiapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor-co1Guimarães, Barbara Matos da Cunha-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1657919396455129pt_BR
dc.contributor.advisor1Nogueira-Ferreira, Fernanda Helena-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7038405025309060pt_BR
dc.contributor.referee1Almeida, Ariádine Cristine de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9104947767194284pt_BR
dc.contributor.referee2Bartelli, Bruno Ferreira-
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho consistiu em investigar a existência de conexão entre a relação professor-aluno e o desempenho escolar dos estudantes, em uma escola da rede pública na cidade de Uberlândia, em 2019. Em três turmas do 2º ano do Ensino Médio, verificamos as opiniões dos alunos a respeito de sua relação com os docentes e como os professores comportam em sala de aula. Para levantarmos os dados da pesquisa, foi elaborado um questionário direcionado aos estudantes, baseado na contemplação dos aspectos da boa relação docente/discente apresentados por Morales (2001). As notas bimestrais dos estudantes também foram analisadas, com o intuito de comparar as respostas do questionário e as notas dos estudantes. Os resultados desta análise indicaram que, apesar de não haver uma correspondência total entre os a pontuação atribuída pelos alunos aos professores com as melhores relações e as turmas com maiores notas, o fato de as piores notas dos alunos terem sido atribuídas às piores relações com os professores demonstra que uma boa relação interfere tanto de forma positiva, quanto negativa no rendimento escolar dos estudantes. A pesquisa apontou também que as menores notas dos alunos estão diretamente vinculadas às disciplinas pelas quais os estudantes demonstraram menor interesse. Por fim, concluímos que o professor deve buscar manter uma relação positiva com os alunos, para que os mesmos possam apresentar notas mais altas, que podem refletir a construção do conhecimento pelos estudantes, embora é sabido que essa relação entre notas e aprendizagem significativa não é uma regra.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseCiências Biológicaspt_BR
dc.sizeorduration20pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Appears in Collections:TCC - Ciências Biológicas (Uberlândia)

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