Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27803
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCarneiro, Camila Christina Sales-
dc.date.accessioned2019-12-18T17:42:10Z-
dc.date.available2019-12-18T17:42:10Z-
dc.date.issued2019-12-10-
dc.identifier.citationCARNEIRO, Camila Christina Sales. Informação jornalística no Twitter: o estudo de caso da Burning Sun. 2019. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/27803-
dc.description.abstractThis research aims to understand how Twitter informs a brazilian audience of a specific niche about international journalistic news, intending to comprehend how the social media users participates on informing and disseminating news in which the too segmented topics don't receive a deep coverage on brazilian traditional journalistic newspapers. To do that, it was done a case study of the night-club Burning Sun scandal, from South Korea, using the method of Content Analysis on news published in traditional brazilian newspapers and on tweets. The research uses theories about participatory culture, niche culture and the modern business patterns for journalism, focusing on social media influences. The research concluded that the Twitter users takes on diverse independent roles as editors, curators, commentarists and disseminators, reshaping themselves in a way that gives them more protagonism in the act of informing, mostly when there's lack of coverage in tradicional newspapers. Therefore, the users' role resembles types of non-traditional journalism such as citizen journalism, open-source journalism, collaborative journalism and participatory journalism.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInformação via Twitterpt_BR
dc.subjectInformation via Twitterpt_BR
dc.subjectCultura de nichopt_BR
dc.subjectNiche culturept_BR
dc.subjectParticipaçãopt_BR
dc.subjectParticipatory culturept_BR
dc.titleInformação jornalística no Twitter: o estudo de caso da Burning Sun.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.contributor.advisor1Santos, Adriana Cristina Omena dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1515433725914811pt_BR
dc.contributor.referee1Dorne, Vinícius Durval-
dc.contributor.referee2Pereira, Reinaldo Maximiano-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9633244200884281pt_BR
dc.description.degreenameTrabalho de Conclusão de Curso (Graduação)pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como intuito entender como a mídia social Twitter informa o público brasileiro de nicho segmentado sobre pautas jornalísticas internacionais, buscando compreender como os usuários da mídia social participam na informação e disseminação de notícias de tópicos que, por serem muito especializados, não recebem cobertura aprofundada de veículos jornalísticos tradicionais. Para isso, foi realizado um estudo de caso do escândalo midiático da boate Burning Sun, da Coreia do Sul, utilizado também o método de análise de conteúdo em notícias jornalísticas de veículos tradicionais brasileiros e em tweets. Como aporte teórico, o trabalho utiliza autores das teorias de cultura de participação, de nichos e do campo dos novos modelos de negócios, com foco nas influências das mídias sociais. A partir disso, conclui-se que o usuário do Twitter assume diversos papeis independentes, como de editor, curador, pauteiro, comentarista e disseminador, se remodelando a ter maior protagonismo no ato de informar, principalmente quando há menor cobertura em veículos tradicionais. Assim, o papel do usuário se aproxima a tipos de jornalismo não tradicionais, como o jornalismo cidadão, jornalismo open-source, jornalismo colaborativo e jornalismo participativo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.courseJornalismopt_BR
dc.sizeorduration63pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
Appears in Collections:TCC - Jornalismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
InformaçãoJornalísticaTwitter.pdf9.2 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.